Porsche e Audi estão a um passo da F1, diz revista; montadoras podem entrar na categoria em 2026

Negociação depende apenas de especificações sobre o tipo de motor que será usado no ano, quando as regras das unidades de força mudarão

Porsche Logo

Porsche Logo

Daniel James Smith

Porsche ou Audi estão perto de fechar acordo para entrar na Fórmula 1 em 2026, segundo informações da revista alemã Auto Motor und Sport. O Grupo Volkswagen quer emplacar um de seus braços na categoria e a negociação avançou no GP da Itália, mas isso dependerá do tipo de motor que será usado no ano, quando o regulamento das unidades de potência mudará.

Essa não seria a primeira vez das montadoras na divisão máxima do esporte a motor. A Porsche correu na F1 entre 1958 e 1964 e chegou a ganhar uma corrida, no GP da França de 1962 com Dan Gurney. Já a Audi participou de provas sob o nome Auto Union na década de 30, quando o campeonato mundial ainda não existia.

Leia também:

As marcas também marcaram presença na Fórmula E, com a Audi fazendo parte da categoria desde sua criação em 2014. A equipe venceu a temporada de pilotos de 2016-17 com o brasileiro Lucas di Grassi e os construtores de 2017-18. Já a Porsche estreou dois anos depois, em 2019-20.

Fora dos monopostos, as duas tiveram muito sucesso no endurance, com títulos no WEC e vitórias nas 24 Horas de Le Mans. A Audi conquistou os campeonatos da LMP1 de 2012 e 2013 e a Porsche de 2015, 2016 e 2017. Além disso, a segunda também ganhou troféus na GTE Pro e GTE Am.

A Audi marcou história também nos carros de turismo, com um programa de sucesso no DTM. Foram 23 títulos entre 1990 e 1992 e de 2000 em diante, até saírem da categoria em 2020. A Porsche participou da etapa de Nürburgring de 2021 com Michael Ammermüller como guest driver, mas não tem história significativa na categoria.

EXCLUSIVO: JU CERASOLI revela detalhes em TRETAS de Hamilton e Verstappen que não são vistos na TV

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #135: Vitória 100 de Hamilton na F1 chega em momento mais pressionado na carreira?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Vettel diz que ações pelo meio ambiente devem ser feitas, não só faladas
Próximo artigo ANÁLISE: Saiba como funciona o sistema de motor revolucionário da Ferrari na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil