Recomendado para você

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Renault crê que tirou meio segundo de Ferrari e Mercedes

Fabricante francesa está confiante de que diferença para as duas principais concorrentes fique menor após melhorar desempenho em meio segundo por volta nos testes de Barcelona

Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS16
Remi Taffin, chefe de operações da Renault na F1
Kevin Magnussen, Renault Sport F1 Team
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS16
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS16
Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS16

Enquanto começa a se reestruturar como equipe, a Renault começa a colher melhores resultados em pista nas últimas sessões dos treinos de pré-temporada em Barcelona.

O diretor técnico da escuderia, Remi Taffin, acredita que o objetivo de conseguir ser meio segundo mais rápido durante as sessões de inverno foi alcançado.

Quando perguntado se a diferença da Renault para a Mercedes havia sido reduzida, Taffin respondeu: "Para ser justo, é muito difícil se comparar com a Mercedes. Acho que eles estão escondendo seus ganhos e que, provavelmente, irão aumentá-los quando chegarmos nos momentos decisivos."

"Mas sabemos aonde temos que ir, sabemos qual é o objetivo e agora sabemos que podemos chegar lá."

"Os conceitos estão na mesa, temos alguns fatos provados nos dynos e provamos que trazer mais de meio segundo no inverno é viável. Nós fizemos isso. E só precisamos dar mais alguns passos."

1 segundo é o alvo

O chefe da Renault, Cyril Abiteboul, acredita que o ganho de meio segundo é mais do que outros fabricantes têm conseguido e espera dar passos semelhantes durante o ano. 

"Meio segundo é mais do que Ferrari e Mercedes fizeram. Não tenho absolutamente nenhuma pista sobre o que Honda está fazendo. Eles ainda estão um pouco misteriosos para nós."

"Estamos com o objetivo de ganhar mais meio segundo durante a temporada, além de outros ganhos, mas ainda não conseguimos quantificar isso, porque estamos traçando uma linha de operação em cima do chassi. Mas também há uma expectativa de melhorá-lo também."

Plano de desenvolvimento

Taffin disse que, embora tenha chegado mais perto da Mercedes e da Ferrari, a Renault não pretende estar em pé de igualdade ainda com as duas equipes em 2016.

"Acho que devemos estar mais próximos deles, mas a diferença ainda estará lá", disse ele. "É justo dizer que, dependendo de como avaliarmos esta temporada e os passos que podem ser dados, acho que o objetivo ainda é, a partir de 2017, lutar diretamente com eles, se tudo correr bem."

"Para ser justo, se ainda estivermos com a Red Bull, talvez eles sejam um concorrente a altura. Não acredito que eles tenham perdido a habilidade de construir carros vencedores."

Artigo anterior Red Bull testará proteção de cockpit ao estilo "Batmóvel"
Próximo artigo Massa vai bem e fica atrás apenas de Raikkonen nesta 5ª

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros