Horner critica ideia de Hamilton sobre desenvolvimento dos carros na F1

Chefe da Red Bull apontou outros meios usados pela FIA para minimizar possíveis eras de dominância como a limitação no uso do túnel de vento

Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, in the Team Prinicpals Press Conference

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, criticou a sugestão de Lewis Hamilton de que deveria ser estabelecido um prazo antes do qual nenhuma equipe poderia começar a trabalhar no carro do próximo ano, em uma tentativa de evitar um domínio na Fórmula 1.

No início do fim de semana austríaco, Hamilton disse que o campeonato está em outra era de domínio de uma única equipe. O piloto da Mercedes admitiu que ele próprio havia se beneficiado de períodos semelhantes no passado, mas disse que, até que algo fosse feito a respeito, isso aconteceria de novo e de novo.

Leia também:

E, para evitar que isso aconteça, ele sugeriu que as equipes não comecem a trabalhar no carro do próximo ano antes de um prazo pré-determinado, como 1º de agosto, pois isso pode aproximar todas as equipes e impedir que aquelas que estão indo muito mal ou muito bem em uma determinada temporada obtenham uma vantagem adicional ao fazer planejamentos precoces para o ano seguinte.

Horner, como era de se esperar, não concorda com isso, pois acredita que seria fundamentalmente difícil de se aplicar e, por outro lado, as equipes de qualquer forma se aproximarão mais do time dominante com o tempo se as regras não forem alteradas. "Obviamente, ele está falando por experiência própria", ironizou o chefe da Red Bull.

"Acho que seria extremamente difícil de controlar. De que forma você pode dizer 'olha, é 1º de agosto, agora vá'? Como você pode impedir alguém de pensar ou trabalhar no carro do próximo ano? De qualquer forma, a Fórmula 1 já tem um sistema de compensação de tempo no túnel de vento."

"Franz Tost [chefe da equipe AlphaTauri], por exemplo, tem quase o dobro do tempo que nós. Essa é uma grande desvantagem para nós. E a Aston Martin começará a sentir o impacto disso. Teremos que ter muito cuidado com o que levaremos para o túnel de vento para os testes."

"Portanto, isso terá um impacto, e esse sistema não existia há alguns anos. Além disso, o mais importante, na minha opinião, é a estabilidade, e a história da F1 demonstra isso. Se você não mudar as regras, sempre haverá aproximações no pelotão. Até o final de 2025, é provável que a batalha seja incrivelmente acirrada e, em 2026, voltaremos a disputar do zero tudo de novo", concluiu Horner, referindo-se à próxima grande mudança de regras.

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior RETA FINAL: Fiasco da FIA e Mercedes em conflito com Red Bull; veja debate
Próximo artigo Fórmula Verstappen? Holandês seria líder do Mundial de Construtores da F1 se fosse equipe própria

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil