Osaka detalha projeto por GP de F1 e nega querer substituir Suzuka: "Seria ótimo duas corridas no Japão"

Representante do departamento de turismo da cidade falou com o Motorsport.com sobre os primeiros passos do projeto

Osaka overview

Osaka overview

Jon Noble

A busca da Liberty Media por colocar os eventos da Fórmula 1 em destinos turísticos continuou nesta semana com o anúncio da mudança do GP da Espanha em Madri. Junto com etapas novas em Jeddah, Miami e Las Vegas, a nova adição mostra a trajetória clara do esporte no momento.

Com o acordo de Madri consolidado, a atenção imediatamente se voltou para potenciais novas candidatas - com um projeto interessante sendo Osaka, no Japão. Os rumores rondam há alguns meses de que a terceira maior cidade do país estaria montando sua candidatura, e agora os planos foram confirmados com o governo buscando avaliar o que seria necessário para isso.

Leia também:

O chefe de turismo de Osaka, Hiroshi Mizohata anunciou formalmente sua intenção de se tornar um candidato para a F1, e um representante da organização falou com exclusividade ao Motorsport.com sobre o projeto, que incluiu a visita de uma delegação ao GP de Singapura do ano passado.

"A F1 seria um catalisador perfeito para tornar Osaka uma cidade turística internacional", disse o membro do departamento de turismo. "Para que Osaka conquiste isso, é importante atrair pessoas ricas da Europa, da América e da Austrália".

"Também acreditamos que a F1 será a catalisadora perfeita para atrair hotéis de luxo e a revitalização da economia noturna".

Mizohata se inspirou no GP de Singapura

Photo by: Ferrari

Mizohata se inspirou no GP de Singapura

"Eu fui para o GP de Singapura, e foi muito diferente da imagem que eu tinha da F1. Haviam eventos ao vivo rolando, reuniões de negócios para marcas de luxo nos hotéis próximos...".

Apesar do projeto de Osaka estar nos primeiros passos, sem negociações formais sobre um contrato, foi apurado que já houve um contato preliminar com a F1 sobre a ideia - sendo encorajada a levar a ideia adiante. Um local final para a prova ainda não foi acordado, com o governo de Osaka considerando várias opções.

Isso pode significar uma pista de rua, um autódromo permanente nas cercanias da cidade ou um estilo híbrido como o de Madri ao redor da Osaka Expo, na ilha de Yumeshima, que ficará pronto em 2025.

Um fator a ser considerado é o financeiro, com Osaka avaliando como ter um melhor retorno de investimento, que deve vir mais sobre fundos privados do que pelos impostos.

"O circuito por si só pode ser difícil de se tornar lucrativo, mas se você considerar o impacto econômico sobre toda a cidade, acho que há potencial. Neste momento, não posso dizer quantos anos é a nossa meta, mas acho que será um plano de longo prazo".

Osaka não quer substituir Suzuka, e sim se unir a ela

Photo by: Red Bull Content Pool

Osaka não quer substituir Suzuka, e sim se unir a ela

"Ouvi dizer que Singapura precisou de anos antes de realizar o primeiro evento, então não acho que será rápido. Mas, se tivermos uma chance, tentaremos".

A evolução do programa de Osaka logicamente levantaria dúvidas sobre o futuro da casa atual do GP do Japão - Suzuka - assim como Madri deixou interrogações sobre a permanência de Barcelona no calendário. Mas Osaka quer deixar claro que seu evento seria complementar à Suzuka, e não um substituto.

"O nosso objetivo é termos coexistência e prosperidade mútua com Suzuka. Acho que seria ótimo termos duas corridas no Japão, que é uma potência na indústria".

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Sai Barcelona, entra Madri: F1 muda DNA e pode perder GPs clássicos

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Após demissão da Haas, Steiner revela que está trabalhando em novo livro sobre F1
Próximo artigo "Talento instintivo de Hamilton supera o de Schumacher", diz Vowles, que também 'corneta' germânico por incidente com Villeneuve

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil