Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Polêmica dos difusores deve acabar com volta às regras de Valência

Dirigentes sinalizam um acordo iminente para banir a troca de mapeamento e liberar escapamentos

Carros devem mudar de novo para o GP da Alemanha

Por mais que os dirigentes digam que não querem falar mais sobre o assunto, a polêmica dos difusores soprados parece não ter fim. Durante o domingo de GP da Grã-Bretanha, muito se falou sobre um possível acordo entre as equipes para reverter a decisão que limitou o uso dos gases do escapamento nas freadas em 10%. O TotalRace ouviu alguns dos envolvidos na confusão.

De acordo com o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, o mais provável é que se retorne à configuração do GP da Europa, quando os escapamentos estavam liberados e apenas a mudança de mapeamento de motor entre a classificação e a corrida foi proibida.

“Há 99% de chance de voltar a como era em Valência, o que é um desafio para a gente fazer melhor. Sinto falar sobre este assunto. Creio que do ponto de vista processual o que aconteceu não foi justo. Isso seria mais sentato. Precisamos olhar para frente porque, caso contrário, para onde vamos? Acho que temos de voltar atrás pelo benecífio do esporte.”

Perguntado se a Ferrari concordaria em voltar atrás nas modificações de Silverstone mesmo após a vitória, Domenicali aproveitou para alfinetar os rivais.
“Você tem de ver todo o quadro. Não acho que os outros estão se comportando como estamos.”

O presidente da Associação das Equipes de F-1, a FOTA, Martin Whitmarsh, foi na mesma linha do chefe da Ferrari.

“Estamos quase lá. Esperamos que nos próximos dias possamos superar isso e vamos parar toda essa discussão sobre difusor aquecido, a frio, o que seja, e estabelecer um status quo até o final do ano. Um dos problemas na Fórmula 1 é que muitos agem pelo interesse próprio.”

Um dos mais prejudicados pela decisão, Eric Boullier, chefe da Renault, não quer esperar pela decisão final e já admitiu mudar os escapamentos do carro, único que os usa soprando para a frente – a única valia do sistema seria aproveitar os gases para melhorar a aerodinâmica do carro.

“Estou feliz em acabar com esse debate, com essa perda de tempo, e acho que voltar ao regulamento de Valência é a solução mais justa porque todos nós trabalhamos e desenvolvemos isto. Devemos mudar a configuração das saídas de escapamento, algo que devemos experimentar já na Alemanha. Agora temos de nos questionar sobre qual seria a melhor solução, mas não gostaria de simplesmente desistir de nosso conceito.”

Pilotando para uma das equipes que mais se beneficiaria com o fim dos escapamentos soprados nas freadas, Rubens Barrichello não acredita que as equipes cheguem a um acordo para que o regulamento volte a ser exatamente como antes de Valência.

“Para nós, é melhor não ter os escapamentos soprados. O desenvolvimento vai ser em cima do que eles decidirem. Ouvi dizer que a briga existe para que volte completamente como era antes. Eu espero que não. Com certeza não terão unanimidade.”

(Colaboraram Luis Fernando Ramos e Felipe Motta, de Silverstone)

Artigo anterior Para Massa, foi estratégia que o fez perder disputa com Hamilton
Próximo artigo Ordem de equipe a Webber dá o que falar após o GP da Grã-Bretanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros