Últimas notícias

Privatização de Interlagos agrada pilotos brasileiros

O Motorsport.com Brasil procurou personagens importantes das pistas para opinar sobre os planos do prefeito eleito de São Paulo, João Dória Jr., de privatizar o autódromo de Interlagos

Felipe Massa, Williams FW37

Na última segunda-feira (3), o recém-eleito prefeito da cidade de São Paulo, João Dória Jr., concedeu entrevista à TV Globo e confirmou que vai privatizar o Autódromo de Interlagos, palco do GP do Brasil. Segundo Dória Jr., o traçado paulistano e o kartódromo serão administrados pela iniciativa privada, com o parque do complexo seguindo sob controle do município.

O Motorsport.com Brasil, então, procurou personagens do automobilismo brasileiro para saber o que eles pensam sobre os planos do novo administrador da cidade a partir de 2017, o que pode ser conferido abaixo.

Lucas di Grassi (piloto da Fórmula E e WEC):

"Sem dúvida, a privatização do Autódromo de Interlagos é uma coisa boa. Principalmente porque para um autódromo dar lucro, ele tem de ser bem gerido, não pode ficar largado."

"Apesar de o último administrador de Interlagos, o João Mihalik, ter feito um excelente trabalho como gestor público do autódromo, eu acho que se fosse privado, Interlagos poderia ter ainda melhores instalações e ser mais organizado."

Acho que a Prefeitura tem de se preocupar com outros pontos, e o autódromo pode gerar uma boa receita à cidade com sua privatização. Sou totalmente a favor."

Bruno Senna (ex-F1 e atualmente no WEC):

"Bom, depende muito de quem assume a pista. Se for uma empresa com boa administração, consegue fazer o autódromo ser rentável, sempre utilizando a pista em atividades diárias, eventos e corridas. Se for mal-administrado, vai virar condomínio."

Marcos Gomes (atual campeão da Stock Car):

"Conversei com pessoas próximas ao Dória e elas me disseram que ele gosta de automobilismo, que a ideia dele é privatizar o autódromo juntamente com pessoas ligadas ao automobilismo. Eu acredito que será muito melhor dessa forma para Interlagos continuar crescendo."

Sergio Jimenez (piloto da Stock Car e sócio do SKB):

"Primeiramente, eu buscaria o tombamento do autódromo, para que quem comprasse soubesse que a estrutura teria de ser mantida como autódromo e kartódromo."

"O autódromo, pelas constantes reformas e a consequente burocracia, passa muito tempo fechado e, portanto, deixa de ser aproveitado da melhor maneira possível - montadoras e organizadores de eventos automobilísticos não exploram o local como poderiam. Privatizado ou não, o circuito precisa ser melhor aproveitado."

Ruben Carrapatoso (campeão mundial de Kart):

“Com a privatização, temos dois cenários: ou a venda será feita para uma empresa que fará especulação imobiliária com o local e acabar com o autódromo ou teremos sorte de a pista ser vendida para uma empresa que explore o local de todas as formas e melhorá-lo, trazendo corridas internacionais”

“No entanto, só vejo isso acontecendo com uma empresa estrangeira assumindo o controle, uma empresa com o 'know how' para isso – não sei se existem empresas no Brasil que façam este tipo de operação, esperamos que sim.”

“Não queremos que o autódromo morra, tudo na região 'nasceu' em função do autódromo – muitos mecânicos, o comércio, gente que vive em torno daquilo. Frequento o local desde 1991, 1992, então vi a área crescer ao redor do circuito nestes 25 anos. Se a pista acabar, parte da região 'morre' junto com ela.”

Paulo Carcasci (Ex-piloto e ex-membro do SKB):

"A privatização pode ser muito boa, desde que garanta a continuidade do uso do espaço como kartódromo e como autódromo. Por tudo que eu conheço de autódromos no mundo, principalmente na Inglaterra - onde vivi 14 anos - eles dão um prejuízo bem grande."

"Será difícil encontrar investidores pro autódromo de Interlagos, considerando o tamanho do espaço ocupado e da manutenção que aquilo deve dar, mas eu acho que é uma saída boa para a prefeitura, que com a privatização economizaria dinheiro público."

"Como desportista eu gostaria de ter a garantia de que quem privatizar vai manter o autódromo e kartódromo. Já perdemos o autódromo do Rio, não podemos correr o risco de perder Interlagos."

Paulo Gomes (tetracampeão da Stock Car):

"A privatização é uma boa ideia para modernizar o autódromo e poderá ser feita desde que tenha uma união de empresas e empresários para poder bancar os custos. O autódromo poder ser uma mistura entre o automobilismo e vários outros tipos de entretenimento."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Bottas ressalta conselhos e "truques" ensinados por Massa
Próximo artigo Haas não culpa má sorte por problemas nas últimas corridas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil