Renault admite que ainda não mostrou carro real de 2018
Segundo diretor da equipe, lançamento digital teve intenção de apenas mostrar a nova pintura do novo modelo
O fabricante francês provocou debates depois que as imagens de seu novo RS18 pareciam mostrar uma mudança muito pequena em relação ao carro de 2017.
Não estava claro no momento se isso era porque a equipe havia se afastado de uma grande revisão ou porque queria manter alguns dos seus principais desenvolvimentos aerodinâmicos em segredo até o início dos testes.
Agora, o diretor da F1 da Renault, Cyril Abiteboul, esclareceu que a extensão do trabalho que a equipe realizou durante o inverno ficará clara somente no primeiro teste da pré-temporada da próxima semana.
"Para ser extremamente claro, o carro que mostramos digitalmente foi uma apresentação para exibir a pintura", disse Abiteboul ao Motorsport.com durante um evento da Renault em Paris.
"Eu vi em fóruns pessoas tentando extrapolar as coisas. Bem, acalmem-se rapazes, não tente calcular a distância entre eixos porque não será representativo!”
"Assim como a maioria das equipes, vamos desenvolver até o último momento e até Melbourne haverá mais por vir.”
"E também há muitas das coisas que estão sob a capa. A suspensão, a caixa de câmbio, a instalação do motor, o resfriamento - tudo isso deu um salto grande em relação ao ano passado, mas obviamente não é visível."
Abiteboul disse que a equipe trabalhou arduamente para construir sobre a plataforma de um chassi forte que teve no ano passado, enquanto também dedicou muito tempo para classificar os problemas de confiabilidade que o perseguiram ao longo de 2017.
"Começamos muito cedo na concepção do primeiro conceito do carro de 2018, e começamos também bastante cedo no motor, muito mais do que o ano passado", afirmou.
"Tudo tinha que ser melhor e mais robusto em termos de confiabilidade, que tem sido o foco principal. Realmente, o objetivo era ter uma plataforma muito saudável a partir da qual pudéssemos construir e trazer algum desempenho extra na temporada. Sentimos que será uma corrida para o desenvolvimento.”
"Toda vez que colocamos o carro no túnel de vento, encontramos mais ganhos e há muito mais por vir.”
Dia de filmagem
O carro definitivo da Renault de 2018 foi para a pista pela primeira vez neste sábado em Barcelona, onde o time de Enstone completou um dos dois dias de filmagem.
Nico Hulkenberg completou os 100 km logo antes das 13h (horário local), embora usando o número de corrida e o capacete de Carlos Sainz Jr.
"Ainda não temos todas as peças aerodinâmicas, é apenas um dia de filmagem, ainda não é o objetivo descobrir o desempenho", afirmou o alemão.
"O carro está funcionando bem até agora, tudo está funcionando sem problemas, de modo que é o principal de hoje. No ano passado, tínhamos testes de inverno bastante problemáticos.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.