Recomendado para você

Chefe da McLaren classifica atual geração da F1 como a melhor da história

Chefe da McLaren classifica atual geração da F1 como a melhor da história

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Chefe da McLaren classifica atual geração da F1 como a melhor da história
F1: Verstappen aponta momento em que perdeu o título de 2025

F1: Verstappen aponta momento em que perdeu o título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen aponta momento em que perdeu o título de 2025
ANÁLISE: Elkann atira contra Hamilton e Leclerc, mas culpa da crise da Ferrari na F1 é mesmo dos pilotos?

ANÁLISE: Elkann atira contra Hamilton e Leclerc, mas culpa da crise da Ferrari na F1 é mesmo dos pilotos?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE: Elkann atira contra Hamilton e Leclerc, mas culpa da crise da Ferrari na F1 é mesmo dos pilotos?
Moto3: Noah Dettwiler recebe alta do hospital e volta para casa após grave acidente na Malásia

Moto3: Noah Dettwiler recebe alta do hospital e volta para casa após grave acidente na Malásia

Moto3
Moto3
Moto3: Noah Dettwiler recebe alta do hospital e volta para casa após grave acidente na Malásia
Browning fará TL1 de Abu Dhabi pela Williams; veja lista de novatos da F1 2025

Browning fará TL1 de Abu Dhabi pela Williams; veja lista de novatos da F1 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Browning fará TL1 de Abu Dhabi pela Williams; veja lista de novatos da F1 2025
WEC: Após aposentadoria de Button, Cadillac anuncia ex-F1 como substituto para 2026

WEC: Após aposentadoria de Button, Cadillac anuncia ex-F1 como substituto para 2026

WEC
WEC
WEC: Após aposentadoria de Button, Cadillac anuncia ex-F1 como substituto para 2026
MotoGP busca retorno do GP da China depois de 17 anos; Tailândia renova contrato

MotoGP busca retorno do GP da China depois de 17 anos; Tailândia renova contrato

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
MotoGP busca retorno do GP da China depois de 17 anos; Tailândia renova contrato
F1: Racing Bulls toma atitude sobre gesto de funcionário no pódio de Interlagos; entenda

F1: Racing Bulls toma atitude sobre gesto de funcionário no pódio de Interlagos; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Racing Bulls toma atitude sobre gesto de funcionário no pódio de Interlagos; entenda

Massa acredita que corrida terá estratégias arriscadas

Com o novo regulamento, que forçará os pilotos a, no mínimo, dois pit stops, brasileiro afirma que times devem arriscar mais em busca de posições

Massa: ano novo, otimismo renovado

Para Felipe Massa, a temporada 2011 da F-1 será algo diferente do que todos os pilotos, equipes e torcedores estavam acostumados até hoje. Tudo graças às novas tecnologias introduzidas no regulamento e os compostos de pneus fornecidos pela Pirelli.

Com as novidades, principalmente a disparidade de tipos de borracha que serão levados para as corridas, as provas não serão mais monótonas, abrindo um leque de variáveis, com muitos pit stops previstos para acontecer nas etapas.

"Se olharmos o que acontecia no ano passado, a gente classificava, largava, cumpria uma parada obrigatória e acabou. A classificação era muito importante, pois ultrapassar era difícil e a estrategia era igual. Neste ano será diferente", afirma, em entrevista acompanhada pelo TotalRace.

"Claro que a classificação contará muito e, mesmo com o novo sistema da asa móvel, não será simples para nós, mas será bom para o espetáculo. Ao mesmo tempo, a corrida terá no mínimo duas paradas – ou três, dependendo da pista. Creio que pode acontecer uma situação diferente da que estamos acostumados", destaca, chamando a atenção para o fato de que muitas equipes ousarão na tática para surpreender.

"O melhor carro é sempre o melhor, independentemente de estrategia e tempo. É a chance de ganhar, mas isso abre um pouco mais a possibilidade de uma equipe que optou por um risco diferente de ganhar posições com a estrategia. O importante é entender 100% a melhor tática e o jeito de usar os pneus durante a corrida. Isso pode fazer uma diferença maior que no ano passado".

Massa também se sente seguro em relação à Ferrari F150º Italia, que resolveu os problemas crônicos do modelo anterior: "Testes são testes e corridas são corridas. O mais importante é que o carro se comportou bem e foi o que mais andou. Tivemos poucos problemas, mas era lá que eles poderiam acontecer. Não posso dizer que fomos lentos."

"Entendemos como funciona tudo, o regulamento, os novos pneus; tudo isso serviu para a gente ter uma ideia de como vai começar o campeonato. Do lado da performance, vamos ter uma percepção melhor depois da classificação. O importante é chegar com tudo pronto, pois vamos sair daqui com uma ideia mais clara."

Por fim, o vice-campeão de 2008 se diz confortável com a asa móvel e o retorno do Kers. "Nos treinos, sempre que tiver uma reta a asa será usada para ganhar velocidade. Na corrida você não vai usar nunca, só quando estiver um segundo atrás. Antes de guiar o carro eu estava preocupado, mas depois que guiei e com o sistema desenvolvido, me senti totalmente automático. Não vejo problemas."

Artigo anterior Alonso: "Espero Felipe bem forte neste ano"
Próximo artigo Karthikeyan admite desafio de fogo em 2011

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros