F1: Norris pede punições mais duras na categoria

Britânico alega que existem pilotos que fazem manobras ilegais de propósito, pois penalizações são fracas demais

Lando Norris, McLaren MCL60

Mark Sutton / Motorsport Images

Lando Norris acredita que as 'fracas' punições na Fórmula 1 tem encorajado alguns pilotos a deliberadamente quebrar regras para ganhar posições na pista. Para o piloto da McLaren é tolice da FIA a falta de dureza nas regras, pois é melhor aos pilotos assumir a penalização de cinco segundos e fazer uma ultrapassagem ilegal do que ficar atrás de um carro mais lento.

Os comentários de Norris vem logo após seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, sofrer uma ultrapassagem de George Russell na Sprint Race do GP dos Estados Unidos. O piloto da Mercedes passou os limites de pista para superar o australiano, levou cinco segundos, mas terminou muito à frente de Piastri.

O editor recomenda:

Norris disse que os pilotos tentaram alertar a FIA sobre essa situação, que a punição causasse um desencorajamento nos pilotos, mas parece que a mensagem não foi clara para a entidade máxima do automobilismo.

"A coisa que me deixa bobo sobre isso é que falamos muitas vezes no briefing dos pilotos. Esse é um ponto que falamos todo o tempo e um ponto que o George trouxe lá em Barcelona, com o fato de poder ir fora dos limites na curva 1 e poderia até passar por dois carros, como vimos acontecer na Rússia, nas curvas 1 e 2", comentou.

"Isso é algo que você pode facilmente se preparar para fazer e tenho certeza que tem gente fazendo isso de propósito. Discutimos exatamente isso e sobre como é fácil fazer. Se você é mais rápido, pode passar alguém e facilmente abrir cinco segundos. Como em Mônaco, por exemplo, se você cortar a chicane", completou.

Lando Norris, McLaren MCL60, Oscar Piastri, McLaren MCL60, Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Lando Norris, McLaren MCL60, Oscar Piastri, McLaren MCL60, Sergio Perez, Red Bull Racing RB19

“Eles [a FIA] poderiam vir e dizer: 'ok, você precisa devolver a posição', mas agora eles deram abriram o precedente por não terem feito isso. Eu acho que isso é um pouco de falta de consistência novamente, o que me causa um pouco de surpresa. Havia uma diretriz bastante clara do que eles fariam se isso acontecesse, mas claramente não...", pontuou.

O britânico acredita que a melhor solução é devolver a posição nesses casos ou aumentar a penalidade. "Se é sua culpa, devolve a posição. Se você assume o risco, está se comprometeu em fazer isso, devolve a posição na reta. As punições precisam ser mais duras no geral, as pessoas estão se safando de muitas coisas", alertou Norris.

"Se você atrapalha alguém na classificação, são três posições [no grid], mas ninguém liga na verdade. Se você tem um carro rápido, você não liga para três posições. As penalidades precisam ser mais duras para que parem de fazer essas coisas. Três posições e cinco segundos, como hoje, não vão parar ninguém", finalizou.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horner pede mudanças na Sprint e fala até em inversão de grid
Próximo artigo F1 AO VIVO: Pódio repercute 50ª vitória da carreira de Verstappen

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil