Raikkonen faz volta com cockpit fechado em teste da F1
Conceito Halo foi usado pela Ferrari em uma volta de instalação nesta quinta

Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
O finlandês Kimi Raikkonen tornou-se o primeiro piloto a testar o novo conceito de cockpit fechado Halo durante os testes de Formula 1 realizados em Barcelona, na Espanha, nesta quinta-feira. A estrutura foi montada no carro de Raikkonen para uma volta de instalação na parte da manhã e chega no momento em que a FIA trabalha para introduzir o projeto em 2017.
Pintado de preto, o aro é destinado a proteger a cabeça e contou com uma única coluna para baixo do centro - que tem sido a solução que as equipes e os órgãos da F1 têm favorecido. Depois de completar uma única volta no início do dia, o conceito de Halo foi removido do carro para que Raikkonen pudesse retomar o seu programa de testes normal.
Visão imparcial
A Ferrari vem trabalhando em sua versão do conceito Halo por algum tempo, e o Motorsport.com entende que um grande esforço tem sido feito para reduzir o seu peso.
Tendo inicialmente em torno de 10 kg, acredita-se que a versão testada na quinta-feira tenha apenas 6 kg.
No momento, a estrutura do protótipo inicial é fixa, não se move para a entrada do piloto no cockpit, no longo prazo se espera que a estrutura possa ser movida para cima para possibilitar a entrada e saída do piloto.
O Halo foi montado pela Ferrari na quarta-feira à noite e Sebastian Vettel tentou usá-lo na garagem.
No entanto, foi decidido que Kimi Raikkonen seria a pessoa ideal para realizar os primeiros testes de visibilidade na pista porque supostamente ele ofereceria uma avaliação muito mais imparcial sobre o impacto do protótipo sobre os demais pilotos.
Plano de testes
A FIA vem avaliando muitas soluções de cockpit fechado diferentes ao longo dos anos, mas muitas ideias estão fora do padrão.
Um estilo totalmente fechado não só dificultou a extração do piloto, mas também teve o efeito de jogar qualquer detrito que colidiu com ele para o alto.
A ideia de Halo reuniu apoio ao longo dos últimos 18 meses, e o presidente da GPDA, Alex Wurz, disse que era importante que entrasse em uso o mais rápido possível.
O diretor de prova Charlie Whiting disse no início deste ano que a FIA estava preparada para que isso acontecesse em 2017.
Giorgio Piola revelou no ano passado neste vídeo como o conceito de Halo seria incorporado em um carro de F1. Abaixo do vídeo, veja mais fotos de Raikkonen testando o conceito Halo.
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