Fórmula 1
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

Mercedes vê Hamilton 25% na Ferrari, mas nega busca por substituto

compartilhar
comentários
Mercedes vê Hamilton 25% na Ferrari, mas nega busca por substituto
Por:
Co-autor: Jonathan Noble
3 de dez de 2019 12:57

Chefe da equipe alemã, Toto Wolff pondera fatores da decisão do piloto e espera definição para ir atrás de potenciais substitutos

Chefe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff tem "75%" de certeza de que Lewis Hamilton permanecerá na equipe para além de 2020, mas prefere não subestimar os “25%” de chance de a Ferrari de contratar o britânico. O dirigente, porém, nega que esteja “pescando” pilotos para uma eventual substituição ao hexacampeão. De acordo com o austríaco, as Flechas de Prata aguardam um posicionamento de seu competidor.

A declaração de Wolff vem após algumas polêmicas no último fim de semana, que encerrou a temporada 2019 da F1 em Abu Dhabi. Questionado sobre Hamilton, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, mostrou-se animado com a disponibilidade do piloto no mercado de 2021. Repercutindo o caso, Wolff disse que não via problemas na conversa entre seu competidor e a equipe rival. Já o britânico agradeceu o “primeiro elogio da Ferrari em 13 anos”.

Leia também:

De todo modo, o fato é que Hamilton tem contrato com a Mercedes apenas até o fim da temporada 2020. Na imprensa italiana, crava-se que o hexacampeão teve encontros com o presidente da Ferrari, John Elkann, em algumas ocasiões neste ano.

Além disso, a situação de Hamilton é compartilhada por outros pilotos de ponta da F1. O britânico não é o único sem vínculo fixado para 2021: outro piloto da Mercedes, o finlandês Vatteri Bottas é um deles, junto do alemão Sebastian Vettel, da Ferrari. Veja todos os carros da escuderia abaixo:

Galeria
Lista

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
1/72

Foto de: Ferrari

1950: Ferrari 125

1950: Ferrari 125
2/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giovanni Bracco, Raymond Sommer, Luigi Villoresi, Peter Whitehead

1950-1951: Ferrari 375

1950-1951: Ferrari 375
3/72

Foto de: Ferrari Media Center

Piloto: Alberto Ascari, Dorino Serafini, Luigi Villoresi, Piero Taruffi, Jose Froilan Gonzalez, Chico Landi

1952-1953: Ferrari 500

1952-1953: Ferrari 500
4/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, André Simon, Piero Taruffi, Luigi Villoresi

1953-1954: Ferrari 553 Squalo

1953-1954: Ferrari 553 Squalo
5/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Piero Carini, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Robert Manzon

1954-1955: Ferrari 625

1954-1955: Ferrari 625
6/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Alberto Ascari, Eugenio Castellotti, Giuseppe Farina, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
7/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Giuseppe Farina, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Umberto Maglioli, Harry Schell, Piero Taruffi, Maurice Trintignant

1956-1957: Lancia-Ferrari D50

1956-1957: Lancia-Ferrari D50
8/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Juan Manuel Fangio, Paul Frère, Olivier Gendebien, Mike Hawthorn, Luigi Musso, André Pilette, Wolfgang von Trips

1957: Lancia-Ferrari 801

1957: Lancia-Ferrari 801
9/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Eugenio Castellotti, Peter Collins, Alfonso de Portago, Jose-Froilan Gonzalez, Mike Hawthorn, Luigi Musso, Cesare Perdisa, Maurice Trintignant, Wolfgang von Trips

1958-1960: Ferrari 246

1958-1960: Ferrari 246
10/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Cliff Allison, Jean Behra, Tony Brooks, Peter Collins, Olivier Gendebien, Ritchie Ginther, Jose-Froilan Gonzalez, Dan Gurney, Mike Hawthorn, Phil Hill, Willy Mairesse, Luigi Musso, Wolfgang von Trips

1960: Ferrari 246P

1960: Ferrari 246P
11/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Ritchie Ginther

1961-1962: Ferrari 156

1961-1962: Ferrari 156
12/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Olivier Gendebien, Richie Ginther, Phil Hill, Willy Mairesse, Pedro Rodriguez, Ricardo Rodriguez, Wolfgang von Trips

1963: Ferrari 156/63

1963: Ferrari 156/63
13/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Willy Mairesse, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1964-1965: Ferrari 158

1964-1965: Ferrari 158
14/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, John Surtees, Nino Vaccarella

1964-1965: Ferrari 1512

1964-1965: Ferrari 1512
15/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Pedro Rodriguez, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1966: Ferrari 246/66

1966: Ferrari 246/66
16/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Giancarlo Baghetti, Lorenzo Bandini, Ludovico Scarfiotti

1966-1967: Ferrari 312

1966-1967: Ferrari 312
17/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Lorenzo Bandini, Mike Parkes, Ludovico Scarfiotti, John Surtees

1967-1968: Ferrari 312/67

1967-1968: Ferrari 312/67
18/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Lorenzo Bandini, Derek Bell, Andrea de Adamich, Jacky Ickx, Ludovico Scarfiotti, Jonathan Williams

1968-1969: Ferrari 312/68

1968-1969: Ferrari 312/68
19/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Derek Bell, Jacky Ickx, Pedro Rodriguez

1969: Ferrari 312/69

1969: Ferrari 312/69
20/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Tino Brambilla, Pedro Rodriguez

1969-1971: Ferrari 312B

1969-1971: Ferrari 312B
21/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Chris Amon, Mario Andretti, Ignazio Giunti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni

1971-1973: Ferrari 312B/2

1971-1973: Ferrari 312B/2
22/72

Foto de: Lucien Harmegnies

Piloto: Mario Andretti, Nanni Galli, Jacky Ickx, Arturo Merzario, Clay Regazzoni

1973: Ferrari 312B3-73

1973: Ferrari 312B3-73
23/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jacky Ickx, Arturo Merzario

1974-1975: Ferrari 312B3-74

1974-1975: Ferrari 312B3-74
24/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1975-1976: Ferrari 312T

1975-1976: Ferrari 312T
25/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni

1976-1978: Ferrari 312T2

1976-1978: Ferrari 312T2
26/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Niki Lauda, Clay Regazzoni, Carlos Reutemann, Gilles Villeneuve

1978-1979: Ferrari 312T3

1978-1979: Ferrari 312T3
27/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Carlos Reutemann, Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1979: Ferrari 312T4

1979: Ferrari 312T4
28/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1980: Ferrari 312T5

1980: Ferrari 312T5
29/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Jody Scheckter, Gilles Villeneuve

1981: Ferrari 126CK

1981: Ferrari 126CK
30/72

Foto de: Ercole Colombo

Piloto: Didier Pironi, Gilles Villeneuve

1982: Ferrari 126C2

1982: Ferrari 126C2
31/72

Foto de: LAT Images

Piloto: Mario Andretti, Didier Pironi, Patrick Tambay, Gilles Villeneuve

1983: Ferrari 126C2B

1983: Ferrari 126C2B
32/72

Foto de: Ercole Colombo

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1983: Ferrari 126C3

1983: Ferrari 126C3
33/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: René Arnoux, Patrick Tambay

1984: Ferrari 126C4

1984: Ferrari 126C4
34/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Rene Arnoux

1985: Ferrari 156/85

1985: Ferrari 156/85
35/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, René Arnoux, Stefan Johansson

1986: Ferrari 156/85

1986: Ferrari 156/85
36/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Stefan Johansson

1987: Ferrari F1-87

1987: Ferrari F1-87
37/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1988: Ferrari F1-87/88C

1988: Ferrari F1-87/88C
38/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Michele Alboreto, Gerhard Berger

1989: Ferrari 640

1989: Ferrari 640
39/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Gerhard Berger, Nigel Mansell

1990: Ferrari 641

1990: Ferrari 641
40/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nigel Mansell, Alain Prost

1991: Ferrari 642

1991: Ferrari 642
41/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Alain Prost

1991: Ferrari 643

1991: Ferrari 643
42/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gianni Morbidelli, Alain Prost

1992: Ferrari F92A

1992: Ferrari F92A
43/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli, Nicola Larini

1992: Ferrari F92AT

1992: Ferrari F92AT
44/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Ivan Capelli

1993: Ferrari F93A

1993: Ferrari F93A
45/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1994: Ferrari 412T1

1994: Ferrari 412T1
46/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger, Nicola Larini

1994: Ferrari 412T1B

1994: Ferrari 412T1B
47/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1995: Ferrari 412T2

1995: Ferrari 412T2
48/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Jean Alesi, Gerhard Berger

1996: Ferrari F310

1996: Ferrari F310
49/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1997: Ferrari F310B

1997: Ferrari F310B
50/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1998: Ferrari F300

1998: Ferrari F300
51/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Irvine, Michael Schumacher

1999: Ferrari F399

1999: Ferrari F399
52/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Eddie Irvine, Mika Salo, Michael Schumacher

2000: Ferrari F1-2000

2000: Ferrari F1-2000
53/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2001-2002: Ferrari F2001

2001-2002: Ferrari F2001
54/72

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2002-2003: Ferrari F2002

2002-2003: Ferrari F2002
55/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2003: Ferrari F2003-GA

2003: Ferrari F2003-GA
56/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2004: Ferrari F2004

2004: Ferrari F2004
57/72

Foto de: Bridgestone Corporation

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2005: Ferrari F2005

2005: Ferrari F2005
58/72

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rubens Barrichello, Michael Schumacher

2006: Ferrari 248F1

2006: Ferrari 248F1
59/72

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Michael Schumacher

2007: Ferrari F2007

2007: Ferrari F2007
60/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2008: Ferrari F2008

2008: Ferrari F2008
61/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2009: Ferrari F60

2009: Ferrari F60
62/72

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Luca Badoer, Giancarlo Fisichella, Felipe Massa, Kimi Räikkönen

2010: Ferrari F10

2010: Ferrari F10
63/72

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2011: Ferrari F150

2011: Ferrari F150
64/72

Foto de: Ferrari Media Center

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2012: Ferrari F2012

2012: Ferrari F2012
65/72

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2013: Ferrari F138

2013: Ferrari F138
66/72

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Felipe Massa

2014: Ferrari F14 T

2014: Ferrari F14 T
67/72

Foto de: Rainier Ehrhardt

Pilotos: Fernando Alonso, Kimi Räikkönen

2015: Ferrari SF-15T

2015: Ferrari SF-15T
68/72

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2016: Ferrari SF16-H

2016: Ferrari SF16-H
69/72

Foto de: Pirelli

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2017: Ferrari SF70H

2017: Ferrari SF70H
70/72

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2018: Ferrari SF71H

2018: Ferrari SF71H
71/72

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Pilotos: Kimi Räikkönen, Sebastian Vettel

2019: Ferrari SF90

2019: Ferrari SF90
72/72

Foto de: Ferrari

Pilotos: Charles Leclerc, Sebastian Vettel

O nome mais comentado, porém, é o de Max Verstappen, da Red Bull. O holandês é o mais cotado para substituir Hamilton na Mercedes caso o hexacampeão vá para a Ferrari ou outra equipe da categoria máxima do automobilismo mundial.

Tendo esse cenário em vista, Wolff voltou a ser questionado sobre a probabilidade de o britânico permanecer no time germânico. "Eu classificaria em 75%. Pelo lado racional, tudo indica a continuidade do relacionamento, de ambos os lados”, respondeu o dirigente.

“Mas, igualmente, há uma margem de 25% sobre a qual não estamos no controle. Então, veremos como os próximos meses se sairão”, ponderou o chefe da Mercedes, apontado como fundamental para que Hamilton fique nas Flechas de Prata.

Para o austríaco, a “prioridade” do piloto será um projeto que entregue um carro de ponta, mas “haverá componentes como incentivos financeiros e tudo isso no final se torna um pacote”. Segundo Wolff, "isso é completamente normal, todos nós avaliaríamos".

"Um piloto desse nível sempre saberá que pode causar impacto em uma equipe. Não quero cometer o erro de subestimar o potencial da Ferrari. Mas, se você olhar para isso de um ponto de vista racional, tudo indica que vamos continuarmos a jornada juntos”.

De todo modo, o chefe da Mercedes garante que não busca um piloto para a vaga de Hamilton: "Não estamos pescando ninguém antes que Lewis e nós tenhamos essa discussão. E isso ainda não aconteceu porque queríamos encerrar a temporada, agora veremos”.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Hamilton segue perseguição ao recorde de Schumacher

O piloto britânico alcançou a marca de 84 vitórias na F1 com o triunfo no GP de Abu Dhabi. A cada etapa do campeonato, o que parecia impossível ganha corpo: a quebra do recorde de Michael Schumacher. Faltam nove vitórias para Hamilton passar o alemão. Veja galeria exclusiva do Motorsport.com que mostra quem destronou quem ao longo dos anos:
Galeria
Lista

Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1

Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1
1/37

Foto de: LAT Images

O italiano venceu a primeira prova da história da Fórmula 1, em 13 de maio de 1950, no autódromo de Silverstone. Farina ainda encerraria aquela temporada como campeão, desbancando grande rival, Juan Manuel Fangio.

Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina

Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina
2/37

Foto de: LAT Images

Fangio não permitiu que seu companheiro de equipe estabelecesse uma hegemonia na F1. Apesar de perder o título para Farina, o argentino terminou o ano empatado em vitórias - 3x3.

Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas

Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas
3/37

Foto de: LAT Images

Os dois primeiros da foto, Fangio e Farina, alternaram-se como maiores vitoriosos até a metade da segunda temporada, quando estavam empatados em 4x4. A rivalidade se estendeu para os títulos dos dois primeiros anos: 1x1.

Alberto Ascari iguala Fangio em 1952

Alberto Ascari iguala Fangio em 1952
4/37

Foto de: LAT Images

O italiano Ascari igualou marca estabelecida por Fangio, chegando a sua quinta vitória no GP da Inglaterra de 1952, depois disso, Ascari estabeleceria o primeiro reinado da F1.

Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1

Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1
5/37

Foto de: LAT Images

Em 1953, Ascari chegou à marca de 13 vitórias, recorde que imperou na categoria por 21 corridas. Naquele ano, pilotando uma Ferrari, Ascari ainda se tornaria o primeiro bicampeão da história.

Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955

Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955
6/37

Foto de: LAT Images

Juan Manuael Fangio igualou o recorde de Ascari no GP da Itália em 1954 e superou a marca no início do ano seguinte, em uma corrida em sua terra natal, a Argentina. Durante a corrida, o carro de Fangio quebrou e ele pegou o de seu companheiro, Luigi Musso, para vencer a corrida, algo permitido na época.

Fangio: Reinado de títulos e vitórias

Fangio: Reinado de títulos e vitórias
7/37

Foto de: Maserati Media Center

Em 1957, Fangio alcançou sua 24ª e última vitória na F1. Seu império só chegou ao fim 120 corridas e 13 anos depois.

Jim Clark igualou Fangio em 1967

Jim Clark igualou Fangio em 1967
8/37

Foto de: Ford Motor Company

O argentino foi destronado por um escocês voador. Jim Clark, em 1967, chegou às mesmas 24 vitórias no GP do México.

Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos

Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos
9/37

Foto de: LAT Images

A África do Sul, em 1968, foi palco da vitória 25 de Clark, que o isolou à frente. O bicampeão morreria no mesmo ano, em Hockenheim.

Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill

Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill
10/37

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O reinado Clark teve duração de 5 anos (68 GPs). Curiosamente, foi derrubado por um compatriota: Jackie Stewart.

O quarto reinado: Jackie Stewart

O quarto reinado: Jackie Stewart
11/37

Foto de: Ercole Colombo

Stewart, que conquistou o tricampeonato, igualou as 25 vitórias de Clark em Mônaco, em 1973, e o ultrapassou na Holanda.

Jackie Stewart somou 27 vitórias

Jackie Stewart somou 27 vitórias
12/37

Foto de: LAT Images

O tempo de Stewart no trono durou impressionantes 14 anos, em um total de 218 GPs.

Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984

Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984
13/37

Foto de: LAT Images

Em 1985, Niki Lauda e Alain Prost, os dois que mais se aproximavam de Stewart, terminaram o ano próximos do escocês. O austríaco fechou com 25 vitórias, empatado com Jim Clark. O francês tinha 21.

Alain Prost iguala recorde de Stewart

Alain Prost iguala recorde de Stewart
14/37

Foto de: Sutton Motorsport Images

Foi apenas dois anos mais tarde (1987) que Prost igualou e passou Stewart. Em Spa, o então bicampeão chegou às 27 vitórias.

Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost

Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost
15/37

Foto de: Sutton Motorsport Images

Em Estoril, alcançou a vitória 28, transformando-se no recordista. Prost só foi batido 229 corridas depois, totalizando 14 anos de reinado.

Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost

Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost
16/37

Foto de: Sutton Motorsport Images

Neste mesmo GP de Portugal de 87, Nelson Piquet era o brasileiro mais bem colocado. Somava 20 triunfos na ocasião.

Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna

Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna
17/37

Foto de: LAT Images

Durante a dinastia Prost, o maior rival do francês começava a conquistar seu próprio território: Ayrton Senna.

Senna foi o segundo a bater marca de Stewart

Senna foi o segundo a bater marca de Stewart
18/37

Foto de: Sutton Motorsport Images

O brasileiro foi o segundo piloto a passar Stewart. Isso ocorreu em Interlagos, em 1991, na sua vitória de número 28.

Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança

Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança
19/37

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na ocasião, o ranking de vitórias tinha Prost com 44, Senna com 28 e Stewart com 27. Piquet acumulava 22 e Mansell 16.

Nigel Mansell também superou marca de Stewart

Nigel Mansell também superou marca de Stewart
20/37

Foto de: LAT Images

O terceiro piloto a deixar Stewart para trás foi Mansell. O britânico conseguiu a vitória 28 diante da sua torcida, em Silverstone, 1992.

Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria

Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria
21/37

Foto de: LAT Images

Meses mais tarde, ainda em 1992, um jovem promissor e que disputaria o Reinado das Pistas vencia sua primeira prova. Em Spa, Michael Schumacher terminou em primeiro.

Alain Prost se aposenta como Rei

Alain Prost se aposenta como Rei
22/37

Foto de: Sutton Motorsport Images

A temporada 1993 foi a última de Prost no grid. E foi a chance que ele teve de ampliar a hegemonia que criou. Fechou sua marca com 51 vitórias, uma delas obtida em Hockenheim.

Senna ameaçava destronar Prost

Senna ameaçava destronar Prost
23/37

Foto de: Sutton Motorsport Images

Aquele temporada terminou com Ayrton Senna somando 41 vitórias. Era o candidato mais provável a roubar o trono de Prost.

Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1

Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1
24/37

Foto de: XPB Images

Infelizmente, o brasileiro não pôde quebrar o recorde do rival Prost. No dia 1º de maio, em Imola, faleceu após acidente na curva Tamburello.

Caminho para o trono estava livre para Schumacher

Caminho para o trono estava livre para Schumacher
25/37

Foto de: LAT Images

Sem Prost e Senna, a Fórmula 1 via o início da construção do maior "Império" da categoria. Schumacher consolidava-se como o maior da sua geração.

Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost

Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost
26/37

Foto de: Ferrari Media Center

A partir de 2000, Schumacher e Ferrari estabeleceram nova dinastia na categoria. O alemão igualou Prost em títulos e vitórias na mesma corrida.

O novo imperador chega ao Trono

O novo imperador chega ao Trono
27/37

Foto de: Ferrari Media Center

A supremacia de Schumi aconteceu em Spa, no mesmo ano. O alemão alcançou o recorde de 52 vitórias na mesma pista que estreou e venceu pela primeira vez na carreira.

Schumacher comemora sua vitória número 91

Schumacher comemora sua vitória número 91
28/37

Foto de: Ferrari Media Center

Após alcançar incríveis 7 títulos, Schumacher estabeleceu o novo "sarrafo" para as próximas gerações em 91 vitórias, marca considerada impossível de ser repetida.

Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006

Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006
29/37

Foto de: Red Bull GmbH and GEPA pictures GmbH

Assim que Schumacher se aposentou, uma nova geração começou a ganhar força. Fernando Alonso foi aquele que interrompeu a hegemonia de títulos (2005 e 2006).

Lewis Hamilton chegou com tudo na F1

Lewis Hamilton chegou com tudo na F1
30/37

Foto de: Sutton Motorsport Images

Lewis Hamilton estreou no grid em 2007. Brigou pelo título já no ano de estreia. Foi campeão na temporada seguinte.

Outro postulante ao trono surgia em 2007

Outro postulante ao trono surgia em 2007
31/37

Foto de: Sutton Motorsport Images

Também em 2007, Sebastian Vettel fez sua primeira corrida, ainda pela BMW. No ano seguinte, estrearia como piloto regular pela Toro Rosso.

Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono

Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono
32/37

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

Alonso alcançou menos do que se esperava. Terminou a carreira no ano passado com 32 vitórias, uma a mais que Mansell, 9 a menos que Senna.

Vettel chegou a ser visto como grande ameaça

Vettel chegou a ser visto como grande ameaça
33/37

Foto de: Sutton Motorsport Images

Vettel, pelos anos dominantes de Red Bull, parecia ser aquele que "caçaria" o compatriota Schumacher. Após o seu tetracampeonato, aos 26 anos, já tinha 39 vitórias.

Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão

Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão
34/37

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Mas na Ferrari reduziu o ritmo. Somou mais 14 conquistas, chegando a 53 triunfos.

Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono

Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono
35/37

Foto de: Sutton Motorsport Images

Enquanto Vettel sofre na Ferrari, Hamilton sobra na Mercedes. Antes de seguir para a escuderia alemã, o inglês já acumulava 21 vitórias.

Um novo rei na F1?

Um novo rei na F1?
36/37

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Com a Mercedes, já foram quatro títulos, com mais 62 vitórias, totalizando 82.

Trono na mira

Trono na mira
37/37

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

O inglês está 7 vitórias atrás de Schumacher. Se conseguir manter a média de vitórias por ano, alcançará o alemão em 2020.

Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Próximo artigo
Raio-x: entenda a temporada 2019 da F1 em números e curiosidades

Artigo anterior

Raio-x: entenda a temporada 2019 da F1 em números e curiosidades

Próximo artigo

Bottas supera Vettel no 1º teste de pós-temporada em Abu Dhabi

Bottas supera Vettel no 1º teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Mercedes Compre Agora
Autor Scott Mitchell