O melhor de todos: Sebastian Vettel
Com Button e Alonso em suas melhores fases, alemão tem temporada irretocável, com recordes e bicampeonato mundial merecido
Campeão do mundo antecipado, com recorde de poles em um ano (15) e 11 vitórias em 19 corridas (57,89%). Os números são incontestáveis para justificar a escolha de Sebastian Vettel como o melhor de 2011 da eleição do TotalRace.
Quem olhar apenas as estatísticas (que são arrasadoras) dirá que o prêmio foi incontestável, mas foram justamente os concorrentes que valorizaram ainda mais a conquista do alemão de 24 anos, que adicionou um segundo título mundial ao seu currículo.
Os principais rivais de Vettel neste ano, Jenson Button e Fernando Alonso, foram igualmente incontestáveis. Os três sãoos que mais se destacaram em 2011 (prova disso é que apenas eles receberam os votos de nosso staff) e, caso a eleição apontasse o inglês ou o espanhol como vencedores, a decisão seria aceita numa boa por todos.
Vettel não teve uma atuação daquelas épicas como a de Button no Canadá, nem as largadas fantásticas como as de Alonso na Espanha e na Itália, mas ficou nas mãos dele a ultrapassagem mais ousada do ano, por fora, em cima do rival espanhol em Monza, terra da Ferrari.
O alemão também soube melhor que ninguém extrair o melhor do carro em uma volta lançada, como as poles provam, e, também, em longos períodos, vencendo a maioria das corridas com imensa facilidade (algumas nem tanto, como em Mônaco, quando foi salvo pela bandeira vermelha a duas voltas do fim).
E, claro, todo campeão tem o direito de errar. A batida nos treinos da Turquia foi dolorosa, mas bem menos que a desgarrada na última volta do GP do Canadá, após dominar a corrida, perdendo a vitória para Button. Contudo, esses são apenas detalhes em uma temporada rara na qual pudemos ver um piloto chegar bem perto da chamada perfeição.
Resultado final
Sebastian Vettel, 150 pontos
Fernando Alonso, 70
Jenson Button, 60
Completando o pódio...
Apesar de terem ficado atrás de Vettel, Alonso e Button foram concorrentes dignos. O espanhol colocou a Ferrari de volta ao alto do pódio na Inglaterra, enquanto o inglês venceu três vezes e terminou o ano com mais de 40 pontos de vantagem para Lewis Hamilton, competindo em igualdade de condições.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.