Manutenção de Interlagos e dois palcos novos: veja qual deve ser o calendário das sprints na F1 2024

Formato deve passar por uma reformulação radical para o próximo ano

Lando Norris, McLaren MCL60, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, George Russell, Mercedes F1 W14, o restante da equipe para o reinício

Lando Norris, McLaren MCL60, Lewis Hamilton, Mercedes F1 W14, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, George Russell, Mercedes F1 W14, o restante da equipe para o reinício

Zak Mauger / Motorsport Images

Em meio ao processo de reformulação total do formato para a temporada 2024, a Fórmula 1 aproveitou o fim de semana em Abu Dhabi para anunciar quais GPs seriam os palcos das corridas sprint do próximo ano, em uma lista que conta com dois palcos inéditos para as provas de curta duração.

A única coisa que será mantida sobre as sprints para 2024 é a quantidade: o calendário será composto novamente por seis provas, enquanto o formato segue sendo um mistério.

Leia também:

Após diversas críticas do paddock de que o formato não está entregando o entretenimento esperado, a Comissão da F1 aprovou a mudança do modelo, com a nova proposta ainda sob estudo para ser formalizada no começo de 2024.

Mesmo em meio a essa incerteza, a revista alemã Auto Motor und Sport publicou uma reportagem nesta semana revelando que a F1 já adiantou para as equipes os palcos das sprints em 2024, com a divulgação para o público sendo esperada para os próximos dias.

Das seis provas de 2023, quatro serão mantidas para o próximo ano: Áustria, Austin, Catar e Interlagos. Com isso, o GP de São Paulo se confirma como o principal palco das corridas sprints, sendo a única etapa a receber o evento em todos os quatro anos de sua existência.

A China seria um dos palcos inéditos para as sprints em 2024, em seu retorno à categoria após quatro anos ausente do calendário devido à pandemia da Covid-19. E o outro local seria o GP de Miami, possivelmente uma escolha visando melhorar a recepção do público com a etapa após duas edições bastante mornas.

Com este calendário, a F1 volta a concentrar as sprints assim como em 2023, tendo sido também uma das críticas ao formato neste ano. As etapas da China e de Miami são consecutivas, separadas apenas por um fim de semana de folga. Já as três provas da segunda metade do ano acontecem em um período de apenas cinco semanas.

Confira o provável calendário das corridas sprint de 2024:

Corrida Sprint GP Data da Sprint
1 GP da China 20 de abril
2 GP de Miami 04 de maio
3 GP da Áustria 29 de junho
4 GP dos Estados Unidos 19 de outubro
5 GP de São Paulo 02 de novembro
6 GP do Catar 30 de novembro
 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton 'abre o jogo' sobre 'quase aposentadoria' após Abu Dhabi-2021
Próximo artigo F1: Verstappen terá que pagar valor recorde pela superlicença após domínio em 2023; confira lista

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil