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Red Bull só critica motor porque não está vencendo, diz chefe da Mercedes

Para Paddy Lowe, tentativa de mudar regulamento não faz sentido: "É só uma questão de interesse próprio"

Renault (por meio de sua equipe principal, a Red Bull), Ferrari e Honda bem que tentaram, mas não conseguiram convencer a Mercedes a liberar mais mudanças nos motores em relação ao que já é previsto no regulamento para o ano que vem. A proposta era, além de aumentar a proporção de itens que podem ser modificados – atualmente, 48% - prorrogar o prazo – de 28 de fevereiro até julho.

[publicidade] A Mercedes, contudo, detentora da melhor unidade de potência da atualidade, usou seu poder de veto (para mudar o regulamento do campeonato de 2015, era preciso unanimidade na decisão) e barrou a alteração. Para 2016, contudo, as regras podem mudar com uma votação por maioria simples.

Para o diretor técnico da Mercedes, Paddy Lowe, a pressão, especialmente da Red Bull, que usa os motores Renault, para que uma mudança fosse efetuada, não passa de uma tentativa de tirar a vantagem dos motores alemães. O chefe da Red Bull, Christian Horner, contudo, alega que a alteração serviria ao interesse do esporte, ao aumentar a competitividade.

“Temos regras claras, que foram feitas com o aval de todos. O motivo para que haja estabilidade nas regras, particularmente em relação à unidade de potência, é permitir que boas regras, quando levadas adiante, não tenham relação com sua performance relativa. Quando se pede por mudanças rápidas é só uma questão de interesse próprio”, afirmou Lowe.

“Nada poderia ser mais claro do que o que estamos vendo, quando alguém sente que não está no topo, é porque as regras estão erradas. Nunca vi isso acontecer. Trabalhei em equipes que tiveram bons anos e anos ruins, mas não lembro de ouvir alguém dizendo que deveríamos mudar as regras para vencer novamente. Não entendo.”

Outro fator apontado pelo engenheiro é a discrepância entre a necessidade de se gastar menos na Fórmula 1 e a pressão das equipes para alterar novamente as regras. “Há algo simples na F-1: mudanças de regras custam dinheiro, particularmente em termos de motor, então é a ideia mais ridícula que ouvi para economizar.”

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