AlphaTauri confirma novo nome polêmico para temporada 2024 da F1: Visa CashApp RB

Nomenclatura também atende ao desejo do CEO da antiga Toro Rosso, Peter Bayer, que quer mais saúde financeira; parceria com a Red Bull também aumentará

Watch: Conheça a nova Visa CashApp RB, ex-AlphaTauri

Após o nome Visa CashApp RB vir à tona de forma polêmica nas redes sociais, com direito a gafe do perfil oficial do 'time B' da Red Bull no Instagram, agora há a confirmação oficial de que esta será a nova nomenclatura da equipe que atendeu por AlphaTauri entre 2020 e 2023 na Fórmula 1.

A antiga Toro Rosso de fato se chamará Visa CashApp RB (em vez da proposta original de Racing Bulls) a partir de 2024, confirmou a escuderia nesta quarta-feira, mesmo depois de uma insatisfação da própria F1 com o novo nome ser noticiada, conforme reportou o Motorsport.com.

O editor recomenda:

A equipe usará a sigla VCARB nas denominações do dia-a-dia, e este pode inclusive ser o nome dado ao chassi do carro, mas a decisão ainda não foi tomada de forma oficial. A VCARB confirmou também que o carro de 2024 será conhecido no dia 08 de fevereiro, em um evento realizado em Las Vegas.

Com isso, a Visa se torna a primeira marca a patrocinar simultaneamente ambos os carros da Red Bull, estando presente também na equipe austríaca.

"É fantástico revelar a nova identidade e receber novos parceiros enquanto embarcamos na próxima fase da história da equipe na F1", disse o CEO Peter Bayer. "Faenza entra em uma nova era no esporte, se mantendo fiel às suas raízes como um celeiro de talentos, mas agora com um foco maior em competir por prêmios maiores na F1".

"Temos uma visão ousada para a equipe liderada por mim e pelo chefe Laurent Mekies, e ter parceiros focados para o futuro como Visa e a Cash App ao nosso lado torna essa jornada ainda mais emocionante".

Este envolvimento paralelo da Visa com as duas equipes é mais uma indicação da escala do acordo além da aproximação entre as irmãs no lado comercial.

"O nascimento da Visa CashApp RB é um momento muito significativo", disse o chefe de marketing da Red Bull Technology, Oliver Hughes. "A nova identidade não é apenas uma mudança de nome, é o começo de uma emocionante nova jornada projetada para levar a equipe a novos níveis de competitividade, e isso demonstrado pela presença de uma das marcas mais icônicas do mundo".

"Igualando esse compromisso financeiro com o futuro, a Cash App se junta à equipe como uma parceira crucial, sendo um dos apps de finanças mais baixados. A nova identidade como Visa CashApp RB direcona para um futuro na qual a equipe mira estar na frente do grid".

Há quase um ano, nos testes de 2023, circulavam rumores de que a 'RBR' gostaria de 'se livrar' de seu 'time B'. Dizia-se que isso se devia à nova administração, em que Oliver Mintzlaff, ex-CEO do RB Leipzig, assumiu a gestão esportiva após a morte do fundador da marca, Dietrich Mateschitz.

Mintzlaff estava insatisfeito com o desempenho da segunda equipe, que decepcionava tanto na pista quanto financeiramente. Posteriormente, a Red Bull tomou um rumo diferente: uma oferta de supostamente um bilhão de euros pela então AlphaTauri foi rejeitada. Logo após, o consultor da marca na F1, Helmut Marko, deu a entender que uma mudança de nome, em vez de uma venda, era iminente. 

A escuderia irmã da Red Bull Racing usou o nome Toro Rosso de 2006 a 2019, com o time sendo renomeado AlphaTauri no início de 2020. A mudança tinha o objetivo de expor a marca de roupas da Red Bull, mas não teve o efeito desejado. Apesar da visibilidade da F1, os efeitos para a 'grife' foram decepcionantes. Além disso, Mintzlaff e os outros executivos achavam que a equipe poderia se tornar mais lucrativa ao se associar a outras empresas. Daí, fortaleceu-se a ideia do novo nome.

Ao mesmo tempo, a organização queria garantir um certo grau de continuidade, para não ter que mudar de nome todos os anos ao trocar de patrocínio. Inicialmente, parecia certo que 'Racing Bulls' seria o nome, mas, no fim, VisaCashApp RB se tornou a nomenclatura de 2024 em diante.

Além desta novidade, o próximo campeonato também marcará uma maior aproximação - e dependência técnica - entre o 'time B' e a Red Bull Racing, com boa parte das operações da ex-Toro Rosso saindo de Faenza, na Itália, para Bicester, na Inglaterra, país onde a equipe principal opera.

A despedida oficial da AlphaTauri acontece nesta semana. Na terça-feira, Yuki Tsunoda iniciou uma sessão de dois dias de testes em Ímola com o AT02, carro da temporada 2022, o primeiro sob o regulamento do efeito solo. Daniel Ricciardo assumiu o comando do AT02 nesta quarta.

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN

Sai Barcelona, entra Madri: F1 muda DNA e pode perder GPs clássicos

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1 - 'Censura' da Red Bull e confusão na prova da CNH: Verstappen conta 'causos' fora das pistas
Próximo artigo Visa Cash App RB confirma data de lançamento de seu primeiro carro

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil