Fórmula 1
25 set
Treino Livre 3 em
16 Horas
:
44 Minutos
:
47 Segundos
R
GP de Portugal
23 out
Próximo evento em
27 dias
04 dez
Próximo evento em
69 dias
R
GP de Abu Dhabi
11 dez
Próximo evento em
76 dias

Red Bull vai pedir esclarecimentos à FIA sobre Sistema de Direção de Eixo Duplo da Mercedes

compartilhar
comentários
Red Bull vai pedir esclarecimentos à FIA sobre Sistema de Direção de Eixo Duplo da Mercedes
Por:
, Editor

A Red Bull, que planejava um protesto formal na Austrália, vai pedir explicações à FIA sobre o sistema da Mercedes

Na pré-temporada, a Mercedes chamou a atenção do mundo da Fórmula 1 ao testar um inovador sistema de direção, chamado de Sistema de Direção de Eixo Duplo (DED), que permite a Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ajustarem o ângulo dos pneus dianteiros com o volante. Apesar da FIA ter declarado o sistema legal, a estreia oficial do DED no GP da Áustria levantou novamente a polêmica.

Na Austrália, a Red Bull estava planejando fazer um protesto oficial contra a Mercedes caso a equipe utilizasse o sistema, mas, com o cancelamento da prova, a situação ficou em segundo plano até aqui.

Leia também:

O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse ao Motorsport.com que ainda existiam pontos de interrogação sobre o sistema da Mercedes no novo início da temporada.

Durante o primeiro treino livre para o GP da Áustria na sexta, o DED foi utilizado, com a transmissão mostrando com detalhes como que ele pode ser usado pelos pilotos. Ainda com o cronômetro rolando, Horner revelou à Sky Sports F1 que ele iria pedir esclarecimentos à FIA sobre o sistema.

"Vamos ter que esperar para ver se ele está encaixado nos carros", disse Horner. "Obviamente é um sistema complicado e inteligente. Vamos buscar alguns esclarecimentos da FIA e começar a levantar perguntas sobre isso".

O DED é permitido segundo o regulamento de 2020, mas já foi banido para a próxima temporada, mesmo com a manutenção dos carros para 2021.

Mas uma interrogação que ainda deve ficar é como que o DED se encaixa no regulamento de parque fechado da F1, que limita o que as equipes podem mudar na configuração dos carros após o início da classificação.

As equipes podem buscar um protesto alegando que o ajuste do ângulo dos pneus dianteiros através do movimento do volante represente uma quebra no regulamento.

O diretor de corridas da FIA, Michael Masi disse na pré-temporada que pedidos das equipes seriam resolvidos na base de "um por vez", e que não seriam focado exclusivamente na possibilidade do DED burlar o regulamento esportivo.

Direto do Paddock: 'acampamento' de Vettel, bronca de Hamilton e mistério de Mercedes e Renault

PODCAST: A F1 está de volta! Saiba tudo sobre 'novo normal' da categoria

 

F1: Hamilton lidera dobradinha da Mercedes em um movimentado treino livre na Áustria

Artigo anterior

F1: Hamilton lidera dobradinha da Mercedes em um movimentado treino livre na Áustria

Próximo artigo

Vettel deve seguir ordens de equipe apesar de saída da Ferrari no final da temporada

Vettel deve seguir ordens de equipe apesar de saída da Ferrari no final da temporada
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Red Bull Racing , Mercedes
Autor Luke Smith