McLaren deve voltar a ter motor Mercedes em 2021
Equipe britânica está em estágio avançado de negociação para reviver parceria que rendeu três títulos mundiais de pilotos
A McLaren está pronta para uma nova mudança de motores, com a volta da Mercedes em 2021, revelaram fontes, à medida que a equipe baseada em Woking continua sua tentativa de voltar às vitórias.
Embora o time tenha feito um bom progresso após a mudança de unidades para Renault no ano passado, entende-se que a escolha do motor após o vencimento do contrato atual, em 2020, fez parte da avaliação realizada pelo novo chefe da equipe, Andreas Seidl.
Ele já anunciou planos ambiciosos para construir seu próprio túnel de vento em Woking e, ciente de que as novas regras de 2021 oferecem uma grande chance de voltar às vitórias, suas opções de motores foram analisadas de perto.
O Motorsport.com apurou que sua rota preferida foi garantir o fornecimento da Mercedes. Foi sugerido que as negociações estão agora em um estágio avançado e que um acordo pode ser fechado.
No entanto, a Mercedes e a McLaren se recusaram a comentar o assunto quando abordadas pelo Motorsport.com.
Embora a McLaren tenha desfrutado de um bom desempenho com a Renault nesta temporada, ela também enfrenta frustrações quando o assunto é confiabilidade.
Após uma série de abandonos, Seidl admitiu recentemente que está decepcionado com as oportunidades perdidas, por conta desses problemas.
"A Renault está fazendo um grande esforço para trazer atualizações ao longo da temporada, o que é encorajador de ver. Mas é claro, é decepcionante ter todas essas punições e abandonos nas corridas", disse ele.
"É importante que tenhamos um relacionamento transparente e aberto, e que analisemos os problemas e tentemos resolvê-los juntos".
A McLaren teve seus sucessos mais recentes na Fórmula 1 com a Mercedes em uma parceria que durou de 1995 a 2014. Ganhou os campeonato de pilotos com Mika Hakkinen 1998/1999 e com Lewis Hamilton em 2008.
Com a Mercedes comprometida com a Williams até 2025, uma parceria com a McLaren significaria que quaisquer acordos adicionais com clientes precisariam da aprovação da FIA.
O artigo 8.3 do Regulamento Esportivo da F1 diz: "Um grande fabricante não pode fornecer direta ou indiretamente motores para mais de três equipes, sem o consentimento da FIA".
A confirmação da renovação do contrato com a Racing Point exigiria, portanto, a aprovação do órgão, mas isso provavelmente seria uma formalidade.
No entanto, o artigo 9 do Regulamento Esportivo, que trata do número de acordos de fornecimentos, poderia ser interpretado de forma a permitir que a Mercedes tenha um terceiro cliente, sem necessidade de aprovações.
A decisão da Mercedes pode significar que a Renault ficará sem clientes até 2021, a menos que a Racing Point decida fazer uma troca ou que a Honda decida desistir das equipes da Red Bull.
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