Ligação de presidente da Ferrari foi decisiva em renovação
Novo acordo entre Ferrari e Kimi Raikkonen foi resolvido em questão de horas, após um telefonema do presidente da empresa, Sergio Marchionne, na quinta-feira à noite
Após meses de especulação sobre o futuro de Kimi Raikkonen, a Ferrari causou grande surpresa na manhã desta sexta-feira ao anunciar que o finlandês permaneceria como companheiro de equipe de Sebastian Vettel em 2017.
Falando sobre as razões da decisão, Maurizio Arrivabene disse que o motivador chave foi a retirada de qualquer pressão sobre a situação dos pilotos, quando a equipe precisa de se concentrar nas melhorias do carro.
"Nós confirmamos Kimi porque antes de tudo ele merece", explicou Arrivabene. "Dito isso, estamos buscando os interesses da equipe e não estávamos indo atrás de um outro piloto, mas se concentrando no desenvolvimento do carro."
"Temos dois bons pilotos que nunca foram um problema para nós, portanto, tiramos toda a pressão dos ombros de Kimi nesta decisão."
"Na verdade, isso foi confirmado ontem, após um telefonema do presidente e horas depois estivemos com Kimi. Viramos a página e estamos ansiosos para trabalhar muito duro onde estão os problemas."
Compromisso
Arrivabene disse que os melhores resultados de Raikkonen neste ano foram o suficiente para a Ferrari acreditar que o finlandês tinha o compromisso exigido por ela.
"Foi pedido a ele mostrar seu compromisso e seus resultados, de modo que ele merecia a confirmação para o próximo ano", afirmou.
"Precisávamos de uma espécie de bom ambiente na equipe e os pilotos poderiam ajudar a manter essa atmosfera devido ao fato da equipe ser ainda muito nova, precisamos manter o mesmo compromisso para todos, sem perturbação ou algo novo que poderia quebrar este equilíbrio."
"É uma mensagem de estabilidade."
Ele acrescentou: "Em relação à pressão, você sabe melhor do que eu que nas últimas três ou quatro corridas, cada vez que Kimi estava na coletiva de imprensa perguntavam sobre o seu contrato."
"Pedi muitas e muitas vezes um pouco de respeito pelo piloto que foi campeão mundial com a Ferrari."
"Sei que o apelido dele é Iceman, mas ele é um ser humano. Às vezes na F1, precisamos estar conscientes de que estamos falando com seres humanos, por isso mesmo, o 'Iceman' é um ser humano com suas emoções e acho que ele podia sentir a pressão."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.