Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

Newey diz que sem tokens, F1 poderá ter "frenesi de gastos"

Segundo "mago da aerodinâmica", abandonar sistema poderá deixar categoria menos competitiva

carros no parque fechado, após a corrida
carros no parque fechado, após a corrida
Adrian Newey, Chefe de engenharia da Red Bull Racing
Vencedor Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06 entra no parc ferme
Vencedor da corrida Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 comemora no Parque Fechado
The cars in parc ferme

Ainda não é oficial, mas a F1 deve abandonar o sistema de tokens a partir de 2017, como contrapartida ao aceite das fabricantes na redução de custos das unidades de potência. O que pode ser visto com bons olhos para alguns, não se aplica a Adrian Newey, considerado o "mago da aerodinâmica" da F1.

"Se você lembrar das reuniões do passado, em 2012 e 2013 o acordo era de que os motores seriam 'congelados', mas que os fabricantes teriam autorização de continuar a desenvolvê-los."

"Isso não aconteceu."

"Dessa forma, agora teremos um frenesi de gastos. Companhias como a Renault, que não estão preparadas para gastar tanto, terão uma lacuna ainda maior separando-os de quem já está na frente."

Sobre as diferenças ainda maiores entre as equipes, Newey aponta uma falha nos regulamentos técnicos, que dificulta um equilíbrio maior entre as equipes.

"É muito curioso para mim que tenhamos esse conjunto de regras, em que o fabricante tem que fornecer o mesmo hardware para outras equipes, mas não tem nenhuma obrigação de fornecer o mesmo software e, portanto, o mesmo desempenho", disse Newey.

"Ninguém está reclamando disso, porque as equipes clientes não podem reclamar, porque seu contrato não permite."

Domínio da Mercedes

Para Newey, as dificuldades das atuais unidades de potência estão em entender onde um carro consegue ter mais vantagem sobre o outro.

"Você não pode fotografar um motor. Então, se você tem uma vantagem, você pode blindá-la por algum tempo", disse.

"Isso aconteceu com a Ferrari na última temporada, em que alguns engenheiros da Mercedes se juntaram à equipe italiana e foram capazes de, através dos seus conhecimentos, dar um salto considerável no desempenho do motor Ferrari", disse Newey.

A Mercedes admitiu na semana passada que não havia como parar as melhorias que está fazendo em seu motor. Newey concorda com essa possibilidade.

"Estes motores ainda são uma tecnologia relativamente jovem", explicou. "Não há nenhuma razão para suspeitar que eles [Mercedes] de repente atingiram um patamar máximo."

Artigo anterior F1 considera adicionar painel de vidro em cockpit fechado
Próximo artigo Presidente da Renault diz que não faz escolha de pilotos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros