Recomendado para você

Como Audi pode usar experiência no Dakar e F-E para estreia na F1?

Como Audi pode usar experiência no Dakar e F-E para estreia na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Como Audi pode usar experiência no Dakar e F-E para estreia na F1?
Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?

Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?

Fórmula 1
Fórmula 1
Por que as equipes de F1 estão correndo para finalizar seus carros de 2026 "muito mais cedo" que o normal?
F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'

F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1 - Brown: 'Norris e Piastri trouxeram agressividade de Verstappen de volta'
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
Conteúdo especial

Relembre corrida que batizou o famoso “muro dos campeões”

Com pista suja, diversos carros pararam no muro da entrada da reta dos boxes no circuito Gilles Villeneuve em 1999

Pódio: vencedor Mika Hakkinen, McLaren, segundo lugar Giancarlo Fisichella, Benetton
Michael Schumacher, Ferrari e Mika Hakkinen, McLaren
Rubens Barrichello, Stewart Grand Prix
Benetton foto da equipe

Sempre quando a Fórmula 1 faz sua visita anual ao circuito de Montreal muita gente se pergunta: será que alguém vai estampar o muro dos campeões? Ao todo, 16 pilotos já souberam o gosto amargo de “beijar” a barreira que antecede a reta dos boxes no circuito Gilles Villeneuve. Mas você sabe quando o muro ganhou este nome famoso?

Em 1994, para aumentar a velocidade da pista de Montreal, a FIA asfaltou a saída da última curva. Cinco anos depois, o GP do Canadá criou um dos pontos mais famigerados da história da Fórmula 1 moderna.

O ano era 1999. Líder do campeonato, Michael Schumacher largava na pole position à frente de Mika Hakkinen da McLaren, do companheiro Eddie Irvine e de David Coulthard. Com a melhor largada, o alemão liderou as primeiras voltas da prova. O início do GP foi marcado pelo strike promovido na primeira curva pelo italiano Jarno Trulli que tirou de combate Jean Alesi e, voltas depois com o carro danificado, Rubens Barrichello. Com este primeiro acidente, o Safety Car entrou na pista por apenas uma volta.

Com a corrida valendo novamente, o brasileiro Ricardo Zonta - voltando à F1 após ter machucado o pé ao sofrer um acidente nos treinos para o GP do Brasil - saiu de traseira na última curva e foi o primeiro a estampar a roda na parede. Campeão do FIA GT em 1998, o estreante deixou sua BAR com a suspensão quebrada logo adiante e obrigou a entrada do Safety Car. Mal sabia ele que terminaria o dia de sua segunda corrida na F1 em ilustre companhia.

Com 14 voltas completadas, o muro seguiria sua sina. Assim como Zonta, Damon Hill perdeu a traseira de sua Jordan e bateu na parede. O campeão da F1 em 1996 quebrou a suspensão traseira direita e encostou seu carro no meio da reta. No entanto, o britânico parou em um local considerado seguro pelos comissários e o Safety Car não precisou ir à pista.

Dois campeões abatidos, mas dois ainda terminariam o dia ali.

Schumacher tentava manter a vantagem para Hakkinen, que começava a tirar uma diferença de cinco segundos que o alemão abrira até ali. Foi quando, na volta 30, Michael errou a chicane de entrada da reta e acertou o muro. O até então bicampeão esmurrou seu volante, mas nada mais poderia ser feito. O finlandês da McLaren assumiria a ponta e a liderança do campeonato naquela tarde.

Faltava mais um campeão, e, para a tristeza da torcida, seria o dono da casa. Ocupando a oitava posição, Jacques Villeneuve errou a primeira perna da chicane de entrada da reta dos boxes e bateu violentamente no muro. O canadense desperdiçou uma ótima oportunidade de fazer os primeiros pontos da BAR. É bom lembrar que o time estreante do qual o piloto era sócio não pontuou naquele ano.

Inclusive, dada a força do acidente, ocorrido na volta 35, Villeneuve saiu do carro mancando. O Safety Car entraria pela terceira vez. Não era a primeira vez que o piloto conhecia o gosto amargo do muro dos campeões. Em 1997, na segunda volta da corrida, Jacques rodou e bateu no mesmo local.

Curiosamente, a corrida ficaria famosa por ser a primeira a terminar sob Safety Car na história da Fórmula 1, após o acidente (desta vez longe do muro dos campeões) do alemão Heinz-Harald Frentzen a três voltas do fim. Precisando de atendimento médio, o piloto obrigou a neutralização da prova.

Hakkinen venceu com Fisichella em segundo e Irvine em terceiro. Ralf Schumacher foi o quarto com Johnny Herbert em quinto e o brasileiro Pedro Paulo Diniz em sexto.

Artigo anterior Equipes da Fórmula 1 se unem contra o reabastecimento
Próximo artigo Apesar de avanços da Williams, Bottas destaca “pacote maior” na Áustria

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros