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Red Bull está pronta para bloquear o Halo para 2017

Horner diz ser contra pressa para tentar implantar o novo equipamento de segurança; Vettel mostra reserva quanto à visibilidade

Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover

Foto de: XPB Images

Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H running the Halo cockpit cover
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Pierre Gasly, Red Bull Racing RB12 Test Driver running the Halo cockpit cover
Sebastian Vettel, Ferrari

A FIA deverá enfrentar um dilema em relação à introdução do Halo na F1 após a Red Bull deixar claro que não apoia tal medida. A entidade acredita que o novo equipamento de segurança está "tecnicamente pronto" para ser implantado já em 2017, após recentes testes com a última versão.

O design sofreu alterações para garantir que não há risco da cabeça do piloto bater contra a estrutura no caso de uma colisão, e ainda há um plano para fazer a peça com titânio mais leve. O novo "Halo 2" também passou por testes nos GPs da Áustria e Grã-Bretanha, sobretudo para a equipe médica entender melhor o equipamento e como fazer o resgate de pilotos.

Mas apesar da luz verde da FIA para o novo acessório, o assunto permanece um impasse, com as equipes ainda incertas sobre sua introdução em 2017.  

A Red Bull já declarou achar que o Halo ainda não está bom o suficiente para ser votado para entrar na próxima temporada, e se posicionará de forma contrária a isso caso exista essa possibilidade. Mesmo após um de seus carros usar uma versão do Halo no teste desta terça em Silverstone.

“Pessoalmente, não sou um fã do Halo. Acho deselegante como a questão tem sido discutida. Gostaria que houvesse mais pesquisas e testes para fazer o trabalho de forma adequada do que correr para tentar implantar algo que possa ter outras consequências. Não gosto das limitações que o Halo tem", disse Christian Horner, chefe da Red Bull, ao Motorsport.com.

"Certamente, eu não votaria a favor dele nesse momento", finalizou.

Inicialmente, estava previsto que alterações do regulamento para introduzir o Halo iriam percorrer os caminhos normais, que são o Grupo Estratégico e a Comissão da F1. Porém, devido ao prazo apertado para 2017, mudanças desse tipo necessitariam de aprovação unânime das equipes. Ou seja, com um voto contra a Red Bull pode bloquear tal aplicação. O próximo encontro do Grupo Estratégico da F1 irá acontecer no GP da Alemanha. 

 

PREOCUPAÇÃO DE VETTEL

Sebastian Vettel expressou certa reserva sobretudo em relação à visibilidade dos pilotos após dar uma volta com o Halo em sua Ferrari, em Silverstone, na sexta-feira.

"Você perde um pouco (de visibilidade) em cima. Acho que é necessário andar mais com ele (Halo). Sei que a decisão está perto de ser tomada, mas não estou a par de como estão os estudos". 

“Temos apenas de ter certeza de que vamos introduzir algo que é mais seguro em todas as situações e que não estaremos comprometendo nada. Acho que sempre existem cenários que não dá para garantir, mas você tenta garantir o máximo possível. Esse deve ser o objetivo".

 

 

 

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