Hamilton, Senna e Fangio: quem é o maior rei de poles na F1?
Depois da pole de Verstappen na Hungria, analisamos os números dos principais pilotos em uma volta rápida
No último domingo, Max Verstappen conquistou sua primeira pole position na Fórmula 1, tornando-se assim, o centésimo piloto a alcançar a honraria (veja lista completa abaixo). Em números absolutos, o recordista em largadas na primeira posição é Lewis Hamilton, que tem 87 até o momento. Mas apenas esse número seria suficiente para dizer que o inglês é o maior de todos os tempos?
Leia também:
Quando conquistou sua 34ª pole na F1, Senna superou o recorde de Jim Clark, um número absurdo para quem competiu nos anos 60, e se tornou o maior da história. O brasileiro expandiu seu recorde até chegar à 65, no GP de Ímola em 1994. O número parecia inalcançável, até que Michael Schumacher bateu a marca em 2006, também em Ímola e levou o novo recorde a incríveis 68 poles. Hoje, Hamilton soma quase 20 a mais e deve continuar aumentando o recorde.
No entanto, se analisarmos a quantidade de poles versus a quantidade de GPs disputados, nenhum dos três pilotos ocupa o topo da escala. Ninguém se aproxima neste item de Juan Manuel Fangio, que largou na posição de honra em 56,86% das provas que disputou. O "escocês voador" Clark fica em segundo com 45% de aproveitamento. Ascari com 43%, Senna com 40% e Hamilton com 36% completam o top-5.
Sebastian Vettel tem a honra de ser o mais jovem a cravar uma pole. O alemão anotou a primeira de suas 56 poles aos 21 anos, 2 meses e 11 dias. Ele é seguindo por Charles Leclerc, que largou em primeiro pela primeira vez 94 dias mais velho que Vettel. Fernando Alonso, Verstappen e Rubens Barrichello seguem a dupla atual da Ferrari.
O pódio dos mais velhos ficou por conta de três pilotos 'raiz': Giuseppe Farina fez a última pole aos 47 anos. Fangio, com 46, e Brabham, com 44, fecham o top-3 dos "poles vovôs".
Veja nesta galeria especial quem são todos os 100 pilotos a largar na pole na história da F1.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Entenda a grande novidade do carro de 2022: o efeito solo
Após ano marcado por mortes nas pistas, veja a evolução da segurança na Fórmula 1
A década da Fórmula 1: Duas hegemonias e baixa competitividade
F1: Três homens são acusados de chantagear família de Michael Schumacher por R$91 milhões
F1: Como pode ser o serviço comunitário de Verstappen após punição por palavrão
ANÁLISE F1: É hora da McLaren pedir a Piastri para ajudar Norris na busca pelo título?
Últimas notícias
Equipe de Michael Jordan (23XI) e Front Row processam NASCAR; entenda
Stock Car: De volta a Buenos Aires, Suzuki quer manter 100% de aproveitamento de pódios no circuito argentino
Felipe Baptista desembarca em Buenos Aires focado em manter a liderança da Stock Car
Fórmula 1 abandona projeto de corrida sprint com novatos para 2024
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.