Norris classifica 2023 como "seu melhor ano" na F1

Britânico começou temporada sofrendo com a McLaren mas terminou como um dos destaques após melhora da equipe de Woking

McLaren team photo Lando Norris, McLaren

McLaren team photo Lando Norris, McLaren

Zak Mauger / Motorsport Images

Fazendo um balanço da temporada 2023, Lando Norris afirma que este foi seu melhor ano na Fórmula 1, destacando como ponto positivo uma melhora em seu gerenciamento de pneus, comparando com sua estreia na categoria em 2019.

O britânico segue com a McLaren desde sua estreia na F1, tendo atualmente um contrato que o mantém com o time de Woking até o fim de 2025.

Leia também:

E apesar da McLaren ter iniciado de forma complicada a temporada, seu desenvolvimento surpreendeu, colocando-a como a segunda melhor do grid em boa parte das últimas corridas de 2023. Norris terminou o ano com sete pódios, seu melhor registro até aqui.

Quando questionado sobre a nota que daria à sua temporada em uma entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Norris disse: "Acho que é meu melhor ano. Acho que foi o nosso melhor como equipe. Muito pelas razões óbvias, o sucesso que tivemos após aquele começo".

"Tivemos várias boas performances - tanto em termos de corrida quanto em provas boas mesmo. México [quando Norris foi de 17º para quinto em uma série de belas ultrapassagens] é provavelmente o destaque maior".

Andrea Stella, chefe da McLaren, disse recentemente ao Motorsport.com que, em 2023, Norris teve "a habilidade de entender como guiar o carro, onde estamos com os pneus, o que essas mudanças de condições significam, como ele deveria adaptar seu estilo de pilotagem" para ajudar a McLaren a ficar mais próxima de Verstappen que os rivais em relação ao final de 2022.

Após ouvir essa declaração, Norris sente que, mesmo assim, "precisa se adaptar todos os finais de semana" para tirar as melhores performances em corrida em relação a um elemento crítico: o gerenciamento de pneus dos compostos frágeis da Pirelli.

"Ainda não estou super confortável nos finais de semana, pensando que o carro vai fazer uma coisa e acaba fazendo outra. Então eu fico pensando que preciso pilotar mais assim ou assado. Eu acho que as pessoas acabam julgando de forma muito rápida na F1. Se um piloto tem dois finais de semana bons, eles pensam 'ah, ele voltou'. Mas se ele erra na prova seguinte, é o oposto".

Lando Norris, McLaren MCL60

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL60

"Então acho que sempre tenho boas corridas aqui e ali, mas quando eu olho para a temporada, para todas as corridas, acho que fui mais consistente nos domingos. Não importavam as condições, se estava quente ou frio, se o carro estava rápido ou sofrendo, se o ajuste era o que eu queria ou não, se eu largava na frente ou atrás, sempre pude tirar o máximo, independente da situação".

"E eu acho que foi nisso que eu melhorei mais neste ano. Poder me adaptar ainda mais a todos esses cenários e condições diferentes que nos desafiam".

Norris credita seu progresso ao "tempo e esforço", que incluiu "várias sessões no simulador, dados, aprendizagem" - incluindo análise de suas performances anteriores e os demais pilotos da McLaren.

"Não vou dizer os segredos, mas o simulador é provavelmente uma das maiores questões. Também olhar os dados entre eu e Daniel [Ricciardo], eu e Oscar [Piastri], mesmo eu e Carlos [Sainz]. Fomos lá atrás para entender o que eu estava fazendo de bom e ruim, o que eles estavam fazendo de bom e ruim. Muito trabalho, basicamente".

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e MCLAREN

Podcast #262 – No que a série sobre a Brawn GP acertou e errou?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior O que se sabe sobre o estado de saúde de Schumacher 10 anos após o acidente?
Próximo artigo Ralf Schumacher: “Sinto falta do Michael, nada é igual”

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil