Monza é casa de Maldonado e palco de títulos de Gutierrez
Mesmo com boas experiências no circuito italiano, dupla não prevê grandes resultados neste final de semana
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Sem nenhum italiano no grid, quem se sente em casa em Monza é Pastor Maldonado, que morou perto do circuito no início da carreira. “Morei aqui alguns anos quando comecei no automobilismo. Tenho vários amigos, é quase uma família. Sinto-me em casa, é uma corrida especial para mim.”
Mas ele não é o único. Esteban Gutierrez pode não ter morado perto do circuito, mas sabe bem o que é comemorar em Monza. “Ganhei dois campeonatos aqui e fiz grandes corridas. É um lugar especial pelo ambiente, os fãs são muito especiais, então é um lugar para o qual você sempre quer voltar. Na F-BMW, estava lutando pelo campeonato com meu companheiro, Marco Wittmann, e foi uma corrida na chuva, e na GP3 lembro de minha volta inteira da pole position. Ela vez a diferença para eu ser campeão. São momentos especiais que levo comigo.”
Mas o mexicano reconhece que será difícil repetir estes momentos tão marcantes. E nem mesmo o pódio de Sergio Perez com a Sauber ano passado anima o piloto. “Faz sentido pensar que podemos andar bem aqui, ainda que seja real que temos um carro diferente neste ano. Trataremos de potencializar o carro que temos. Não ter resistência do ar é muito importante para ganhar velocidade nas retas, que são muito longas. Mas essa falta de carga aerodinâmica dificulta o equilíbrio de freada, então são duas coisas que temos de equalizar.”
Já Maldonado mira os pontos, que só vieram em uma etapa até aqui. “Esperamos estar entre os 10 primeiros, o que não vai ser fácil, mas tentaremos. É um circuito de que gosto muito, de muita emoção.”
O venezuelano explica a complexidade de um circuito que, com apenas oito curvas, parece o mais simples do campeonato. “Aqui temos menos carga aerodinâmica, então dá para ganhar mais nas retas do que priorizando as curvas. É algo normal aqui sacrificar as curvas. Também é necessário ter uma boa tração nas saídas de duas curvas muito lentas – as duas primeiras variantes. Então é necessário ir da primeira para a sétima marcha sem patinar muito. Mesmo não tendo muitas curvas, é uma pista muito técnica, principalmente a variante Ascari.”
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