Análise

Entenda por que o futuro da Renault na Fórmula 1 segue duvidoso

Companhia francesa sofreu queda de 80% nas vendas em abril devido ao novo coronavírus e o empréstimo estatal de cinco bilhões de euros concedido não é suficiente

Detail of the nose and front wing on the Renault F1 Team R.S.20

Detail of the nose and front wing on the Renault F1 Team R.S.20

Sam Bloxham / Motorsport Images

A Renault está em uma situação financeira bastante preocupante, após registrar uma queda de 80% nas vendas em abril. Um duro golpe para uma empresa que não estava mais navegando em águas calmas às vésperas do coronavírus e que agora é forçada a realizar uma série de cortes que afetarão muitos setores.

Segundo algumas informações da França, várias fábricas no país fecharão, incluindo a que faz o Alpine A110, um modelo histórico que deveria ser relançado.

Leia também:

Os cortes podem chegar a 2 bilhões de euros, uma medida necessária, apesar do empréstimo estatal de 5 bilhões de euros do governo francês, dono de 15% da Renault, para facilitar a reativação.

Nesse contexto, há quem teme que o programa de Fórmula 1 seja afetado pelos cortes, pois representa um elemento significativo e os resultados ainda não alcançaram as expectativas.

Os responsáveis ​​pela equipe de Fórmula 1 enfrentam uma corrida contra o relógio, na qual terão que tentar convencer o conselho de diretores da empresa de que o limite de orçamento pode garantir a curto prazo gestão financeira sustentável, sem grande ajuda da controladora.

A resposta virá nos próximos dias e esclarecerá os planos a longo prazo da Renault. As equipes de Fórmula 1 devem assinar o novo Pacto de Concórdia, que implica o compromisso de garantir sua presença no campeonato pelos próximos cinco anos.

Nesta fase, grandes equipes poderão reduzir seus orçamentos entre 20 e 40%, já que os novos regulamentos imporão um limite máximo de gastos de 133 milhões de euros em 2021, 128 em 2022 e 124 de 2023 a 2025.

Um orçamento teoricamente sustentável com liberdade garantida de renda e uma lista aceitável de patrocinadores.

Não apenas a Renault está com problemas, em geral, toda a Fórmula 1. A presença no campeonato oficial de equipes dos fabricantes sempre foi um fator muito positivo e, curiosamente, o último a sair foi a própria Renault em 2010. A Renault manteve o programa como fabricante, conseguindo quatro títulos com a Red Bull.

A empresa francesa iniciou sua terceira etapa como equipe na Fórmula 1 em 2016, mas os resultados até agora não corresponderam a presenças anteriores, um aspecto que não representa valor agregado em um momento como hoje.

GALERIA: Relembre os carros da Renault na F1

1977: Renault RS01

1977: Renault RS01

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Jean-Pierre Jabouille
1978: Renault RS01

1978: Renault RS01

Foto de: LAT Images

Piloto: Jean-Pierre Jaboullie
1979: Renault RS10

1979: Renault RS10

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille
1980: Renault RE20

1980: Renault RE20

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie
1981: Renault RE30

1981: Renault RE30

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1982: Renault RE30

1982: Renault RE30

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1983: Renault RE40

1983: Renault RE40

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost
1984: Renault RE50

1984: Renault RE50

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick
1985: Renault RE60

1985: Renault RE60

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick
2002: Renault R202

2002: Renault R202

Foto de: Renault F1

Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli
2003: Renault R23

2003: Renault R23

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli
2004: Renault R24

2004: Renault R24

Foto de: LAT Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
2005: Renault R25

2005: Renault R25

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2006: Renault R26

2006: Renault R26

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2007: Renault R27

2007: Renault R27

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen
2008: Renault R28

2008: Renault R28

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet
2009: Renault R29

2009: Renault R29

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean
2016: Renault R.S.16

2016: Renault R.S.16

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer
2017: Renault R.S.17

2017: Renault R.S.17

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.
2018: Renault R.S.18

2018: Renault R.S.18

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.
2019: Renault R.S.19

2019: Renault R.S.19

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo
2020: Renault R.S.20

2020: Renault R.S.20

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Pilotos: Daniel Ricciardo e Esteban Ocon
22

Entenda por que Ricciardo e McLaren podem brigar pelo topo da F1

PODCAST: Alain Prost: 'apenas' o vilão dos brasileiros ou gênio incompreendido?

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Análise técnica: as mudanças no assoalho que devem deixar os carros de 2021 da F1 mais lentos
Próximo artigo Ecclestone diz que F1 não terá temporada "de verdade" em 2020 e defende cancelamento

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil