Últimas notícias

Globo desiste de negociações para manter transmissões da F1 em 2021; Band entra na jogada

Caso confirme acordo, F1 voltaria à Band após mais de 40 anos

The Safety Car leads Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, and Alexander Albon, Red Bull RB15

O futuro das transmissões da Fórmula 1 no Brasil acaba de ganhar um novo capítulo. Segundo reportagem publicada pelo UOL na noite da quinta-feira (04), a Globo desistiu das negociações com a Liberty Media para manter os direitos da categoria no Brasil.

A emissora carioca havia retornado à mesa de negociação após a dona da F1 desistir de fazer acordo com a Rio Motorsport, que pretendia assumir os direitos de transmissão após a Globo anunciar em agosto que não renovaria.

Leia também:

O novo acordo entre a Liberty e o Grupo Globo era dado como certo, já que a FOM (Formula One Management) via a importância de manter a forte audiência brasileira em meio a um momento de crise econômica criada pela pandemia da Covid-19. Em 2019, o país representou quase um quarto da audiência global da F1.

Do outro lado, a Globo defendia a revisão do acordo, solicitando um valor mais baixo para fechar negócio, defendendo que havia uma "nova realidade mundial dos direitos esportivos". A emissora vinha negociando com a Liberty Media desde 2019 por essa renovação. Com isso, o canal deixa de ter a principal categoria do automobilismo mundial de sua programação após 40 anos.

A desistência da Globo foi confirmada pelo próprio Grupo ao UOL através de um comunicado.

"A Globo manteve negociações constantes com a FOM / Liberty Media sobre a renovação dos direitos da Fórmula 1, sempre considerando a nova realidade mundial dos direitos esportivos. Infelizmente não houve acordo. A Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas plataformas para manter o fã do esporte informado sobre tudo o que acontece no mundo do automobilismo".

Mas nem tudo está perdido com relação à manutenção da F1 na TV aberta brasileira. A Band estaria se movimentando nos bastidores para assumir a negociação com a Liberty Media. A emissora tem intensificado seu portfólio esportivo nos últimos meses, com o objetivo de trazer de volta o "Show do Esporte", maratona dominical esportiva que, em seu auge, chegou a ter mais de dez horas de transmissão.

Recentemente a Band voltou a se dedicar às transmissões do esporte a motor, assumindo os direitos da Stock Car para a TV aberta no lugar da Globo, enquanto o SporTV manteve os direitos para a TV fechada. O acordo, que valeria a partir de 2021, já foi adiantado no ano passado, com o canal transmitindo a Grande Final da Stock. A Band ainda contratou Reginaldo Leme para reforçar a equipe de cobertura.

Caso feche um acordo, a F1 pode retornar à Band após mais de quatro décadas. Em 1980, a emissora obteve a autorização da Globo para exibir a temporada, exibindo a primeira vitória de Nelson Piquet na categoria

Uma saída para os fãs brasileiros é a F1 TV Pro. A Liberty vê como essencial o lançamento de sua plataforma de streaming, que permite que o público assista a toda a cobertura do final de semana ao vivo além de um arquivo de corridas que datam desde a década de 1970 e diversas outras produções.

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

ENTENDA por que motores são o CAMPO DE GUERRA da F1 para 2021 e 2022

PODCAST: Bottas reagirá na Mercedes? Como compará-lo a Barrichello, Webber e cia?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 planeja entrar com mais força no mercado dos Estados Unidos em 2021
Próximo artigo F1: Williams confirma data em março para lançamento do carro de 2021

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil