Marko critica direção de prova por inconsistência com Verstappen: "Hamilton saiu da pista diversas vezes"
Consultor disse que enquanto Verstappen recebeu advertência sobre punição após sair da pista apenas uma vez, Hamilton usou a curva 4 diversas vezes

A disputa entre Lewis Hamilton e Max Verstappen pela vitória no GP do Bahrein de Fórmula 1 segue dando o que falar pelo paddock da categoria. A bola da vez foi o consultor da Red Bull, Helmut Marko, que criticou a direção de prova pela inconsistência nas decisões, com Verstappen sendo obrigado a devolver a posição após uma única saída da pista em contraste com Hamilton, que usou o artifício diversas vezes ao longo da prova.
Após a sua segunda parada, Verstappen tinha cerca de dezoito voltas para reduzir a diferença para Hamilton e retomar a liderança da prova. Apesar de se aproximar rapidamente, o holandês conseguiu a ultrapassagem a apenas três voltas do fim mas, para isso, acabou usando o lado de fora da pista na curva 4, algo que estava proibido pela direção de prova, já que significava "uma vantagem".
Leia também:
Com isso, o holandês foi instruído pela equipe a devolver a posição, para evitar uma possível punição pelos comissários, mas não conseguiu bater de frente com Hamilton novamente, e o heptacampeão acabou com a primeira vitória de 2021.
O caso levantou muita polêmica porque Hamilton e Bottas estavam saindo da pista na mesma curva para ganhar tempo, algo que estava permitido segundo as notas do diretor de prova, Michael Masi. Mas Masi mudou a diretriz no meio da corrida, alertando a Mercedes que o britânico poderia levar advertências caso seguisse fazendo isso.
Em entrevista à ServusTV, que pertence à Red Bull, Marko falou sobre a situação de Verstappen na disputa e como que Hamilton aplicou uma estratégia diferente para segurar o holandês.
"Max nem sequer havia voltado à pista quando nos informaram que teríamos que deixar Hamilton passar. Não sei o que teria acontecido se não tivéssemos feito isso. Max pensa que teria sido a solução mais desportiva".
"Depois disso, claro, Hamilton seguiu de forma inteligente, baixando deliberadamente o ritmo até ultrapassar Max de novo. Seus pneus estavam praticamente acabados. Depois parecem ter se recuperado. E devido à sujeira de nossos pneus, não conseguimos atacar novamente".
Marko ainda criticou a direção de prova de forma indireta ao apontar que, enquanto o caso de Verstappen aconteceu apenas uma vez, Hamilton escapou da pista diversas vezes na curva 4, sem tomar nenhuma advertência ou ameaça de posição.
"Se vocês observarem, Lewis saiu da pista na curva quatro diversas vezes. Já Max saiu apenas uma vez... Com os pneus sujos, ele não teve mais chances de atacar, apenas na última volta. Só que para bater a Mercedes, você precisa ser perfeito".
Hamilton VERSUS Verstappen, a POLÊMICA do Bahrein e + com FELIPE DRUGOVICH | RETA FINAL
Parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil
Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!
PODCAST: Temporada 2021 marca nova era na cobertura do esporte a motor na TV?

F1: Red Bull deve estar ainda melhor na etapa de Ímola; saiba mais
F1: Wolff e Horner comentam sobre especulações de Russell e Verstappen na Mercedes em 2022

Últimas notícias
F1: Rachel Loh, engenheira e comissária da CBA, atuará no GP de Singapura
Ela foi selecionada por programa da FIA que tem por objetivo estimular diversidade no automobilismo
F1 - Wolff, Horner, Binotto...Chefes de equipe: Quem são e o que fazem?
O papel de um chefe de equipe é variado e importante, mas…Quem eles realmente são e o que fazem na prática?
Audi adverte que ainda não tomou decisão de entrar na F1
Montadora diz que quer estudar novos regulamentos de motores de 2026 antes de anunciar possível entrada na categoria, acrescentando que as férias da empresa atrasam a decisão
F1: Mudança tardia na regra do assoalho para 2023 vai ajudar equipes do topo?
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA finalmente aprovou as mudanças nas regras para abordar os quiques para próxima temporada