Recomendado para você

F1 - Vasseur defende Ferrari: "Temporada não é um desastre"

F1 - Vasseur defende Ferrari: "Temporada não é um desastre"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Vasseur defende Ferrari: "Temporada não é um desastre"
F1: Red Bull irá "reiniciar" projeto no Catar e freia expectativas de vitória

F1: Red Bull irá "reiniciar" projeto no Catar e freia expectativas de vitória

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Red Bull irá "reiniciar" projeto no Catar e freia expectativas de vitória
F1: Brasil na mira? CEO da Liberty Media vê participação "muito ativa" da Apple em briga por direitos de transmissão

F1: Brasil na mira? CEO da Liberty Media vê participação "muito ativa" da Apple em briga por direitos de transmissão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Brasil na mira? CEO da Liberty Media vê participação "muito ativa" da Apple em briga por direitos de transmissão
F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Indy
Indy
Indy October Testing
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light
Últimas notícias

O mistério dos pneus não vai durar muito, garante Hembery

Diretor da Pirelli explica que a única reação inesperada na performance aconteceu na China, com temperaturas abaixo dos 20ºC

Frio na China castigou os pneus

O mistério dos pneus não vai durar muito. Quem garante é Paul Hembery, diretor da fabricante italiana.  O inglês explicou quais os dramas das equipes neste início de ano e defendeu sua borracha: para ele, as únicas quedas inesperadas de performance ocorreram no frio da China; com mais de 20ºC de temperatura ambiente, está tudo como planejado.

“A degradação é uma perda de performance por temperatura, que ocorre essencialmente pelo superaquecimento quando eles são forçados ao máximo. O desgaste é físico, o que, provavelmente, é mais fácil de entender. Os dois estão ligados, mas não necessariamente de maneira paralela.”

De acordo com Hembery, como a grande diferença de performance relacionada à temperatura ambiente se deu quando os termômetros caíram abaixo dos 20ºC, na China, isso só deve se repetir na Grã-Bretanha e na Alemanha.

“Ano passado, víamos que o pneu macio funcionava bem dos 20 até perto de 40 graus. Nesta temporada, quando a temperatura caiu fortemente em Xangai e chegou a menos de 20 graus, isso causou uma perda dramática de performance. Então, provavelmente, há alguma sensibilidade e, dependendo do carro, percebemos que a temperatura do pneu em si era ainda menor, então temos de imaginar que há menos energia sendo colocada naquele pneu.”

Porém, o dirigente acredita que a tendência é que as equipes compreendam melhor seus projetos e sua interação com os pneus e as performances variadas que temos visto se estabilizem, como ano passado.

“Como nossa abordagem foi agressiva, quando o pneu aquece muito, seja por abrasão ou por deslizamento, ele se superaquece. Diminuímos a diferença entre os compostos e os carros também mudaram, e juntando isso temos um início como no ano passado. Porém, essas questões tendem a diminuir ao longo do ano, quando as equipes entenderem melhor seus carros.” 

Artigo anterior "Estou extremamente feliz com Vergne", afirma Ascanelli
Próximo artigo Senna: "É o mesmo carro, mas um carro novo ao mesmo tempo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros