Red Bull: mudança no carro de 2019 é um erro caro
Chefe da Red Bull, Christian Horner acredita que a qualidade das corridas na próxima temporada não mudará tanto
As equipes da Fórmula 1 estão utilizando o inverno europeu preparando um carro totalmente novo graças aos novos regulamentos técnicos que serão introduzidos para tentar trazer mais ultrapassagens.
As asas dianteira e traseira serão mais largas e mais simples, há mais restrições na área dos defletores e dutos de freio, o que podem fazer os carros acompanharem o da frente de maneira mais fácil.
Mas, em um evento nesta terça-feira no escritório da Red Bull em Londres, Christian Horner não acreditava que o pacote de novas regras entregaria algo melhor.
Quando perguntado pelo Motorsport.com sobre quão diferente as corridas poderiam ser por conta dos novos projetos, Horner disse: "Não acho que isso vá mudar muito.”
"Pelo que vemos, as características do carro são um pouco diferentes, mas em termos de acompanhar um ao outro de perto, eu não acho que vá fazer qualquer diferença."
“Mas o que acho que acontecerá no início do ano é que alguns acertarão e outros não."
As mudanças nas regras de 2019 foram confirmadas após as reclamações no GP da Austrália do ano passado, apesar do ceticismo de algumas equipes sobre a necessidade de uma revisão tão dramática.
Pressionado sobre como seria preocupante se as regras falhassem, com a Liberty baseando algumas de suas ideias de 2019 para 2021, Horner disse: “Acho que eles até aceitariam que era provavelmente um erro passar por essa mudança de asa dianteira para este ano.”
“Eles escolheram algo isolado de um conceito futuro para 2021 e correram para o carro atual.”
“Como com todas essas coisas, não há bala de prata. Tem que estar tudo funcionando em harmonia com todo o resto.”
"Apenas mudando a asa dianteira e dizendo que vai melhorar as corridas, é uma abordagem bastante ingênua e, finalmente, cara. E, claro, o ônus dessa despesa está com as equipes."
O conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, disse durante o inverno que sua equipe gastou 15 milhões de euros a mais no desenvolvimento das novas regras aerodinâmicas.
Horner não espera mais ultrapassagens na abertura da temporada em Melbourne, mas acredita que isso se mantém até o layout apertado do circuito do que uma falha específica nos carros.
"Acho que a corrida na Austrália será exatamente a mesma", disse ele. “O problema não é tanto o carro na Austrália, é o circuito.”
“É a mesma coisa há anos. Não é exclusivo para este conjunto de regulamentos. É um ótimo lugar para ir, um ótimo local, mas como circuito, tem suas limitações em fornecer boas corridas.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.