Últimas notícias

Red Bull oficializa acordo com a Honda para 2019

A Red Bull oficializou que mudará para os motores Honda a partir da temporada de 2019 da F1.

Honda logo on the Toro Rosso STR13 Honda
Water on the Honda logo applied to the nose of the Toro Rosso STR13 Honda
Honda logos
Honda logos are displayed on the bodywork of a Toro Rosso STR13
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14, leads Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
A Honda logo on the bodywork of a Toro Rosso

Como divulgado pelo Motorsport.com na última noite, a diretoria da Red Bull optou por descartar os motores Renault em favor aos Honda para a próxima temporada.

A mudança foi anunciada na terça pela manhã, o que coloca um fim a uma parceria de 12 anos entre Red Bull e Renault, que já rendeu 57 vitórias e quatro titulo mundiais duplos (ou seja, de pilotos e construtores) entre 2010 e 2013. 

Chefe da Red Bull, Christian Horner afirmou que a troca estava sendo feita porque daria à Red Bull a melhor chance de lutar por títulos novamente.

“O acordo de vários anos com a Honda sinaliza o começo de uma nova e empolgante fase para os esforços da Aston Martin Red Bull Racing para competir não só por vitórias, mas também por aquilo que é sempre nossa meta – títulos”, disse. 

“Sempre tomamos decisões como essa sem passionalidade, com um único critério em mente: acreditamos que o resultado nos permitirá competir no nível mais alto.”

“Depois de considerações cuidadosas, estamos certos de que essa parceria com a Honda é a direção certa para a equipe.”

A Red Bull tem monitorado o desenvolvimento da Honda desde que a Toro Rosso substituiu a McLaren como única equipe com os motores japoneses para este ano.

“Estamos impressionados com o comprometimento da Honda com a F1, com os passos rápidos que eles deram nos tempos recentes com nossa equipe irmã, a Scuderia Toro Rosso, e pelo escopo de suas ambições, que casam com as nossas próprias”, acrescentou Horner.

“Estamos ansiosos para trabalhar juntos com a Honda nos próximos anos e para corrermos juntos em busca do sonho do maior prêmio da F1.”

A Toro Rosso também continuará a utilizar os motores Honda, o que dá à fabricante japonesa, pela primeira vez desde que retornou à F1, duas equipes para trabalhar. Isso não acontecia desde 2008, quando ela tinha sua equipe oficial e também cedia motores à Super Aguri. 

Presidente de motores da Honda, Takahiro Hachigo disse: “Ter duas equipes significa que podemos ter acesso ao dobro de dados que tínhamos anteriormente.”

“Acreditamos que trabalhar com Toro Rosso e Red Bull nos permitirá ficar mais próximos de nossa meta de vencer corridas e campeonatos, construindo duas parcerias fortes.”

“As discussões ocorreram muito rapidamente, graças à postura aberta e respeitosa da Red Bull, o que fez com que o acordo fosse alcançado de forma justa para ambas as partes.”

A relação entre Red Bull e Renault ficou gradativamente mais tensa nos anos após os títulos juntos, já que a fabricante francesa se mostrou incapaz de bater de frente com Ferrari e Mercedes na atual era híbrida da F1. 

“Gostaríamos de agradecer à Renault pelos últimos 12 anos, período no qual tivemos momentos incríveis juntos”, disse Horner. 

“Temos às vezes nossas diferenças, mas a Renault sempre trabalhou de forma incansável, no melhor de suas habilidades, para nos fornecer um motor competitivo.”

Um comunicado da Renault disse: “Dois anos após o retorno da Renault como equipe de fábrica, consideramos que esta seja a evolução natural de Renault e Red Bull por suas respectivas aspirações.”

“Estamos totalmente focados no progresso forte do Renault Sport Formula 1 Team, enquanto que continuamos a alimentar a relação recente com a McLaren Racing.”

Reportagem adicional de Matt Beer

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Red Bull terá motores Honda na F1 em 2019
Próximo artigo Williams está trabalhando duro em atualizações, diz Lowe

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil