Recomendado para você

F1 - Red Bull: 'Verstappen 'pagou preço' por estratégia agressiva em Singapura'

F1 - Red Bull: 'Verstappen 'pagou preço' por estratégia agressiva em Singapura'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Red Bull: 'Verstappen 'pagou preço' por estratégia agressiva em Singapura'
F1 - Leclerc desabafa sobre dificuldades da Ferrari: “Somos passageiros do carro”

F1 - Leclerc desabafa sobre dificuldades da Ferrari: “Somos passageiros do carro”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Leclerc desabafa sobre dificuldades da Ferrari: “Somos passageiros do carro”
F1: Como McLaren irá lidar com Norris e Piastri após tensão em Singapura?

F1: Como McLaren irá lidar com Norris e Piastri após tensão em Singapura?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Como McLaren irá lidar com Norris e Piastri após tensão em Singapura?
MotoGP: Martín continuará recuperação em centro de alto rendimento da Red Bull

MotoGP: Martín continuará recuperação em centro de alto rendimento da Red Bull

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Martín continuará recuperação em centro de alto rendimento da Red Bull
F1: Ferrari nega preocupação com segurança após falha nos freios de Hamilton no GP de Singapura

F1: Ferrari nega preocupação com segurança após falha nos freios de Hamilton no GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari nega preocupação com segurança após falha nos freios de Hamilton no GP de Singapura
F1: McLaren esclarece controvérsias com Piastri durante comemoração em Singapura

F1: McLaren esclarece controvérsias com Piastri durante comemoração em Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: McLaren esclarece controvérsias com Piastri durante comemoração em Singapura
Pedro Clerot disputará temporada 2026 da F3 pela Rodin Motorsport

Pedro Clerot disputará temporada 2026 da F3 pela Rodin Motorsport

F3
F3
Monza
Pedro Clerot disputará temporada 2026 da F3 pela Rodin Motorsport
F1: Mercedes não compreende vitória surpreendente de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes não compreende vitória surpreendente de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes não compreende vitória surpreendente de Russell em Singapura; entenda
Conteúdo especial

Relembre corrida que batizou o famoso “muro dos campeões”

Com pista suja, diversos carros pararam no muro da entrada da reta dos boxes no circuito Gilles Villeneuve em 1999

Pódio: vencedor Mika Hakkinen, McLaren, segundo lugar Giancarlo Fisichella, Benetton
Michael Schumacher, Ferrari e Mika Hakkinen, McLaren
Rubens Barrichello, Stewart Grand Prix
Benetton foto da equipe

Sempre quando a Fórmula 1 faz sua visita anual ao circuito de Montreal muita gente se pergunta: será que alguém vai estampar o muro dos campeões? Ao todo, 16 pilotos já souberam o gosto amargo de “beijar” a barreira que antecede a reta dos boxes no circuito Gilles Villeneuve. Mas você sabe quando o muro ganhou este nome famoso?

Em 1994, para aumentar a velocidade da pista de Montreal, a FIA asfaltou a saída da última curva. Cinco anos depois, o GP do Canadá criou um dos pontos mais famigerados da história da Fórmula 1 moderna.

O ano era 1999. Líder do campeonato, Michael Schumacher largava na pole position à frente de Mika Hakkinen da McLaren, do companheiro Eddie Irvine e de David Coulthard. Com a melhor largada, o alemão liderou as primeiras voltas da prova. O início do GP foi marcado pelo strike promovido na primeira curva pelo italiano Jarno Trulli que tirou de combate Jean Alesi e, voltas depois com o carro danificado, Rubens Barrichello. Com este primeiro acidente, o Safety Car entrou na pista por apenas uma volta.

Com a corrida valendo novamente, o brasileiro Ricardo Zonta - voltando à F1 após ter machucado o pé ao sofrer um acidente nos treinos para o GP do Brasil - saiu de traseira na última curva e foi o primeiro a estampar a roda na parede. Campeão do FIA GT em 1998, o estreante deixou sua BAR com a suspensão quebrada logo adiante e obrigou a entrada do Safety Car. Mal sabia ele que terminaria o dia de sua segunda corrida na F1 em ilustre companhia.

Com 14 voltas completadas, o muro seguiria sua sina. Assim como Zonta, Damon Hill perdeu a traseira de sua Jordan e bateu na parede. O campeão da F1 em 1996 quebrou a suspensão traseira direita e encostou seu carro no meio da reta. No entanto, o britânico parou em um local considerado seguro pelos comissários e o Safety Car não precisou ir à pista.

Dois campeões abatidos, mas dois ainda terminariam o dia ali.

Schumacher tentava manter a vantagem para Hakkinen, que começava a tirar uma diferença de cinco segundos que o alemão abrira até ali. Foi quando, na volta 30, Michael errou a chicane de entrada da reta e acertou o muro. O até então bicampeão esmurrou seu volante, mas nada mais poderia ser feito. O finlandês da McLaren assumiria a ponta e a liderança do campeonato naquela tarde.

Faltava mais um campeão, e, para a tristeza da torcida, seria o dono da casa. Ocupando a oitava posição, Jacques Villeneuve errou a primeira perna da chicane de entrada da reta dos boxes e bateu violentamente no muro. O canadense desperdiçou uma ótima oportunidade de fazer os primeiros pontos da BAR. É bom lembrar que o time estreante do qual o piloto era sócio não pontuou naquele ano.

Inclusive, dada a força do acidente, ocorrido na volta 35, Villeneuve saiu do carro mancando. O Safety Car entraria pela terceira vez. Não era a primeira vez que o piloto conhecia o gosto amargo do muro dos campeões. Em 1997, na segunda volta da corrida, Jacques rodou e bateu no mesmo local.

Curiosamente, a corrida ficaria famosa por ser a primeira a terminar sob Safety Car na história da Fórmula 1, após o acidente (desta vez longe do muro dos campeões) do alemão Heinz-Harald Frentzen a três voltas do fim. Precisando de atendimento médio, o piloto obrigou a neutralização da prova.

Hakkinen venceu com Fisichella em segundo e Irvine em terceiro. Ralf Schumacher foi o quarto com Johnny Herbert em quinto e o brasileiro Pedro Paulo Diniz em sexto.

Artigo anterior Equipes da Fórmula 1 se unem contra o reabastecimento
Próximo artigo Apesar de avanços da Williams, Bottas destaca “pacote maior” na Áustria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros