Últimas notícias

Pilotos querem mudanças no uso da DRS, garante Webber

Australiano afirma que colegas pedem que utilização do sistema seja controlada nos treinos livres e na classificação

Webber sofreu com a zona de ultrapassagem dupla em Abu Dhabi

Mark Webber defende – e garante que há praticamente unanimidade entre os colegas – que o uso da DRS seja limitado também em treinos livres e na classificação. Para o australiano, o sistema ainda precisa de alguns ajustes, mas tem funcionado bem em corridas.

No restante do final de semana, no entanto, tem levado a acidentes, pois os pilotos arriscam usá-la em pontos nos quais não é possível controlar o carro com a velocidade extra que o artifício proporciona.

“A batida de Bruno Senna em Suzuka, a minha na Hungria na sexta-feira e uma das que meu companheiro Sebastian Vettel teve nos treinos livres foram causadas por isso”, afirmou em sua coluna na BBC. “Então os pilotos são quase unânimes em preferir que o uso da DRS fora das corridas fosse limitado – a apenas a zona de ultrapassagem ou nas retas principais, além de uma restrição no ponto de ativação, para que não seja possível abri-la muito perto de uma saída de curva.”

Em geral, o australiano acredita que a DRS tem sido algo favorável nas corridas, ainda que destaque que, neste ano, a categoria foi meio “no escuro” em termos de quão longas seriam e onde estariam as zonas de ativação.

“As equipes e as autoridades esportivas estão adotando a abordagem correta com a DRS. Estão tentando chegar em um ponto em que, entre carros cujo rendimento é semelhante, ultrapassar seja possível, mas ainda assim um desafio.”

Assim, o piloto da Red Bull observa que houve provas em que as ultrapassagens foram fáceis demais, citando China, Bélgica e Turquia, enquanto em outras pistas, como Valência, Barcelona e Coreia, não ajudou tanto.

“Em Abu Dhabi, foram usadas duas zonas. No final das contas, entretanto, se você passasse alguém na primeira, a chance de sofrer o troco eram grandes – como descobri em minha briga com Jenson Button. Seria melhor ter apenas uma zona.”

Ainda assim, Webber acredita que, com as informações obtidas nesta temporada, o uso da DRS será aperfeiçoado ano que vem. “Alguns gostam de ver os carros uns passando os outros, no estilo Nascar. Mas para aqueles que têm uma visão mais purista – como eu – a ultrapassagem deveria significar mais do que isso.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ecclestone diz que GP dos Estados Unidos corre sério risco
Próximo artigo Para Whitmarsh, Hamilton subestimou Button como companheiro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil