Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

O mistério dos pneus não vai durar muito, garante Hembery

Diretor da Pirelli explica que a única reação inesperada na performance aconteceu na China, com temperaturas abaixo dos 20ºC

Frio na China castigou os pneus

O mistério dos pneus não vai durar muito. Quem garante é Paul Hembery, diretor da fabricante italiana.  O inglês explicou quais os dramas das equipes neste início de ano e defendeu sua borracha: para ele, as únicas quedas inesperadas de performance ocorreram no frio da China; com mais de 20ºC de temperatura ambiente, está tudo como planejado.

“A degradação é uma perda de performance por temperatura, que ocorre essencialmente pelo superaquecimento quando eles são forçados ao máximo. O desgaste é físico, o que, provavelmente, é mais fácil de entender. Os dois estão ligados, mas não necessariamente de maneira paralela.”

De acordo com Hembery, como a grande diferença de performance relacionada à temperatura ambiente se deu quando os termômetros caíram abaixo dos 20ºC, na China, isso só deve se repetir na Grã-Bretanha e na Alemanha.

“Ano passado, víamos que o pneu macio funcionava bem dos 20 até perto de 40 graus. Nesta temporada, quando a temperatura caiu fortemente em Xangai e chegou a menos de 20 graus, isso causou uma perda dramática de performance. Então, provavelmente, há alguma sensibilidade e, dependendo do carro, percebemos que a temperatura do pneu em si era ainda menor, então temos de imaginar que há menos energia sendo colocada naquele pneu.”

Porém, o dirigente acredita que a tendência é que as equipes compreendam melhor seus projetos e sua interação com os pneus e as performances variadas que temos visto se estabilizem, como ano passado.

“Como nossa abordagem foi agressiva, quando o pneu aquece muito, seja por abrasão ou por deslizamento, ele se superaquece. Diminuímos a diferença entre os compostos e os carros também mudaram, e juntando isso temos um início como no ano passado. Porém, essas questões tendem a diminuir ao longo do ano, quando as equipes entenderem melhor seus carros.” 

Artigo anterior "Estou extremamente feliz com Vergne", afirma Ascanelli
Próximo artigo Senna: "É o mesmo carro, mas um carro novo ao mesmo tempo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros