Mercedes vê Hamilton 25% na Ferrari, mas nega busca por substituto

Chefe da equipe alemã, Toto Wolff pondera fatores da decisão do piloto e espera definição para ir atrás de potenciais substitutos
Chefe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff tem "75%" de certeza de que Lewis Hamilton permanecerá na equipe para além de 2020, mas prefere não subestimar os “25%” de chance de a Ferrari de contratar o britânico. O dirigente, porém, nega que esteja “pescando” pilotos para uma eventual substituição ao hexacampeão. De acordo com o austríaco, as Flechas de Prata aguardam um posicionamento de seu competidor.
A declaração de Wolff vem após algumas polêmicas no último fim de semana, que encerrou a temporada 2019 da F1 em Abu Dhabi. Questionado sobre Hamilton, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, mostrou-se animado com a disponibilidade do piloto no mercado de 2021. Repercutindo o caso, Wolff disse que não via problemas na conversa entre seu competidor e a equipe rival. Já o britânico agradeceu o “primeiro elogio da Ferrari em 13 anos”.
Leia também:
De todo modo, o fato é que Hamilton tem contrato com a Mercedes apenas até o fim da temporada 2020. Na imprensa italiana, crava-se que o hexacampeão teve encontros com o presidente da Ferrari, John Elkann, em algumas ocasiões neste ano.
Além disso, a situação de Hamilton é compartilhada por outros pilotos de ponta da F1. O britânico não é o único sem vínculo fixado para 2021: outro piloto da Mercedes, o finlandês Vatteri Bottas é um deles, junto do alemão Sebastian Vettel, da Ferrari. Veja todos os carros da escuderia abaixo:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images
Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead
1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center
Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi
1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images
Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images
Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon
1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images
Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips
1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images
Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips
1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images
Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips
1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images
Piloto: Ritchie Ginther
1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips
1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images
Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images
Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella
1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images
Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images
Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti
1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images
Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees
1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images
Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams
1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images
Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez
1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images
Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez
1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images
Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni
1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies
Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni
1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images
Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario
1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni
1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve
1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images
Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images
Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve
1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo
Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve
1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images
Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve
1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images
Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay
1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images
Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux
1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson
1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson
1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images
Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger
1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images
Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell
1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost
1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images
Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost
1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images
Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost
1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini
1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images
Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli
1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini
1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images
Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger
1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images
Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher
1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher
2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images
Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher
2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher
2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen
2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa
2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt
Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen
2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel
2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari
Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel
O nome mais comentado, porém, é o de Max Verstappen, da Red Bull. O holandês é o mais cotado para substituir Hamilton na Mercedes caso o hexacampeão vá para a Ferrari ou outra equipe da categoria máxima do automobilismo mundial.
Tendo esse cenário em vista, Wolff voltou a ser questionado sobre a probabilidade de o britânico permanecer no time germânico. "Eu classificaria em 75%. Pelo lado racional, tudo indica a continuidade do relacionamento, de ambos os lados”, respondeu o dirigente.
“Mas, igualmente, há uma margem de 25% sobre a qual não estamos no controle. Então, veremos como os próximos meses se sairão”, ponderou o chefe da Mercedes, apontado como fundamental para que Hamilton fique nas Flechas de Prata.
Para o austríaco, a “prioridade” do piloto será um projeto que entregue um carro de ponta, mas “haverá componentes como incentivos financeiros e tudo isso no final se torna um pacote”. Segundo Wolff, "isso é completamente normal, todos nós avaliaríamos".
"Um piloto desse nível sempre saberá que pode causar impacto em uma equipe. Não quero cometer o erro de subestimar o potencial da Ferrari. Mas, se você olhar para isso de um ponto de vista racional, tudo indica que vamos continuarmos a jornada juntos”.
De todo modo, o chefe da Mercedes garante que não busca um piloto para a vaga de Hamilton: "Não estamos pescando ninguém antes que Lewis e nós tenhamos essa discussão. E isso ainda não aconteceu porque queríamos encerrar a temporada, agora veremos”.
Hamilton segue perseguição ao recorde de Schumacher
Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1

Foto de: LAT Images
O italiano venceu a primeira prova da história da Fórmula 1, em 13 de maio de 1950, no autódromo de Silverstone. Farina ainda encerraria aquela temporada como campeão, desbancando grande rival, Juan Manuel Fangio.
Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina

Foto de: LAT Images
Fangio não permitiu que seu companheiro de equipe estabelecesse uma hegemonia na F1. Apesar de perder o título para Farina, o argentino terminou o ano empatado em vitórias - 3x3.
Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas

Foto de: LAT Images
Os dois primeiros da foto, Fangio e Farina, alternaram-se como maiores vitoriosos até a metade da segunda temporada, quando estavam empatados em 4x4. A rivalidade se estendeu para os títulos dos dois primeiros anos: 1x1.
Alberto Ascari iguala Fangio em 1952

Foto de: LAT Images
O italiano Ascari igualou marca estabelecida por Fangio, chegando a sua quinta vitória no GP da Inglaterra de 1952, depois disso, Ascari estabeleceria o primeiro reinado da F1.
Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1

Foto de: LAT Images
Em 1953, Ascari chegou à marca de 13 vitórias, recorde que imperou na categoria por 21 corridas. Naquele ano, pilotando uma Ferrari, Ascari ainda se tornaria o primeiro bicampeão da história.
Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955

Foto de: LAT Images
Juan Manuael Fangio igualou o recorde de Ascari no GP da Itália em 1954 e superou a marca no início do ano seguinte, em uma corrida em sua terra natal, a Argentina. Durante a corrida, o carro de Fangio quebrou e ele pegou o de seu companheiro, Luigi Musso, para vencer a corrida, algo permitido na época.
Fangio: Reinado de títulos e vitórias

Foto de: Maserati Media Center
Em 1957, Fangio alcançou sua 24ª e última vitória na F1. Seu império só chegou ao fim 120 corridas e 13 anos depois.
Jim Clark igualou Fangio em 1967

Foto de: Ford Motor Company
O argentino foi destronado por um escocês voador. Jim Clark, em 1967, chegou às mesmas 24 vitórias no GP do México.
Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos

Foto de: LAT Images
A África do Sul, em 1968, foi palco da vitória 25 de Clark, que o isolou à frente. O bicampeão morreria no mesmo ano, em Hockenheim.
Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
O reinado Clark teve duração de 5 anos (68 GPs). Curiosamente, foi derrubado por um compatriota: Jackie Stewart.
O quarto reinado: Jackie Stewart

Foto de: Ercole Colombo
Stewart, que conquistou o tricampeonato, igualou as 25 vitórias de Clark em Mônaco, em 1973, e o ultrapassou na Holanda.
Jackie Stewart somou 27 vitórias

Foto de: LAT Images
O tempo de Stewart no trono durou impressionantes 14 anos, em um total de 218 GPs.
Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984

Foto de: LAT Images
Em 1985, Niki Lauda e Alain Prost, os dois que mais se aproximavam de Stewart, terminaram o ano próximos do escocês. O austríaco fechou com 25 vitórias, empatado com Jim Clark. O francês tinha 21.
Alain Prost iguala recorde de Stewart

Foto de: Sutton Motorsport Images
Foi apenas dois anos mais tarde (1987) que Prost igualou e passou Stewart. Em Spa, o então bicampeão chegou às 27 vitórias.
Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images
Em Estoril, alcançou a vitória 28, transformando-se no recordista. Prost só foi batido 229 corridas depois, totalizando 14 anos de reinado.
Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images
Neste mesmo GP de Portugal de 87, Nelson Piquet era o brasileiro mais bem colocado. Somava 20 triunfos na ocasião.
Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna

Foto de: LAT Images
Durante a dinastia Prost, o maior rival do francês começava a conquistar seu próprio território: Ayrton Senna.
Senna foi o segundo a bater marca de Stewart

Foto de: Sutton Motorsport Images
O brasileiro foi o segundo piloto a passar Stewart. Isso ocorreu em Interlagos, em 1991, na sua vitória de número 28.
Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança

Foto de: Sutton Motorsport Images
Na ocasião, o ranking de vitórias tinha Prost com 44, Senna com 28 e Stewart com 27. Piquet acumulava 22 e Mansell 16.
Nigel Mansell também superou marca de Stewart

Foto de: LAT Images
O terceiro piloto a deixar Stewart para trás foi Mansell. O britânico conseguiu a vitória 28 diante da sua torcida, em Silverstone, 1992.
Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria

Foto de: LAT Images
Meses mais tarde, ainda em 1992, um jovem promissor e que disputaria o Reinado das Pistas vencia sua primeira prova. Em Spa, Michael Schumacher terminou em primeiro.
Alain Prost se aposenta como Rei

Foto de: Sutton Motorsport Images
A temporada 1993 foi a última de Prost no grid. E foi a chance que ele teve de ampliar a hegemonia que criou. Fechou sua marca com 51 vitórias, uma delas obtida em Hockenheim.
Senna ameaçava destronar Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images
Aquele temporada terminou com Ayrton Senna somando 41 vitórias. Era o candidato mais provável a roubar o trono de Prost.
Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1

Foto de: XPB Images
Infelizmente, o brasileiro não pôde quebrar o recorde do rival Prost. No dia 1º de maio, em Imola, faleceu após acidente na curva Tamburello.
Caminho para o trono estava livre para Schumacher

Foto de: LAT Images
Sem Prost e Senna, a Fórmula 1 via o início da construção do maior "Império" da categoria. Schumacher consolidava-se como o maior da sua geração.
Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost

Foto de: Ferrari Media Center
A partir de 2000, Schumacher e Ferrari estabeleceram nova dinastia na categoria. O alemão igualou Prost em títulos e vitórias na mesma corrida.
O novo imperador chega ao Trono

Foto de: Ferrari Media Center
A supremacia de Schumi aconteceu em Spa, no mesmo ano. O alemão alcançou o recorde de 52 vitórias na mesma pista que estreou e venceu pela primeira vez na carreira.
Schumacher comemora sua vitória número 91

Foto de: Ferrari Media Center
Após alcançar incríveis 7 títulos, Schumacher estabeleceu o novo "sarrafo" para as próximas gerações em 91 vitórias, marca considerada impossível de ser repetida.
Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH
Assim que Schumacher se aposentou, uma nova geração começou a ganhar força. Fernando Alonso foi aquele que interrompeu a hegemonia de títulos (2005 e 2006).
Lewis Hamilton chegou com tudo na F1

Foto de: Sutton Motorsport Images
Lewis Hamilton estreou no grid em 2007. Brigou pelo título já no ano de estreia. Foi campeão na temporada seguinte.
Outro postulante ao trono surgia em 2007

Foto de: Sutton Motorsport Images
Também em 2007, Sebastian Vettel fez sua primeira corrida, ainda pela BMW. No ano seguinte, estrearia como piloto regular pela Toro Rosso.
Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Alonso alcançou menos do que se esperava. Terminou a carreira no ano passado com 32 vitórias, uma a mais que Mansell, 9 a menos que Senna.
Vettel chegou a ser visto como grande ameaça

Foto de: Sutton Motorsport Images
Vettel, pelos anos dominantes de Red Bull, parecia ser aquele que "caçaria" o compatriota Schumacher. Após o seu tetracampeonato, aos 26 anos, já tinha 39 vitórias.
Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Mas na Ferrari reduziu o ritmo. Somou mais 14 conquistas, chegando a 53 triunfos.
Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono

Foto de: Sutton Motorsport Images
Enquanto Vettel sofre na Ferrari, Hamilton sobra na Mercedes. Antes de seguir para a escuderia alemã, o inglês já acumulava 21 vitórias.
Um novo rei na F1?

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Com a Mercedes, já foram quatro títulos, com mais 62 vitórias, totalizando 82.
Trono na mira

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
O inglês está 7 vitórias atrás de Schumacher. Se conseguir manter a média de vitórias por ano, alcançará o alemão em 2020.
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior
Raio-x: entenda a temporada 2019 da F1 em números e curiosidades
Próximo artigo
Bottas supera Vettel no 1º teste de pós-temporada em Abu Dhabi

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Mercedes Compre Agora |
Autor | Scott Mitchell |
Mercedes vê Hamilton 25% na Ferrari, mas nega busca por substituto
Corrida
Sessão | Data | Horário local Seu horário | Conteúdo |
Treino Livre 1 | sex 29 nov sex 29 nov | 06:00 13:00 | |
Treino Livre 2 | sex 29 nov sex 29 nov | 10:00 17:00 | |
Treino Livre 3 | sáb 30 nov sáb 30 nov | 07:00 14:00 | |
Treino Classificatório | sáb 30 nov sáb 30 nov | 10:00 17:00 | |
Corrida | dom 1 dez dom 1 dez | 10:10 17:10 | |