Recomendado para você

F1: Horner está conversando com a Ferrari, diz jornal

F1: Horner está conversando com a Ferrari, diz jornal

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Horner está conversando com a Ferrari, diz jornal
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
Últimas notícias

FIA vai inspecionar novo dispositivo de câmera da Ferrari

A FIA planeja inspecionar o mais recente dispositivo de câmera da Ferrari em uma tentativa de verificar se ele não foi projetado de forma a bloquear a visão onboard da TV

Ferrari engine cooling technical detail

A Ferrari causou constantes intrigas entre fãs e equipes rivais por ter usado uma bolsa de refrigeração para tentar encobrir sua câmera onboard.

Enquanto a equipe alegou que estava sendo colocada em cima da câmera para resfriar a eletrônica, a suspeita era que ela estava sendo usada para bloquear a lente da câmera onboard e impedir que as equipes rivais pudessem assistir às configurações do volante da equipe de Maranello.

Antes do GP da Itália, a FIA disse à Ferrari para parar de usar a bolsa da câmera imediatamente. Em resposta, a Ferrari usou guarda-chuvas na grade para esconder o volante.

Em Singapura, no último final de semana, a Ferrari levantou algumas sobrancelhas com um novo dispositivo de resfriamento do airbox que foi projetado de tal forma que os dutos que saíam do lado dele bloquearam a câmera do cockpit.

Leia também:

O diretor de corridas da F1, Charlie Whiting, disse que olhou para o novo sistema quando estava fora do carro e não viu nenhum problema - mas que faria outra checagem quando estivesse instalado para ver se ele bloqueava qualquer visão.

"Desde que não bloqueie a visão da câmera, não nos importamos, e não nos importaremos se a FOM não se importar", disse Whiting.

"Se eles estão refrigerando a OCU, que é a unidade no topo onde a câmera está, e está tudo bem para eles [FOM], então tudo bem para a gente, desde que ela não bloqueie a visão da câmera."

Whiting disse que sua análise inicial do dispositivo da Ferrari concluiu que ele não bloqueou a câmera, mas admitiu que só a viu quando não estava no lugar.

"Eu fui ver na Ferrari e nem estava nos carros", disse. "Isso foi cerca de uma hora depois de uma sessão de treinos livres.”

"Aparentemente, eles colocam na caixa de ar e a principal coisa é soprar ar frio na caixa de ar e em outros lugares que são alimentados por esses grandes dutos.”

"Eles têm alguns dutos secundários, parece, é apenas um pouco de ar na OCU, mas nosso pessoal disse que não está preocupado com isso."

Perguntado pelo Motorsport.com se ele vai analisar a câmera novamente, Whiting disse: "Eu vou, mas não é prioridade, francamente falando. Temos que ser justos, eles estão jogando jogos, não estão. Apenas temos que ser justos."

Ferrari engine cooling system

Ferrari engine cooling system

Photo by: Giorgio Piola

Artigo anterior Red Bull: 2012 mostra que Vettel ainda pode ser campeão
Próximo artigo FIA: é “muito improvável” que ideia de 3º carro aconteça

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros