Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Para Wolff, batalha de motores com Ferrari ainda está em aberto

Dirigente alerta que nada garante que a vantagem dos propulsores alemães será mantida até o final da temporada, mesmo com a Mercedes tendo tokens disponíveis

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W06; Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06; Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T; e Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T na largada
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W06
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W06, fica parado no final do pit lane

Toto Wolff, chefe da Mercedes, diz que a batalha de motores na temporada 2015 da F1 ainda não terminou. Para o dirigente, a Ferrari pode equilibrar as forças com os alemães. Os germânicos tem dominado o campeonato deste ano, mas as duas vitórias dos italianos comprovam os avanços na unidade de potência ferrarista.

Ainda que as duas fabricantes tenham o mesmo número de tokens de desenvolvimento remanescentes (sete cada uma) para utilizar na segunda metade da temporada, Wolff disse ao Motorosport.com que é possível que a Ferrari vire o jogo e apareça no topo quando o assunto é unidade de potência.

"Você só vai se sentir satisfeito se conseguir utilizar os tokens da maneira mais eficaz possível. No momento, estamos trabalhando a pleno vapor, mas ainda não sabemos quando e quantos tokens vamos utilizar. Às vezes, o tema é mal interpretado: a utilização de um token não significa mais desempenho. É mais complexo do que isso", comentou.

Dividendos decrescentes

Wolff também adverte que a curva de crescimento do propulsor da Mercedes pode estar diminuindo e que a luta com a Ferrari pode se basear mais no desenvolvimento do carro.

"Nas regras do motor as coisas se baseiam em dividendos decrescentes. Teoricamente, nossa curva de crescimento vai se reduzir um pouco e os que estavam atrasados (no desenvolvimento) têm uma faixa maior do que nós. Em um determinado momento, essas curvas vão se encontrar. No entanto, o nosso pessoal que cuida dos motores é fantástico. Eles têm metas ambiciosas, que são aperfeiçoadas o tempo todo”, observou.

"O mesmo se aplica para o pessoal da aerodinâmica e para o resto da equipe. A filosofia, qualquer que seja o setor de que estamos falando, e no time que efetivamente está nas corridas, é da busca por excelência”, encerrou o dirigente.

Tokens remanescentes após o GP da Hungria:

Mercedes: 7

Ferrari: 7

Honda: 7

Renault: 12

Artigo anterior Maldonado garante que críticas dentro da Fórmula 1 o motivam
Próximo artigo Vergne crê em “boas chances” de conseguir um lugar na Haas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros