Últimas notícias

O mistério dos pneus não vai durar muito, garante Hembery

Diretor da Pirelli explica que a única reação inesperada na performance aconteceu na China, com temperaturas abaixo dos 20ºC

Frio na China castigou os pneus

O mistério dos pneus não vai durar muito. Quem garante é Paul Hembery, diretor da fabricante italiana.  O inglês explicou quais os dramas das equipes neste início de ano e defendeu sua borracha: para ele, as únicas quedas inesperadas de performance ocorreram no frio da China; com mais de 20ºC de temperatura ambiente, está tudo como planejado.

“A degradação é uma perda de performance por temperatura, que ocorre essencialmente pelo superaquecimento quando eles são forçados ao máximo. O desgaste é físico, o que, provavelmente, é mais fácil de entender. Os dois estão ligados, mas não necessariamente de maneira paralela.”

De acordo com Hembery, como a grande diferença de performance relacionada à temperatura ambiente se deu quando os termômetros caíram abaixo dos 20ºC, na China, isso só deve se repetir na Grã-Bretanha e na Alemanha.

“Ano passado, víamos que o pneu macio funcionava bem dos 20 até perto de 40 graus. Nesta temporada, quando a temperatura caiu fortemente em Xangai e chegou a menos de 20 graus, isso causou uma perda dramática de performance. Então, provavelmente, há alguma sensibilidade e, dependendo do carro, percebemos que a temperatura do pneu em si era ainda menor, então temos de imaginar que há menos energia sendo colocada naquele pneu.”

Porém, o dirigente acredita que a tendência é que as equipes compreendam melhor seus projetos e sua interação com os pneus e as performances variadas que temos visto se estabilizem, como ano passado.

“Como nossa abordagem foi agressiva, quando o pneu aquece muito, seja por abrasão ou por deslizamento, ele se superaquece. Diminuímos a diferença entre os compostos e os carros também mudaram, e juntando isso temos um início como no ano passado. Porém, essas questões tendem a diminuir ao longo do ano, quando as equipes entenderem melhor seus carros.” 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior "Estou extremamente feliz com Vergne", afirma Ascanelli
Próximo artigo Senna: "É o mesmo carro, mas um carro novo ao mesmo tempo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil