Fórmula 1
R
GP da Austrália
12 mar
-
15 mar
Próximo evento em
54 dias
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
61 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
75 dias
16 abr
-
19 abr
Próximo evento em
89 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
103 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
110 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
124 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
138 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
145 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
159 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
166 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
180 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
194 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
222 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
229 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
243 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
250 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
264 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
278 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
285 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
299 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
313 dias

Raikkonen: Pilotos têm visão distorcida sobre carros antigos da F1

compartilhar
comentários
Raikkonen: Pilotos têm visão distorcida sobre carros antigos da F1
Por:
5 de jul de 2019 15:07

Campeão mundial de 2007, finlandês estreou na categoria em 2001 e pilotou diferentes tipos de monopostos ao longo dos anos

Refletindo sobre as mudanças que devem acontecer na Fórmula 1 em 2021, Kimi Raikkonen disse que o debate é distorcido pela memória que os pilotos da atualidade têm sobre os carros antigos da categoria.

A declaração vem na esteira de uma polêmica sobre o desafio físico imposto pelos monopostos atuais, cujos regulamentos técnicos serão alterados em 2021. Alguns pilotos acham que o carro de hoje em dia não é suficientemente desafiador: é o caso de Lewis Hamilton e Romain Grosjean. Já Max Verstappen discorda veementemente.

Leia também:

Piloto mais velho do grid, Raikkonen ponderou: "É mais ou menos difícil agora? Impossível dizer. Quando você começa a pensar sobre como era há 10 anos, a memória é perigosa e não dá para lembrar com exatidão. Se você me perguntasse sobre isso 10 anos atrás, eu diria 'está tudo bem', porque é tudo uma questão de costume. Mas quando você pilota depois das férias, seu pescoço fica basicamente destruído depois de 20 voltas”.

"Mas, no segundo teste, você sente um pouco de dor aqui e ali e então se acostuma. É como qualquer esporte, você se acostuma com o que faz e não fica mais tão difícil”, ponderou o experiente piloto, que estreou na F1 em 2001 e triunfou 21 vezes (relembre todas as vitórias do finlandês em galeria especial no fim desta matéria).

O finlandês pilotou carros com diferentes configurações desde então. O ‘Homem de Gelo’ passou por máquinas com motores V10, V8 e agora os V6 turbo-híbridos. Raikkonen também pegou épocas com reabastecimento e nenhuma troca de pneus durante uma corrida. Campeão mundial em 2007, o piloto de 39 anos tem autoridade para falar sobre o assunto.

"Algumas corridas são mais difíceis do que outras, mas vai ser sempre difícil ir rápido e estar no limite. E é claro que às vezes pode parecer mais fácil: quando você tem um carro muito bom, tudo é absolutamente perfeito e não parece nada difícil”.

"Você pilota facilmente e o tempo de volta é ótimo. Tudo é ótimo e parece fácil demais. Mas pode ser experiência dolorosa quando você tem que lutar contra um carro ruim", ponderou Raikkonen.

Uma sugestão para tornar os carros atuais mais desafiadores é reduzir a assistência da direção hidráulica, embora isso ainda não tenha sido debatido em grau mais sério. No entanto, Raikkonen disse que se acostumou com isso em 2001, quando não tinha "nenhum poder comparado ao que eu tenho agora".

"A primeira Sauber que eu pilotei em testes em Mugello tinha zero direção hidráulica. Em 2001, nós instalamos a direção hidráulica só em Monza, na metade da temporada. Você tem que fazer o que tem que fazer”, disse o piloto da Alfa Romeo.

GALERIA: Relembre todas as 21 vitórias de Kimi Raikkonen na Fórmula 1

Galeria
Lista

GP da Malásia 2003

GP da Malásia 2003
1/21

Foto de: LAT Images

GP da Bélgica 2004

GP da Bélgica 2004
2/21

Foto de: Brousseau Photo

GP da Espanha 2005

GP da Espanha 2005
3/21

Foto de: Toyota Racing

GP de Mônaco 2005

GP de Mônaco 2005
4/21

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

GP do Canadá 2005

GP do Canadá 2005
5/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Hungria 2005

GP da Hungria 2005
6/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Turquia 2005

GP da Turquia 2005
7/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica 2005

GP da Bélgica 2005
8/21

Foto de: McLaren

GP do Japão 2005

GP do Japão 2005
9/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Austrália 2007

GP da Austrália 2007
10/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da França 2007

GP da França 2007
11/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Grã-Bretanha 2007

GP da Grã-Bretanha 2007
12/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica 2007

GP da Bélgica 2007
13/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da China 2007

GP da China 2007
14/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Brasil 2007

GP do Brasil 2007
15/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Malásia 2008

GP da Malásia 2008
16/21

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

GP da Espanha 2008

GP da Espanha 2008
17/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica 2009

GP da Bélgica 2009
18/21

Foto de: XPB Images

GP de Abu Dhabi 2012

GP de Abu Dhabi 2012
19/21

Foto de: XPB Images

GP da Austrália 2013

GP da Austrália 2013
20/21

Foto de: XPB Images

GP dos Estados Unidos 2018

GP dos Estados Unidos 2018
21/21

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Próximo artigo
VÍDEO: Conheça os detalhes de como funciona um volante da Fórmula E

Artigo anterior

VÍDEO: Conheça os detalhes de como funciona um volante da Fórmula E

Próximo artigo

Honda se diz interessada na Fórmula E, mas foco está na F1

Honda se diz interessada na Fórmula E, mas foco está na F1
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Pilotos Kimi Raikkonen Compre Agora
Equipes Alfa Romeo
Autor Scott Mitchell