Pilotos da F1 apoiam plano de classificação própria para corridas sprint

Segundo Sainz, esse era um pedido antigo da GPDA, visando melhorar o espetáculo

Kevin Magnussen, Haas VF-22, the field at the start of the Sprint race

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Quando a Fórmula 1 retomar as atividades da temporada 2023 na próxima semana, no Azerbaijão, devemos ter o teste de um novo formato no fim de semana, criando uma nova sessão classificatória que definirá o grid de largada das corridas sprint, algo que tem o apoio dos pilotos.

O regulamento revisado tem o acordo das equipes e será aprovado formalmente na próxima semana para uso no Azerbaijão, o primeiro fim de semana sprint do ano.

Leia também:

Na sexta-feira será realizado o TL1 seguido da classificação no formato Q1/Q2/Q3, mas definindo o grid de largada somente do GP no domingo. No sábado, o TL2 será substituído por um quali mais curto, que define as posições da corrida sprint.

Muitos pilotos indicaram positivamente a possibilidade de dividir os dois eventos, para que um incidente na classificação ou na sprint não interfiram com o domingo.

"Acho uma boa ideia", disse Charles Leclerc. "Com isso podemos correr mais riscos na sprint sem jogar fora o fim de semana. Isso é bom".

"Obviamente você precisa encontrar uma forma que torne tudo justo, mas já mexe com as coisas", disse Valtteri Bottas. "Você está definitivamente calculando o risco nas sprints. Então é um bom ponto".

Nyck de Vries concorda que os pilotos podem arriscar mais ao saber que o domingo não será afetado: "Acho bom distinguir o resultado da sprint do grid de largada do GP. Porque isso não incentiva as corridas, especialmente com o pessoal da frente não correndo riscos. E as pessoas querem ver um show, então vejo isso como algo inteligente".

Nyck de Vries is happy with the switch to standalone sprints

Nyck de Vries is happy with the switch to standalone sprints

Photo by: Red Bull Content Pool

Para Nico Hulkenberg, esse modelo ajuda o fim de semana, tirando o TL2, que era inútil: "A questão do risco e recompensa segue ali. Você não quer danificar o carro. E há pontos nas sprints. Mas não é uma má ideia, porque aquela sessão de sábado de manhã era meio inútil".

Carlos Sainz ainda destacou que a GPDA vinha defendendo isso para melhorar a ação: "É a direção que pedimos para a F1 e a FIA para criar um show melhor. Nós pedimos para que a sprint não contasse [para o GP]. Então fico feliz que eles tenham aceitado nosso feedback".

Bronca de Hamilton com Mercedes: como cockpit adiantado atrapalha heptacampeão na F1 2023

Ouça o podcast Motorsport.com, que debate se Galvão faz falta no momento atual da F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Rosberg revela motivos por trás de aposentadoria surpresa da F1
Próximo artigo F1: Com Leclerc no simulador, Ferrari analisa possíveis novidades para Baku e além

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil