Haas: discordância sobre cancelar o GP da Austrália foi "normal"

Comandante do time norte-americano da F1, Gunther Steiner pondera que há muitos interesses por trás de uma decisão tão importante

Andreas Seidl, Team Principal, McLaren, and Guenther Steiner, Team Principal, Haas F1 Team

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Chefe da equipe de Fórmula 1 da Haas, Gunther Steiner disse que foi "normal" haver opiniões conflitantes entre as escuderias quanto ao cancelamento do GP da Austrália em função do coronavírus.

Os chefes de equipe se encontraram com Ross Brawn, diretor esportivo da F1, na noite de quinta-feira passada em Melbourne, pouco depois de a McLaren confirmar que estava se retirando da corrida pelo fato de um de seus funcionários estar com o Covid-19.

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Além da própria McLaren, a Ferrari também advogou pelo cancelamento da prova australiana, sendo auxiliada ainda pela Alfa Romeo e pela Renault. Haas e Williams se abstiveram, enquanto os outros times queriam realizar a corrida, em princípio.

"Isso é normal", disse Steiner ao Motorsport.com sobre o debate. “Cada equipe é estruturada de maneira diferente. Alguns fazem parte de uma grande corporação, outros são de propriedade privada, não se pode esperar que todos estejam na mesma página”.

“Agora é fácil falar, mas são necessárias muitas partes para chegar a uma decisão. Você tem muita gente envolvida, o promotor, a F1, a FIA, 10 equipes de diferentes origens, de países diferentes, então todo mundo tem seu pequeno problema para resolver”.

“A decisão não é fácil, porque você vem aqui para correr. Como piloto, é isso que você quer fazer. E também é a primeira corrida da temporada. Então isso acontece e você precisa acelerar o ritmo, é muito difícil argumentar, mas uma decisão foi tomada”.

GALERIA: Veja como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor

Uma das primeiras aparições do coronavírus no esporte a motor veio com o adiamento da etapa de Sanya, da Fórmula E.
A Fórmula 1 adiou o GP da China pelo mesmo motivo.
Com o crescente aumento de casos do Covid-19, o GP do Bahrein chegou a ser confirmado, mas sem presença de público.
A MotoGP, a maior categoria das duas rodas do mundo, chegou a realizar a primeira etapa no Catar, mas apenas com a Moto2 e Moto3.
Mais tarde, as etapas da Tailândia, Estados Unidos e Argentina também foram suspensas, com adiamento.
A Fórmula E anunciou a suspensão da temporada por dois meses: os ePrix de Paris e Seul foram suspensos.
O GP da Austrália de F1 estava previsto para acontecer, com presença de público e tudo.
Um funcionário da McLaren testou positivo para o Covid-19 e a equipe decidiu não participar do evento.
Lewis Hamilton criticou a decisão da categoria, dizendo que era chocante todos estarem ali para fazer uma corrida em meio à crise do coronavírus.
Após braço de ferro político entre equipes e categoria, a decisão de cancelar o GP da Austrália veio faltando cerca de três horas para a entrada do primeiro carro na pista para o primeiro treino livre.
Pouco tempo depois, os GPs do Bahrein e Vietnã também foram adiados.
A previsão é de que o campeonato comece com o GP do Azerbaijão, no dia 7 de junho. Os GPs da Holanda e Espanha também foram postergados.
Uma das jóias da Tríplice Coroa, o GP de Mônaco, foi cancelado.
Para atenuar os efeitos de tantas mudanças no calendário, a F1 decidiu antecipar as férias de verão.
Além disso, FIA e F1 concordaram em introduzir o novo pacote de regulamentos que entrariam no próximo ano, a partir de 2022
Acompanhando a F1, a F2 e F3 também anunciaram suas primeiras provas como adiadas. A F2 pode iniciar seu campeonato em Baku, enquanto que a F3 na Áustria, já em julho.
Outras categorias e provas nobres do calendário do automobilismo mundial também foram prejudicadas pelo coronavírus.
As 24 Horas de Le Mans foi adiada para 19 de setembro.
A etapa conjunta entre WEC e IMSA em Sebring foi cancelada.
O tradicional TT da Ilha de Man foi cancelado.
A Indy suspendeu as primeiras corridas em St Pete, Alabama, Long Beach e Austin.
Na teoria, o campeonato de 2020 começa com o GP de Indianápolis, no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
Ainda não há nada definido sobre as 500 Milhas de Indianápolis.
Na NASCAR, a maior categoria do automobilismo dos EUA, foram realizadas as primeiras quatro provas, mas as atividades só voltarão a partir de 3 de maio, com a etapa de Martinsville no dia 9.
No Brasil, a CBA suspendeu as atividades no país por tempo indeterminado.
A Stock teve que adiar a abertura do campeonato, com a Corrida de Duplas. Etapas do Velopark e Londrina também foram adiadas.
A Porsche Cup realizou apenas sua primeira etapa em Interlagos e aguarda novas diretrizes para retomar o campeonato.
Endurance Brasil, Copa Truck, entre outras competições, também estão paralisadas.
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