GP da Holanda classifica como “impensável” corrida de F1 sem público
Jan Lammers, diretor esportivo do GP da Holanda, diz que categoria ainda não recebeu qualquer pedido formal da F1 para ter corrida com portões fechados
A Fórmula 1 estava programada para retornar à Holanda no próximo mês, pela primeira vez desde 1985, mas o GP é um dos muitos eventos no automobilismo que foram suspensos devido à pandemia de coronavírus.
Na terça-feira, o GP do Canadá em Montreal foi a mais recente corrida de F1 adiada oficialmente, tornando o GP da França, no dia 28 de junho como a abertura provisória da temporada de 2020.
O diretor esportivo da F1, Ross Brawn, sugeriu que até 19 GPs ainda poderão ocorrer em 2020, se alguns deles puderem ser realizados a portas fechadas. O GP do Bahrein deveria correr sem espectadores antes de ser cancelado.
Nem todos os organizadores parecem entusiasmados com a ideia de correr sem a presença de fãs.
Jan Lammers, diretor esportivo do GP da Holanda disse que a ideia não é considerada em Zandvoort.
"Uma corrida sem fãs é um cenário impensável", disse Lammers ao Motorsport.com. “Se você tem uma corrida, você precisa ser capaz de comemorar.”
"Para nós, se trata do retorno da Fórmula 1 após 35 anos. Essa deve ser uma grande festa que você quer comemorar com todos.”
Lammers admitiu que Zandvoort teria que reconsiderar seu ponto de vista se um pedido formal fosse feito pela Fórmula 1, mas até agora isso ainda não aconteceu.
"Se nos fizerem essa pergunta, teremos uma reflexão séria", admitiu. "Uma corrida sem fãs não é algo que queremos pensar até que nos façam essa pergunta. Felizmente isso ainda não aconteceu. No entanto, para nós, isso não é possível."
Lammers concordou que o esporte está tendo que encontrar um equilíbrio difícil para salvaguardar seu futuro, priorizando a saúde de seu paddock e espectadores, e aplaudiu o esporte por explorar todas as opções.
"Não podemos esquecer que a FIA e a FOM estão enfrentando uma tarefa difícil. Eles estão tentando salvar a temporada o máximo que podem, com equipes, promotores, patrocinadores. Todos estão fazendo o que você pode esperar deles, estão pensando em todos os cenários. É uma coisa boa."
"Só podemos esperar que recebamos o sinal verde em breve e que tenhamos rapidamente uma corrida novamente. Porque isso significa que o vírus está um pouco sob controle, e isso é a coisa mais importante em tudo isso."
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo
Confira a vista aérea do novo circuito de Zandvoort
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.