Pilotos pedem cockpits fechados para F1 em 2017
Associação de pilotos decide pressionar dirigentes da Fórmula 1 para introdução de proteção circular em volta dos capacetes
Após as mortes de Jules Bianchi e Justin Wilson em acidentes nos quais a cabeça dos pilotos esteve exposta a danos neurológicos, muitas têm sido as alternativas sob avaliação para proteger melhor os pilotos.
O conceito que parece ter sido o mais aceito foi um sugerido pela Mercedes no ano passado, com uma barra circular envolvendo a cabeça dos pilotos sem limitar sua visibilidade.
Presidente da GPDA (Associação de pilotos da F1), o austríaco Alexander Wurz diz que os testes com o conceito têm sido encorajadores. Assim, não há nenhuma razão para que sua implementação não seja realizada.
"A pesquisa que os especialistas da FIA fizeram é muito completa e o processo apresentou uma solução clara", disse Wurz à BBC.
"Agora, os pilotos sentem que é hora de implementar uma proteção extra. No mais tardar, em 2017."
Aprovação técnica
Wurz espera que a aprovação para o projeto de 2017 chegue nesta semana, devido a uma reunião do diretor-técnico da F1 na FIA na sexta-feira.
Ele acrescentou: "obviamente mudanças estruturais são necessárias para os chassis, mas, com prazo de quase um ano, não vejo qualquer técnico sendo contrário a tais melhorias para a segurança, especialmente tendo em conta os últimos grandes acidentes em corridas de monopostos com ferimentos na cabeça.”
"Portanto, todos os pilotos e eu esperamos que a proteção de cabeça adicional seja obrigatória."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.