Recomendado para você

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Phoenix
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Indy
Indy
Indy October Testing
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024
Últimas notícias

Newey diz que sem tokens, F1 poderá ter "frenesi de gastos"

Segundo "mago da aerodinâmica", abandonar sistema poderá deixar categoria menos competitiva

carros no parque fechado, após a corrida
carros no parque fechado, após a corrida
Adrian Newey, Chefe de engenharia da Red Bull Racing
Vencedor Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06 entra no parc ferme
Vencedor da corrida Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 comemora no Parque Fechado
The cars in parc ferme

Ainda não é oficial, mas a F1 deve abandonar o sistema de tokens a partir de 2017, como contrapartida ao aceite das fabricantes na redução de custos das unidades de potência. O que pode ser visto com bons olhos para alguns, não se aplica a Adrian Newey, considerado o "mago da aerodinâmica" da F1.

"Se você lembrar das reuniões do passado, em 2012 e 2013 o acordo era de que os motores seriam 'congelados', mas que os fabricantes teriam autorização de continuar a desenvolvê-los."

"Isso não aconteceu."

"Dessa forma, agora teremos um frenesi de gastos. Companhias como a Renault, que não estão preparadas para gastar tanto, terão uma lacuna ainda maior separando-os de quem já está na frente."

Sobre as diferenças ainda maiores entre as equipes, Newey aponta uma falha nos regulamentos técnicos, que dificulta um equilíbrio maior entre as equipes.

"É muito curioso para mim que tenhamos esse conjunto de regras, em que o fabricante tem que fornecer o mesmo hardware para outras equipes, mas não tem nenhuma obrigação de fornecer o mesmo software e, portanto, o mesmo desempenho", disse Newey.

"Ninguém está reclamando disso, porque as equipes clientes não podem reclamar, porque seu contrato não permite."

Domínio da Mercedes

Para Newey, as dificuldades das atuais unidades de potência estão em entender onde um carro consegue ter mais vantagem sobre o outro.

"Você não pode fotografar um motor. Então, se você tem uma vantagem, você pode blindá-la por algum tempo", disse.

"Isso aconteceu com a Ferrari na última temporada, em que alguns engenheiros da Mercedes se juntaram à equipe italiana e foram capazes de, através dos seus conhecimentos, dar um salto considerável no desempenho do motor Ferrari", disse Newey.

A Mercedes admitiu na semana passada que não havia como parar as melhorias que está fazendo em seu motor. Newey concorda com essa possibilidade.

"Estes motores ainda são uma tecnologia relativamente jovem", explicou. "Não há nenhuma razão para suspeitar que eles [Mercedes] de repente atingiram um patamar máximo."

Artigo anterior F1 considera adicionar painel de vidro em cockpit fechado
Próximo artigo Presidente da Renault diz que não faz escolha de pilotos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros