Lotus deixa de patrocinar equipe de Enstone, mas nome não muda
Time de Raikkonen e Grosjean, que é controlado pela Genii, não deve sofrer alterações mesmo com fim da parceria
A confusão acerca do nome Lotus ganhou mais um capítulo com o término do contrato de patrocínio do Grupo Lotus na equipe por que correm Kimi Raikkonen e Romain Grosjean.
O time de Enstone, ex-Renault até o ano passado, é controlado pela Genii e usa o nome Lotus devido ao acordo de patrocínio. Era esperado que a montadora comprasse parte da equipe, mas o anúncio do fim da parceria encerra essa possibilidade.
O Grupo Lotus até havia saído vencedor de uma batalha judicial sobre quem teria o direito de usar o mítico nome, uma vez que a equipe hoje chamada Caterham utilizou o nome entre 2010 e 2011, após firmar acordo com os herdeiros do fundador da equipe, Colin Chapman. Mas agora, a empresa malaia que comanda o Grupo desistiu do acordo.
“O acordo de patrocínio e as obrigações da Lotus acabaram. O Grupo Lotus não pode comprar a equipe mais, isso foi feito por nós. Havia essa chance, mas não mais”, afirmou o dono da Genii, Gerard Lopez, à Autosport.
No entanto, o nome da equipe deve continuar o mesmo. “Estamos felizes em manter o nome Lotus por acreditarmos que é um bom nome para a F-1. Preferiríamos ter o maior número de patrocinadores possível, mas se tivermos de bancar o negócio o faremos.”
A ideia de Lopez é que, mesmo sem o acordo com a Lotus, a equipe mantenha o nome e capte outros patrocinadores.
“Quando mudamos o nome de Lotus Renault para Lotus, isso abriu as portas para um patrocinador majoritário. Se levar em conta que fechamos com a Unilever, no que foi provavelmente o maior acordo do ano na F-1, e a Microsoft, que nunca tinha estado na categoria, temos um grande espaço para patrocinadores. Se tivermos um novo patrocinador majoritário, nossa situação de caixa será melhor que nunca.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.