Últimas notícias

Há 45 anos, José Carlos Pace conquistava primeira e única vitória na F1

Feito é uma das páginas mais bonitas da história do Brasil no automobilismo, com Emerson Fittipaldi na segunda posição em Interlagos

Race winner Carlos Pace, Brabham Ford

Há exatos 45 anos, no dia 26 de janeiro de 1975, o Brasil vivia um de seus maiores dias de glória na F1. José Carlos Pace conquistava sua única vitória na categoria, liderando dobradinha brasileira em Interlagos, com Emerson Fittipaldi na segunda posição.

A corrida, ainda utilizando o traçado antigo de Interlagos e que foi atrasada para limpeza da pista repleta de detritos, teve a pole position do francês Jean-Pierre Jarier, da Shadow, mas tinha Fittipaldi como favorito, já que o bicampeão mundial havia vencido duas semanas antes o GP da Argentina, na abertura daquele campeonato, que seria vencido por Niki Lauda mais tarde.

Leia também:

Jarier liderava a prova até a 33ª volta, de 40, quando um problema no sistema de combustível o tirou da possibilidade de jogar água no chopp brasileiro, deixando a ponta para Pace, que havia largado na sexta posição com sua Brabham. Fittipaldi, que começou em segundo, mas se complicou durante a corrida, conseguiu se recuperar e terminou em segundo, configurando a primeira dobradinha do Brasil na maior categoria do automobilismo mundial.

Quer ver a Indy e o Mundial de Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Emerson ainda ganharia na Grã-Bretanha em 1975, antes de jejum brasileiro, que teria novamente um piloto no lugar mais alto do pódio apenas em 1980, com Nelson Piquet, que triunfou em Long Beach.

Outro representante brasileiro, Wilsinho Fittipaldi, foi o 13º colocado, após ter largado na 21ª posição, a bordo do Copersucar.

Após a corrida, Emerson e Pace lideravam o campeonato, com 15 e 9 pontos, respectivamente.

Confira imagens da corrida e da comemoração brasileira após a prova, que levou o público que lotava o Autódromo de Interlagos à loucura.

José Carlos Pace comemora vitória nos braços dos torcedores em Interlagos
Mark Donohue, Penske PC1 Ford
Jody Scheckter, Tyrrell 007
Arturo Merzario, Williams FW03
Pódio: Jochen Mass, McLaren, terceiro colocado; José Carlos Pace, Brabham, vencedor; Emerson Fittipaldi, McLaren, segundo colocado
José Carlos Pace, Brabham BT44B Ford
Wilson Fittipaldi, Copersucar FD02
Wilson Fittipaldi, Copersucar FD01
8

Relembre todas as vitórias do Brasil na F1

A primeira vitória brasileira na F1 foi com Emerson Fittipaldi, no GP dos EUA, em Watkins Glen.
Ele voltaria a vencer em 1972 por cinco vezes (Espanha, Bélgica, Grã-Bretanha, Áustria e Itália)
Em 1973 Emerson venceu na Argentina, no Brasil (foto) e Espanha.
Em 1974, Fittipaldi  voltaria a vencer no Brasil, na Bélgica e Canadá. Em 1975, ele triunfou na Argentina e Grã-Bretanha, fechando seu ciclo.
Carlos Pace venceu uma vez em sua carreira  na Fórmula 1, no GP do Brasil de 1975.
Além de Pace, que conquistou sua primeira vitória na carreira, Emerson Fittipaldi chegou em segundo, seguido de Jochen Mass, que conquistava pódio inédito.
Nelson Piquet venceu pela primeira vez no GP de Long Beach, em 1980.  Naquele ano ele também triunfou na Holanda e Itália. No seguinte, triunfou na Argentina, San Marino e Alemanha.
Em 1982, Piquet venceu apenas no Canadá. No ano seguinte, ele ganhou no Brasil (foto), Itália e no GP da Europa disputado em Brands Hatch.
Em 1984, Piquet venceu no Canadá (foto) e Detroit. Em 1985 apenas na França. Em 1986, ele ganhou no Brasil, Alemanha, Hungria e Itália. Os mesmos países em que levou a melhor no ano seguinte, exceto Brasil.
Piquet voltaria a vencer apenas em 1990, no Japão e Austrália. O último triunfo do tricampeão foi no Canadá em 1991 (foto).
A primeira vitória de Ayrton Senna fpi no GP de Portugal de 1985 (foto). Naquele ano ele ainda venceu na Bélgica. Em 1986 ele ganhou na Espanha e em Detroit.
Ele voltaria a vencer na capital automotiva dos EUA em 1987, junto com sua primeira de Mônaco.
Em 1988, a consagração: triunfos em San Marino, Canadá, Detroit, Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Bélgica e Japão (foto), local do primeiro título. Em 1989 mais seis vitórias: San Marino, Mônaco, México, Alemanha, Bélgica e Espanha.
Em 1990, mais seis: EUA, Mônaco, Canadá, Alemanha, Bélgica e Itália. No ano do tri, em 1991, Estados Unidos, Brasil (foto), San Marino, Mônaco, Hungria, Bélgica e Austrália.
Em 1992 mais três: Hungria, Mônaco e Itália. No ano seguinte, as últimas vitórias da carreira, no Brasil, no GP da Europa (Donington Park), Mônaco, Japão e Austrália.
Rubens Barrichello venceu a primeira no GP da Alemanha em 2000, após sete anos sem ter um brasileiro no lugar mais alto do pódio.
Ele voltaria a vencer em 2002 no GP da Europa (Nurburgring), Hungria, Itália e Estados Unidos. Em 2003 triunfou na Grã-Bretanha e Japão. No ano seguinte ele ganhou na Itália e na China.
Fora da Ferrari, Barrichello voltou a ganhar pela Brawn GP em 2009, no GP da Europa em Valência...
E na Itália, a última vitória de um brasileiro na Fórmula 1.
A primeira vitória de Felipe Massa na F1 foi na Turquia, em 2006. No mesmo ano, ele ganharia pela primeira vez no Brasil...
... com macacão verde e amarelo pela Ferrari. Em 2007, Massa venceu no Bahrein, na Espanha e Turquia. No ano seguinte, novas vitórias no Bahrein e Turquia, além da França, GP da Europa (Valência), Bélgica e...
Brasil, prova em que esteva muito perto do título mundial. Este também foi o último  triunfo de sua carreira.
22

 

 

 

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Pilotos aderem ao Desafio Dolly Parton; confira as principais postagens
Próximo artigo Di Grassi: “Se tivesse R$ 800 milhões, a última coisa na qual eu investiria seria um autódromo”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil