Red Bull: "não há garantia" de equilíbrio de motores em 2017
Equipe austríaca não crê que novas regras de motores para 2017 irá reduzir os custos e nivelar a performance entre as diferentes fabricantes
As fabricantes de motores da Fórmula 1, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e Bernie Ecclestone chegaram a um acordo de motores que reduzirá o preço das unidades de potência em 4 milhões de euros até 2018, além de equalizar o desempenho dos motores para não exista uma diferença maior do que 0s3 entre as marcas.
Apesar do plano ter apoio maciço das equipes, nem todos apoiam a ideia e a Red Bull, que votou contra a medida, permanece cética quanto ao cumprimento dos objetivos.
O consultor do time austríaco, Helmut Marko, concedeu entrevista ao site oficial da F1 falando sobre o tema. "É, ao menos, um avanço na direção certa, mas os detalhes - como sempre - são o problema. Não se sabe o ponto de partida para a aplicação da redução. Temos variações no preço dos motores que vão de 16 milhões de euros para 28 milhões - esse é um problema", disse.
“Além disso, ainda não está claro como a equalização de desempenho irá funcionar: se realmente conseguirmos essa margem de 0s3, tudo bem. Mas não há garantia de que isso será alcançado. Outro problema é, claro, que precisamos ser abastecidos por uma fabricante, sem importar o que mais vai acontecer - já que o motor independente está definitivamente fora de questão", afirmou.
Com equalização, chassi fará a diferença
A pista que servirá de base para a equalização de 0s3 entre cada fabricante será a da Catalunha. Para Marko, este é um tema essencial, pois o consultor acredita que a Red Bull pode superar um déficit deste tamanho com um chassi mais eficiente.
“Se a diferença não for maior do que 0s3, teremos todas as chances de compensar isso com nosso chassi. Essa equalização nos colocaria em uma posição em que poderíamos brigar por vitórias e títulos novamente. No entanto, tudo depende da aplicação exata daquilo que tem sido acordado e registrado no papel", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.