Fórmula 1: rivais levantam suspeitas contra o motor da Ferrari
Motorsport.com apurou que equipes adversárias do time de Maranello têm dúvidas sobre a unidade de potência italiana
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Steven Tee / Motorsport Images
Equipes rivais da Ferrari na Fórmula 1 estão questionando o motor da escuderia italiana junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Há a suspeita de que o time de Maranello tenha elementos irregulares na unidade de potência.
O Motorsport.com apurou que os concorrentes da Ferrari estão buscando esclarecimentos sobre o quão dentro dos regulamentos estão os conceitos utilizados no carro do time vermelho, nomeado de SF90.
Leia também:
A polêmica vem em momento de domínio da Ferrari na F1, apesar de a Mercedes ter faturado as últimas duas corridas. O monoposto italiano é visto como o melhor da categoria desde as férias e muito disso se deve ao motor, que daria até 0s8 de vantagem em algumas pistas.
A diferença de rendimento foi descrita como "ridícula" por uma fonte de uma equipe de alto nível. Não à toa, desde as férias de meio de temporada, a Ferrari liderou todas as cinco sessões de qualificação e venceu três GPs.
Os ganhos da Ferrari ajudaram a restabelecê-la à frente da Red Bull e também a colocaram em vantagem relativamente à Mercedes em termos de desempenho na pista nas últimas etapas, desde a Bélgica.
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Quais seriam as irregularidades do motor da Ferrari?
Uma teoria diz respeito ao intercooler da Ferrari e como um vazamento controlado pode permitir que uma pequena quantidade de óleo entre no processo de combustão e produza um aumento de potência por um curto período de tempo.
O uso de óleo no intercooler é permitido pelos regulamentos, embora as regras exijam que esses sistemas "não devam intencionalmente fazer uso do calor latente de vaporização de qualquer fluido, com exceção do combustível para combustão no motor”.
Pelo menos um dos times rivais da Ferrari acredita que esse possa ser o motivo da vantagem italiana na qualificação e pediu esclarecimentos à FIA sobre se tal prática seria permitida pelos regulamentos técnicos.
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Photo by: Steven Tee / Motorsport Images
O sistema de recuperação de energia da Ferrari também chamou a atenção de um outro concorrente, que levantou a questão junto à FIA. No entanto, os adversários da Ferrari dizem que não tiveram respostas até o momento.
O órgão prefere que as equipes apresentem um protesto. Ao Motorsport.com, a FIA disse que "continua monitorando todos os parâmetros relacionados à conformidade das unidades de potência com os regulamentos técnicos".
A entidade que rege o automobilismo também informou à reportagem que "não recebeu nenhum protesto de nenhum concorrente". A falta de resposta da FIA deixou os rivais da Ferrari incertos sobre como proceder.
Um dos temores das equipes é que a redistribuição de tarefas entre os comissários técnicos da FIA após a morte de Charlie Whiting em março deste ano esteja comprometendo o escrutínio dos carros e seus componentes.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1: De saída, Sainz não descarta possível retorno à Ferrari no futuro
F1: Ralf Schumacher afirma que Verstappen é melhor do que Hamilton
F1: Quatro equipes estão interessadas em Oliver Bearman
Últimas notícias
RETA FINAL: Cláusula Verstappen, Alpine em crise, Drugovich e NASCAR
NASCAR Brasil: Victor Andrade celebra vitória na estreia em Campo Grande
Ralf Schumacher pede mais espaço para jovens pilotos: "A F1 não pode ficar cada vez mais velha"
F1: De saída, Sainz não descarta possível retorno à Ferrari no futuro
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments