Lenda da F1, Stewart diz que GP de Abu Dhabi foi conduzido corretamente por Masi

Em entrevista ao Motorsport.com, tricampeão da categoria máxima concordou com decisões da direção de prova e elogiou Verstappen e Hamilton

Sir Jackie Stewart

Sir Jackie Stewart

Mark Sutton / Motorsport Images

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Jackie Stewart foi entrevistado pelo Motorsport.com recentemente e avaliou os eventos da última corrida da temporada de 2021, onde comentou pela primeira vez sobre o campeonato e o título de Max Verstappen em cima de Lewis Hamilton.

Para o escocês, as decisões tomadas pelo diretor de provas Michael Masi, contestadas pela Mercedes, foram corretas e não "feitas de forma cinematográfica", como comentado por alguns setores da categoria. A maior discussão é sobre os procedimentos com o safety car após a batida de Nicholas Latifi.

Leia também:

"Acho que foi conduzido corretamente, ele tomou a decisão certa e não houve atividade cinematográfica", comentou Stewart. "Isso não era Hollywood, era totalmente real e os fãs estão gostando dessa realidade. Nunca vimos esse final na história do esporte."

Questionado se uma bandeira vermelha era necessária, ele respondeu: "Negativo. Não havia razão para a bandeira vermelha".

Dono de três títulos da F1 (1969, 1971 e 1973) em uma época aclamada pelos mais antigos pelo equilíbrio e o entendimento dos pilotos sobre os carros que conduziam, além da paixão pelo esporte, Stewart acredita que o campeonato de 2021 foi o mais "extraordinário" de todos.

"Nunca vi uma temporada como esta, nunca houve uma temporada tão extraordinária na Fórmula 1", comentou. "O público em geral e o mundo das corridas precisavam de uma mudança. A Mercedes dominou o esporte por tempos, então precisávamos de uma nova equipe para ganhar."

"Embora tenha sido bom ter a Ferrari no pódio no final da temporada, a Red Bull foi a única equipe que poderia vencê-los. Pessoalmente, acho que é um grande sucesso e Verstappen fez um ótimo trabalho. Tenho certeza de que Lewis ficará desapontado, mas não deveria. Ele teve um ótimo ano também."

World Champion Max Verstappen, Red Bull Racing

World Champion Max Verstappen, Red Bull Racing

Fotoğraf: Erik Junius

Stewart acha que Verstappen estará melhor após o primeiro campeonato, assim como Alain Prost disse anteriormente.

"Quando você ganha o título, faz algo que pensava que nunca poderia fazer", disse o escocês. "Depois da conquista, você se sente um pouco mais relaxado. Eu pessoalmente senti isso."

"Lutei melhor para ganhar meu segundo e terceiro e, em seguida, me aposentei. Ganhar e sair foi a melhor coisa de tudo, e nunca mais voltei."

Comentando sobre o esporte, Stewart disse para finalizar: "Acho que a F1 está em uma posição muito forte e tem um futuro brilhante. Stefano Domenicali (CEO da categoria) está fazendo um trabalho de primeira linha, está ficando cada vez maior".

GIAFFONE fala da SAÍDA DA F1 DA GLOBO PARA A BAND, comenta QUÍMICA com colegas e aborda CAOS de 2021

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #155 - Piores da F1 2021: Quais pilotos/equipes decepcionaram? Masi é consenso?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Usuário cria petição online para dar vitória do GP de Abu Dhabi a Hamilton
Próximo artigo F1: Mercedes deve abandonar pintura preta em 2022 e retornar com as 'flechas de prata'

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil