Recomendado para você

ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?

ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?

MotoGP
MotoGP
ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?
F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"

F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Verstappen exalta Marko após saída da Red Bull: "Sempre serei grato"
ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?

ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
ANÁLISE: Por que Marko está saindo da Red Bull e como isso impacta o futuro de Verstappen na F1?
Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade

Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade

Stock Car
Stock Car
Motorsport.tv Brasil exibe filme sobre história dos carros da Stock Car com exclusividade
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Lambiase deve permanecer como engenheiro de Verstappen em 2026, diz site
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Confira horários e como assistir à Super Final em Interlagos, com F4 Brasil, TCR e Turismo Nacional
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Piastri: 'regras papaias' foram "uma coisa boa" na disputa pelo título de 2025
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Crawford lidera testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi; Bortoleto é 18º
Últimas notícias

Grosjean explica por que não correrá em ovais e se mostra aberto a voltar à F1 como substituto

Francês recém contratado pra guiar na IndyCar continua aberto para ser um piloto substituto da F1, mas considera sua carreira em tempo integral na categoria um 'livro fechado'

Romain Grosjean

Romain Grosjean acaba de assinar um contrato com a Dale Coyne para correr na IndyCar em 2021, depois de sentir que o campeonato americano oferece a melhor chance de vencer corridas.

Mas com a incerteza sobre o impacto do coronavírus no atual grid da Fórmula 1, com agora seis pilotos o tendo contraído, há uma probabilidade maior de que os pilotos substitutos precisem ser chamados em curto prazo.

Questionado pelo Motorsport.com sobre seu interesse em se tornar um substituto na F1 ou se a categoria estava totalmente fora de cogitação para ele, Grosjean deixou claro que não seria contra essa ideia se surgisse uma oferta.

“Acho que é um livro fechado, mas nunca diga nunca”, disse ele. “Se houver boas oportunidades na F1, eu ficaria mais do que feliz em entrar.

“Tenho experiência e acho que posso me adaptar ao carro.”

“Recentemente, vimos Pierre Gasly sendo diagnosticado com coronavírus, então sempre há o risco de um piloto não competir em uma corrida.”

“Mas, realmente, acho que uma coisa que aprendi com meu acidente é que a vida é curta e eu quero ter a opção de dizer não para alguma coisa. E se for estar na F1 mal, esse capítulo está fechado para mim”, avaliou.

“Prefiro olhar para outros lugares onde posso correr e potencialmente tentar ganhar corridas.”

Apesar do acidente no Bahrein, que, dado que seu carro atravessou a barreira, deveria ser considerado uma fuga milagrosa, Grosjean disse que os carros velozes de roda aberta por si só não intimidam ele, mas há um fator persistente que fez com que o francês tomasse a decisão de não correr.

“Há duas pistas que não vou fazer este ano”, disse ele, “e essa é o Texas (uma dobradinha em 2021) e 500 Milhas de Indianápolis. Por mais que eu adorasse vencer a Indy 500, eles apresentam um risco significativo, e algumas das falhas que vimos são enormes. Não estou dizendo que os pilotos se machucam, mas ainda assim, eles estão guiando carros a mais ou menos 337 km/h um ao lado do outro, então é um risco. Esse é o fator limitante em comparação com o que eu era antes do acidente no Bahrein.”

“Se eu tivesse 25 anos e não tivesse filhos, faria a temporada inteira, sem dúvida. Mas sou pai de três filhos e, por dois minutos e 45 segundos no Bahrein, sei que eles pensaram que tinham perdido o pai. Então, se eu fosse mais jovem, sim, faria tudo e aceitaria que tudo no automobilismo envolve riscos. Mas, sendo pai, não posso fazer minha família passar por essa fase de novo, e na Indy você pode ter grandes acidentes. Quando você vê na TV, por um momento sua respiração para. Acho que meus filhos já tiveram a sensação de que realmente ninguém quer ter, e não posso fazer com que passem por isso novamente.”

No entanto, abandonar completamente os carros de corrida de 320 km/h foi apenas uma opção passageira, disse ele.

“Eu me perguntei durante o inverno se eu queria parar de correr e rapidamente disse à minha esposa: 'Sinto muito, provavelmente não é isso que você quer ouvir, mas eu quero voltar a correr'. E ela tem sido muito favorável. Em vez de me dizer: 'Não, você não deveria fazer isso', ela e meus filhos têm me apoiado totalmente e sabem que se eu quiser ser feliz e ser quem sou, preciso estar correndo - sempre foi parte da minha vida. O que concordamos é que não faço as supervelocidades porque o risco é um pouco alto. E Dale entendeu isso, o que é ótimo.”

Com a carreira de Grosjean na F1 tendo terminado abruptamente, ele continua ansioso para se despedir da categoria com um teste final.

No ano passado, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que se o francês não pudesse ter essa chance de outra equipe, ela estaria aberta para lhe dar essa oportunidade.

Questionado se os planos para um eventual teste haviam avançado, Grosjean disse: “Eu ainda estou muito interessado em guiar a Mercedes, com certeza. É uma oferta que você não pode recusar, só para eu ter uma noção do sabor daquele carro.”

“No momento, acho que eles estão extremamente empenhados em construir o novo carro para a nova temporada. Então, eu não vou ligar para o Toto agora, mas ele pode esperar um telefonema meu, eventualmente, pedindo para tentar. "

 “A oferta realmente me tocou no bom sentido e, obviamente, eu adoraria fazer isso”, acrescentou.

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

GROSJEAN correrá na INDY em 2021 e GP de F1 em SÃO PAULO pode ser INVESTIGADO em CPI

PODCAST: Bottas reagirá na Mercedes? Como compará-lo a Barrichello, Webber e cia?

 

Artigo anterior F1: Ricciardo visita sede da McLaren em Woking pela primeira vez
Próximo artigo F1: Desenvolvimento aerodinâmico deve ser chave em 2021 apesar do regulamento congelado

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros