Recomendado para você

MotoGP: Martín continuará recuperação em centro de alto rendimento da Red Bull

MotoGP: Martín continuará recuperação em centro de alto rendimento da Red Bull

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Martín continuará recuperação em centro de alto rendimento da Red Bull
F1: Ferrari nega preocupação com segurança após falha nos freios de Hamilton no GP de Singapura

F1: Ferrari nega preocupação com segurança após falha nos freios de Hamilton no GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari nega preocupação com segurança após falha nos freios de Hamilton no GP de Singapura
F1: McLaren esclarece controvérsias com Piastri durante comemoração em Singapura

F1: McLaren esclarece controvérsias com Piastri durante comemoração em Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: McLaren esclarece controvérsias com Piastri durante comemoração em Singapura
Pedro Clerot disputará temporada 2026 da F3 pela Rodin Motorsport

Pedro Clerot disputará temporada 2026 da F3 pela Rodin Motorsport

F3
F3
Monza
Pedro Clerot disputará temporada 2026 da F3 pela Rodin Motorsport
F1: Mercedes não compreende vitória surpreendente de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes não compreende vitória surpreendente de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes não compreende vitória surpreendente de Russell em Singapura; entenda
F1: Vencedores e perdedores do GP de Singapura

F1: Vencedores e perdedores do GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Vencedores e perdedores do GP de Singapura
NASCAR Cup: Gisbergen vence no ROVAL em corrida marcada por final insano com Chastain 'de ré'

NASCAR Cup: Gisbergen vence no ROVAL em corrida marcada por final insano com Chastain 'de ré'

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Charlotte II
NASCAR Cup: Gisbergen vence no ROVAL em corrida marcada por final insano com Chastain 'de ré'
Stock Car: Suzuki é desclassificado e perde triunfo na corrida II no Velocitta; Casagrande é o novo vencedor

Stock Car: Suzuki é desclassificado e perde triunfo na corrida II no Velocitta; Casagrande é o novo vencedor

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car: Suzuki é desclassificado e perde triunfo na corrida II no Velocitta; Casagrande é o novo vencedor
Nostalgia

Número #1 na F1 nem sempre foi do campeão; conheça a história

Inicialmente, cada número era decidido pelos organizadores das corridas e não pelos próprios pilotos

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

Atualmente, o número 1 é utilizado apenas pelo campeão da Fórmula 1, por exemplo, Max Verstappen detém o número 33, mas, por ter vencido as últimas temporadas, estampa o #1 em seu carro. Porém, a história não foi sempre assim. Pensando nisso, o Motorsport.com te conta o histórico.

Leia também:

Na verdade, nos primeiros anos da F1, os pilotos não se preocupavam muito com seus números de largada. Isso porque eles eram decididos pelos organizadores de cada GP ao acaso - muitas vezes baseados no dia da inscrição de cada piloto ou no alfabeto.

Por exemplo, na primeira corrida da história da categoria - o GP da Inglaterra, em 13 de maio de 1950 - os carros da Alfa Romeo correram com os números de largada 1, 2, 3 e 4, porque a equipe italiana foi a primeira a se inscrever para aquela corrida.

Duas semanas depois, em Mônaco, nenhum carro carregou o número #1. O Automobile Club de Mônaco utilizou apenas números de largada pares e os carros da Alfa Romeo no principado foram numerados como 32, 34 e 36.

Não é de surpreender, pois obviamente ainda não havia um campeão mundial a ser homenageado, mas nas temporadas seguintes também, os números de largada são alocados de forma completamente aleatória. Essa prática só foi interrompida após cerca de 20 anos.

Juan Manuel Fangio op  Silverstone met startnummer 1

Juan Manuel Fangio em Silverstone com o número de largada 1

Foto de: Motorsport Images

Finalmente, a clareza?

Embora um campeão mundial com o número 1 já estivesse pilotando a torto e a direito, foi somente em meados de 1973 que a F1 decidiu tomar a distribuição dos números de largada em suas próprias mãos. A equipe que conquista o título de construtores (ou seja, não o próprio piloto) recebe os números de largada 1 e 2 na temporada seguinte.

Isso cria imediatamente uma situação estranha em 1974. Jackie Stewart havia vencido o campeonato mundial de 1973 individualmente em nome da Tyrrell, mas o título de construtores foi para a Lotus e, portanto, em 1974, Ronnie Peterson, piloto da Lotus, exibia o número #1 em seu carro.

Naquele mesmo ano, o piloto da McLaren, Emerson Fittipaldi, tornou-se campeão mundial e, portanto, a equipe de Woking recebeu o número 1.

Como Fittipaldi seguiu na McLaren em 75, pela primeira vez há um campeão mundial que leva o número 1 em seu carro por direito.

Emerson Fittipaldi in 1975

Emerson Fittipaldi em 1975

Foto de: Ford Motor Company

Número de sucesso

Com o passar dos anos, o número de largada #1 se tornou um dos mais bem-sucedidos da F1. Isso parece lógico, mas é claro que não é. Afinal de contas, os resultados anteriores também não garantem o sucesso futuro na categoria.

No entanto, o número 1 está provando ser um talismã. Nada menos que 17 vezes na história da F1 um piloto defendendo com esse número de largada ganhou o título mundial novamente. Verstappen, por exemplo, faz isso duas vezes, em 2022 e 2023. Ele ganhou seu primeiro título (e, portanto, o direito de usar o número 1) com seu próprio número de largada #33.

Lewis Hamilton, no entanto, nunca conquistou um título mundial com o número 1. Embora o inglês seja um campeão recordista, ele só pilotou com o número do campeonato por uma temporada, em 2009, após seu primeiro título mundial com a McLaren.

Com a Mercedes, ele conquistou seis títulos, mas em todos os seus anos em Brackley, ele manteve seu número pessoal de largada, o 44, optando por não voltar ao #1.

O piloto que mais vezes se tornou campeão mundial com o número 1? Michael Schumacher, é claro.

O alemão conquistou o título mundial pela primeira vez em 1994, na Benetton, então com o número 5. No ano seguinte, a equipe recebeu o número 1 e Schumacher conquistou seu segundo título com a mesma. Na Ferrari, ele ganhou cinco títulos, quatro deles com o número 1.

Michael Schumacher, Ferrari F2001

Michael Schumacher, Ferrari F2001

Foto de: Ercole Colombo

BORTOLETO na F1, HAMILTON na Ferrari, KIMI: que novidade é mais EMPOLGANTE? Com ISA AYAMI, da BAND

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com analisa histórias mais interessantes da F1 2025

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

Artigo anterior F1: Leclerc e Hamilton não voltarão à pista nesta semana; entenda motivo
Próximo artigo F1: Ferrari confirma nome de carro de Hamilton e Leclerc para 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros