Leclerc detona Verstappen por duvidar de motor da Ferrari: "Piada"
Piloto monegasco do time de Maranello ficou irritado com insinuações do holandês da Red Bull
Charles Leclerc respondeu de forma taxativa às acusações feitas por Max Verstappen de que a Ferrari estaria burlando os regulamentos de motores da Fórmula 1 na segunda metade da temporada 2019.
Segundo o piloto monegasco, que terminou apenas em quarto no GP dos Estados Unidos neste domingo com o time de Maranello, as insinuações do competidor holandês da Red Bull são uma “piada”.
Leia também:
Em entrevista ao canal de TV holandês Ziggo Sport após a etapa de Austin, na qual completou o pódio, Verstappen disse que o fraco desempenho da Ferrari no Texas poderia ser explicado pela mudança nas diretrizes de fluxo combustível impostas pela FIA neste fim de semana.
Questionado sobre o que aconteceu com a escuderia italiana, o holandês respondeu: "É o que acontece quando você para de trapacear, é claro. Agora temos que ficar de olho nisso, obviamente”.
Mais tarde, Verstappen repetiu suas alegações e não se mostrou surpreso com a falta de ritmo da Ferrari, reiterando o impacto das novas regras da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no rendimento do carro vermelho: “Isso explica tudo”.
Irritado com os comentários do rival da Red Bull, Leclerc respondeu de maneira enfática: “Eu acho que é uma piada, para ser completamente honesto. Ele não tem ideia do que está falando. Ele não está no time”.
"Sabemos exatamente o que estamos fazendo. Não sei por que ele está falando essas coisas. Ele não sabe nada sobre nós", ponderou o piloto monegasco, que não pôde brigar pelo pódio no Texas. Veja abaixo o resultado completo da prova:
Antes do GP do México, a Red Bull havia escrito para a FIA solicitando esclarecimentos sobre a unidade de potência da Ferrari. Antes da etapa dos Estados Unidos, o órgão que rege o esporte a motor mundial optou por mudar os parâmetros de fluxo de combustível.
O chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, deixou claro o seu desapontamento com as acusações feitas contra sua escuderia. Segundo o dirigente, o fraco desempenho na corrida de Austin não teve nada a ver com o motor.
"Li e ouvi muitos comentários neste fim de semana sobre uma diretiva técnica e o impacto em nossos carros", disse ele. “Ouvi comentários no final da corrida que me parecem muito decepcionantes”.
“Na verdade, acredito que estávamos muito perto da pole position, assim como estivemos na última corrida”, ponderou o italiano. O alemão Sebastian Vettel se classificou em segundo, perdendo para o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, por apenas 0s012.
"Acho que Seb poderia ter cravado a pole, mas talvez tenha sido um pouco cauteloso em um setor. Já Charles teve um problema claro de manhã, perdendo completamente o terceiro treino livre”, relembrou Binotto.
“No geral, olhando para o desempenho dele no Q3 e o que poderia ter sido feito sem o problema da manhã, tenho certeza de que ele também estaria na briga pela pole. Então não vejo onde está o problema”, afirmou o chefe da Ferrari.
“Se você olhar para a corrida, certamente verá que a velocidade na reta não foi nosso problema, e sim questões com a aderência do carro no primeiro stint, com os dois pilotos”, avaliou.
Binotto ainda fez um último adendo sobre as insinuações de Verstappen: “É o tipo de comentário que está completamente errado. Não é bom para o esporte e acho que todos devem ser um pouco mais cautelosos”.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Podcast #014 - Lito Cavalcanti: "A Ferrari é maior que a Fórmula 1"
Lito Cavalcanti é um dos principais comentaristas de automobilismo do País. Ao podcast do Motorsport.com, o especialista esmiuçou os bastidores da Fórmula 1, com destaque para a mudança de regulamentos que promete 'revolucionar' a categoria. Entre as afirmações, ele crava: "A Ferrari é maior do que a F1". Ouça:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Binotto sobre objetivos da Audi: Lutar por vitórias em três anos e pelo título até 2030
ANÁLISE: O dilema das novas regras que definirá a F1 2025
Como a McLaren enfrentou a desinformação, o barulho e as distrações para garantir o título na F1
F1 - Villeneuve avisa Verstappen: Você não conseguirá vencer na Aston Martin
F1 - Marko contradiz Horner: Saída de Newey foi razão de queda da Red Bull
F1: Porca, parafuso, chave: Conheça o responsável pelas peças do carro de Max Verstappen
F1 - Fittipaldi: Red Bull está "se perdendo", McLaren será favorita novamente em 2025
F1 - Horner revisa 2024: "As coisas ruins sobrepuseram umas às outras"
Pato O'Ward revela contrato com Red Bull em 2019, mas que foi barrado da F1 por "problemas políticos"
Últimas notícias
F1: Hamilton aparece pela primeira vez vestindo macacão vermelho da Ferrari
F1 - Cowell: Aston Martin ganhou "campeonato de mais atualizações", mas precisa se concentrar em fazê-las funcionar
Red Bull anuncia evento em Curitiba com exibição de carro de F1
F1: Equipes com pilotos estreantes podem 'trapacear' obrigatoriedade de TLs reservados para rookies
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.