Haas protesta contra Force India antes do GP de Abu Dhabi

Motivo ainda não foi divulgado. Time americano é contra que nova equipe formada durante temporada receba verbas da F1

Esteban Ocon, Racing Point Force India VJM11 and Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Representantes da Haas e Force India foram convocados a se apresentarem aos comissários na sexta-feira de manhã em Abu Dhabi, antes do primeiro treino livre.

Nenhum detalhe foi dado, além da declaração de que é devido a um protesto da Haas contra ambos os carros Force India. Entende-se que a questão diz respeito à nova inscrição da Force India usando um projeto, o VJM11, construído pela equipe original.

Eles não são rivais em posições no campeonato de construtores, já que a Haas é a quinta colocada com 90 pontos e a Force India está em sétimo, com 48, depois de perder os resultados da primeira metade da temporada devido às mudanças de direção.

A Haas acredita que como a Force India é oficialmente uma nova equipe, não deva ser permitida se classificar imediatamente para os pagamentos da "Coluna 1" da F1.

As equipes precisam terminar no top-10 em duas de três temporadas para serem elegíveis a esse pagamento, e a Haas precisou esperar esse processo quando entrou na F1 em 2016 para ser elegível ao recebimento desse dinheiro.

A Force India terminou em quarto lugar nas últimas duas temporadas, mas a Racing Point apenas se juntou à F1 em meados de 2018, então precisaria esperar até 2019 para que essa regra seja aplicada, mas a equipe acredita que sua situação é única e deve ser isenta do período de carência.

O chefe da Haas, Gunther Steiner, se encontrou com o CEO da F1, Chase Carey, na quinta-feira em Abu Dhabi para discutir “muitas coisas”.

"Não, infelizmente", disse Steiner quando perguntado se o motivo da reunião era o dinheiro do prêmio. “Não estamos progredindo no momento. É assim que saímos.”

Guenther Steiner, Team Principal, Haas F1

Guenther Steiner, Team Principal, Haas F1

Photo by: Steven Tee / LAT Images

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso elege Schumacher como melhor rival na F1 e se diz orgulhoso por carreira
Próximo artigo Ferrari testa nova asa dianteira “adaptada” para 2019 em Abu Dhabi

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil