Orgulho nacional, Ferrari dificulta vida de pilotos italianos
Vitantonio Liuzzi e Jarno Trulli revelam que os pilotos se sentem à sombra da equipe desde o início da carreira
Na Itália poucas coisas geram mais paixão do que os carros vermelhos da Ferrari. De crianças a idosos, todos demonstram o respeito quando um carro com um certo cavalino rampante passa diante dos olhos. Se o cenário parece bonito, gera um problema recorrente: a dificuldade de pilotos do país se estabelecerem no automobilismo, no caso, a Fórmula 1.
Jarno Trulli, que nos últimos 15 anos foi o responsável por alguns bons resultados ao lado de Giancarlo Fisichella, define com clareza a situação vivida por pilotos italianos. "Acho que só um piloto italiano pode entender este sentimento porque a Ferrari é um time único. É um mito e como italiano temos de ter orgulho, porque nada se aproxima do que a Ferrari é mundo afora. Mas, infelizmente, isso faz da vida de qualquer piloto italiano algo mais difícil".
"Refiro-me não apenas à Fórmula 1, mas ao automobilismo em geral. Quando você nasce, ninguém pensa na F-1, pensa somente nos carros vermelhos e é isso que a F-1 significa a uma família italiana. E isso, de certa forma, tira muito a atenção para o automobilismo e jovens pilotos", completa o piloto da Lotus.
Mesmo com um discurso que demonstra certo ressentimento com a situação, Trulli garante lidar bem com a vida que um piloto da Itália precisa encarar.
"Sou sortudo, porque atingi a F-1 e a Ferrari nunca me afetou, porque lidei muito bem. Sempre tive uma boa relação com a Scuderia, mesmo sem jamais ter guiado para eles".
Vitantonio Liuzzi, o outro italiano que faz parte do grid, concordou com o compatriota. "Com certeza é mais difícil (para pilotos italianos) porque você vive mais na sombra. Não tenho muito a acrescentar ao que Jarno disse".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.