Recomendado para você

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge
Últimas notícias

Mercedes se opõe à proposta de corrida de classificação com grid invertido

A equipe se colocou contra a proposta e, caso não mude de ideia, o projeto não será aprovado, por precisar de unanimidade

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Em reunião realizada na sexta-feira, a Fórmula 1 propôs testar um novo formato para os GPs na segunda corrida realizada na Áustria, prevista para 12 de julho. A ideia seria trocar o treino classificatório por uma corrida de classificação com grid invertido. Porém, uma equipe já afirmou que é contra a ideia: a Mercedes.

Para que a proposta seja aprovada e repassada para o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA para ratificação, é necessário votação unânime das equipes. A decisão deve ser tomada na semana que vem.

Leia também:

Corridas com grid invertido já estão em discussão há alguns anos dentro da categoria, e após algumas corridas de simulação, a maioria das equipes se posicionou contra. Porém, a proposta voltou a campo novamente na sexta em uma reunião online entre chefes de equipe, a FIA e a F1.

Com as novas regras técnicas e financeiras aprovadas para os próximos anos, a reunião de sexta focou nos planos para a proposta inicial de oito corridas na Europa, começando na Áustria em julho, e como as operações com portões fechados irão funcionar.

O grid invertido é uma tentativa da Liberty e da FIA para atrair interesse à segunda corrida no Red Bull Ring, em um momento que as emissoras de TV começaram a questionar o valor de fazer mais de uma corrida no mesmo lugar. Elas também veem a chance como um teste para introduzir em 2022.

Vários formatos foram discutidos na reunião, e o consenso tirado foi que uma versão definitiva deve ser compilada pela FIA. Ela foi enviada para os chefes de equipe no sábado para uma melhor avaliação.

A ideia é que uma corrida de classificação de 30 minutos substituísse o treino de classificação no segundo final de semana, com o grid seguindo a ordem inversa da classificação do mundial. Após a corrida, os carros ficaram no parque fechado.

O resto do final de semana seguiria normalmente, com os três treinos livres. As punições, como troca de caixa de câmbio, que fossem dadas após o terceiro treino livre, valeriam apenas para a corrida do domingo.

Assim, no caso da Áustria, o grid para a corrida classificatória no segundo final de semana seria basicamente a ordem inversa da classificação final da corrida do domingo anterior, o que significa que o vencedor largaria em último, enquanto o primeiro a abandonar largaria na pole.

No momento, a única rodada dupla que está nos planos da categoria é de Silverstone, que, em teoria, deve receber a quarta e quinta etapas da temporada, após duas provas na Áustria e uma na Hungria.

Porém, existe a possibilidade de outra rodada dupla no Bahrein no final do ano, e outros circuitos europeus podem receber mais etapas dependendo do andamento do calendário, em especial com relação às provas na América e na Ásia.

Apesar da FIA ter introduzido a regra dos 60% como caráter emergencial para os planos da temporada 2020, o projeto do grid invertido não é considerado uma prioridade, então ainda há a necessidade de votação unânime.

Foi apurado que, enquanto a maioria das equipes, incluindo a Ferrari, se mostraram favoráveis ao plano, a Mercedes deixou claro que é contra a ideia e uma quantidade menor afirmou que precisa de mais tempo para avaliar.

A decisão deve ser tomada rapidamente, porque há uma reunião nesta quarta do grupo de trabalhos desportivos da F1.

A Mercedes se mostrou contra a ideia pelas consequências óbvias que isso traria à equipe. A pré-temporada sugeriu que a equipe continua sendo a mais rápida do grid e por isso se colocou contra a qualquer modificação do tipo que possa ser introduzida.

A equipe já aceitou anteriormente uma forma de aproximação das rivais com as novas regras de pesquisa e desenvolvimento de aerodinâmica, que criará uma escala de uso do túnel de vento com base na classificação do campeonato.

O calendário europeu deve ser divulgado nesta segunda-feira, apesar da versão mais recente não contar com nenhuma prova além da Itália, em 06 de setembro.

Relembre todos os carros da Mercedes na F1

1954: Mercedes-Benz W 196 R
1954: Mercedes-Benz W 196 R
1955: Mercedes-Benz W 196 R
2010: Mercedes MGP W01
2011: Mercedes MGP W02
2012: Mercedes F1 W03
2013: Mercedes F1 W04
2014: Mercedes F1 W05 Hybrid
2015: Mercedes F1 W06 Hybrid
2016: Mercedes F1 W07 Hybrid
2017: Mercedes F1 W08 Hybrid
2018: Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+
2019: Mercedes AMG W10
2020: Mercedes AMG F1 W11
2020: Mercedes AMG F1 W11
2020: Mercedes AMG F1 W11
2020: Mercedes AMG F1 W11
17

VÍDEO: Entenda o que há de verdade na possível volta de Alonso à F1

PODCAST #046: Entrevista com Reginaldo Leme: a lenda na cobertura da F1

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Hamilton critica mundo do automobilismo por silêncio em meio à protestos por morte de Floyd: "Vocês não nos apoiam"
Próximo artigo Após críticas de Hamilton, mundo da F1 quebra silêncio e se manifesta sobre morte de Floyd

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros