FIA vai inspecionar novo dispositivo de câmera da Ferrari
A FIA planeja inspecionar o mais recente dispositivo de câmera da Ferrari em uma tentativa de verificar se ele não foi projetado de forma a bloquear a visão onboard da TV
A Ferrari causou constantes intrigas entre fãs e equipes rivais por ter usado uma bolsa de refrigeração para tentar encobrir sua câmera onboard.
Enquanto a equipe alegou que estava sendo colocada em cima da câmera para resfriar a eletrônica, a suspeita era que ela estava sendo usada para bloquear a lente da câmera onboard e impedir que as equipes rivais pudessem assistir às configurações do volante da equipe de Maranello.
Antes do GP da Itália, a FIA disse à Ferrari para parar de usar a bolsa da câmera imediatamente. Em resposta, a Ferrari usou guarda-chuvas na grade para esconder o volante.
Em Singapura, no último final de semana, a Ferrari levantou algumas sobrancelhas com um novo dispositivo de resfriamento do airbox que foi projetado de tal forma que os dutos que saíam do lado dele bloquearam a câmera do cockpit.
O diretor de corridas da F1, Charlie Whiting, disse que olhou para o novo sistema quando estava fora do carro e não viu nenhum problema - mas que faria outra checagem quando estivesse instalado para ver se ele bloqueava qualquer visão.
"Desde que não bloqueie a visão da câmera, não nos importamos, e não nos importaremos se a FOM não se importar", disse Whiting.
"Se eles estão refrigerando a OCU, que é a unidade no topo onde a câmera está, e está tudo bem para eles [FOM], então tudo bem para a gente, desde que ela não bloqueie a visão da câmera."
Whiting disse que sua análise inicial do dispositivo da Ferrari concluiu que ele não bloqueou a câmera, mas admitiu que só a viu quando não estava no lugar.
"Eu fui ver na Ferrari e nem estava nos carros", disse. "Isso foi cerca de uma hora depois de uma sessão de treinos livres.”
"Aparentemente, eles colocam na caixa de ar e a principal coisa é soprar ar frio na caixa de ar e em outros lugares que são alimentados por esses grandes dutos.”
"Eles têm alguns dutos secundários, parece, é apenas um pouco de ar na OCU, mas nosso pessoal disse que não está preocupado com isso."
Perguntado pelo Motorsport.com se ele vai analisar a câmera novamente, Whiting disse: "Eu vou, mas não é prioridade, francamente falando. Temos que ser justos, eles estão jogando jogos, não estão. Apenas temos que ser justos."
Ferrari engine cooling system
Photo by: Giorgio Piola
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.