Red Bull só critica motor porque não está vencendo, diz chefe da Mercedes
Para Paddy Lowe, tentativa de mudar regulamento não faz sentido: "É só uma questão de interesse próprio"
[publicidade] A Mercedes, contudo, detentora da melhor unidade de potência da atualidade, usou seu poder de veto (para mudar o regulamento do campeonato de 2015, era preciso unanimidade na decisão) e barrou a alteração. Para 2016, contudo, as regras podem mudar com uma votação por maioria simples.
Para o diretor técnico da Mercedes, Paddy Lowe, a pressão, especialmente da Red Bull, que usa os motores Renault, para que uma mudança fosse efetuada, não passa de uma tentativa de tirar a vantagem dos motores alemães. O chefe da Red Bull, Christian Horner, contudo, alega que a alteração serviria ao interesse do esporte, ao aumentar a competitividade.
“Temos regras claras, que foram feitas com o aval de todos. O motivo para que haja estabilidade nas regras, particularmente em relação à unidade de potência, é permitir que boas regras, quando levadas adiante, não tenham relação com sua performance relativa. Quando se pede por mudanças rápidas é só uma questão de interesse próprio”, afirmou Lowe.
“Nada poderia ser mais claro do que o que estamos vendo, quando alguém sente que não está no topo, é porque as regras estão erradas. Nunca vi isso acontecer. Trabalhei em equipes que tiveram bons anos e anos ruins, mas não lembro de ouvir alguém dizendo que deveríamos mudar as regras para vencer novamente. Não entendo.”
Outro fator apontado pelo engenheiro é a discrepância entre a necessidade de se gastar menos na Fórmula 1 e a pressão das equipes para alterar novamente as regras. “Há algo simples na F-1: mudanças de regras custam dinheiro, particularmente em termos de motor, então é a ideia mais ridícula que ouvi para economizar.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.