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Análise técnica de Giorgio Piola

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Como parte de uma grande atualização para o GP da Áustria, a Mercedes introduziu mudanças em sua carenagem para ajudar a proteger a borda externa dos espelhos retrovisores do W09.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09

Photo by: Steve Etherington / LAT Images

O uso desses meios causou alguma controvérsia, porque a Ferrari foi obrigada a remover suportes extras que foram instalados em seus espelhos no halo no GP da Espanha porque a FIA suspeitou que a peça oferecia vantagem aerodinâmica.

Como pode ser visto na imagem abaixo, que compara o Mercedes da Áustria com a sua versão anterior, o apoio não era necessário antes.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09

Photo by: LAT Images

Os suportes apareceram repentinamente, o que fez com que todos os rivais suspeitassem que essas placas não fossem necessárias por razões estruturais, mas que seu principal objetivo era direcionar melhor o fluxo de ar para melhorar o desempenho aerodinâmico.

O diretor de corridas da F1, Charlie Whiting, foi informado das preocupações no Red Bull Ring, mas ficou satisfeito e deixou claro que a Mercedes não fez nada de errado.

"Estamos felizes com eles porque cumprem precisamente com a diretiva técnica que foi enviada. A peça adicional está debaixo do espelho, então eu não vejo nenhum problema ali. Se você olhar para a Force India e Red Bull, eles têm algo similar."

A referência de Whiting à diretiva técnica se refere a uma nota que Nikolas Tombazis, da FIA, enviou às equipes após o GP da Espanha para esclarecer a posição da organização internacional sobre o que é e o que não é permitido fazer.

Nele, Tombazis disse: "Apesar de aceitar que as equipes desenharam legitimamente os retrovisores, carcaças e suportes para minimizar qualquer efeito aerodinâmico negativo que podem causar, acreditamos que qualquer benefício aerodinâmico deve ser anedótica ou, pelo menos, mínimo."

Enquanto a presença de um benefício “anedótico” está aberta para interpretação, é importante notar que Tombazis deixou claro que qualquer suporte deve ser "montado na superfície abaixo e/ou no interior da carcaça do espelho".

Isso é exatamente o que a Mercedes e algumas equipes fizeram, como mostra a imagem do Red Bull abaixo.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14

Photo by: Zak Mauger / LAT Images

Abaixo, a imagem da Force India também mostra como os suportes estão dentro e abaixo dos espelhos.

Sergio Perez, Force India VJM11
Sergio Perez, Force India VJM11

Photo by: Jerry Andre / Sutton Images

Reportagem adicional de Adam Cooper

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